Edição 37 do SOSAnimal na RDS – Dando voz aos animais
- Estamos de novo juntos para falarmos por quem não tem voz e gostaria muito de ter e, se a tivesse, meu Deus as coisas que diriam, sabe-se lá, não é?
- mas acredito que não seriam muito boas coisas
- algumas não seriam boas mas outros deveriam dizer "gosto tanto de ti", aquelas coisas que eles nos dizem com os olhos
- ah sim, claro, mas na generalidade não me parece que eles nos viessem com grandes conversas tipo "ai dói-me aqui, sabe"
- não eles diziam ao humano "vocês andam um bocadinho perdidos, vamos lá alinhar"
- pois, exacto
- "que tal não estragarem o planeta?"
- têm que nos ensinar a preservar aquilo que querem lindo foi durante muito tempo... vocês não estão a consegui-lo
- vocês estão tão preocupados deu fazer cocó no passeio, e o vosso carro que faz buracos no ozono? hmm? hmm? não é mais grave?
Este foi o diálogo de abertura da 37ª edição do programa do SOSAnimal na RDS e que me deixou deveras bem disposta. A Sandra quando quer ser engraçada consegue-o mesmo, apesar da gravidade da situação por ela descrita. Tem aquele charme e modo de falar cativante que nos faz esquecer, por momentos, da gravidade da situação relativa aos animais abandonados.
___________________________________________
PRESENÇA DA SANDRA CARDOSO NA RTP NO PROGRAMA “PORTUGAL NO CORAÇÃO”
Mas paremos de divagar e vamos directos aos assuntos que estão agendados para o programa de hoje.
Começamos pela passagem, depois da TVI, da Sandra Cardoso como convidada do programa “Portugal no Coração” da RTP, transmitido também na RTP internacional.
A Sandra Cardoso considerou que foi muito engraçada a experiência porque estavam lá os famosos Gatos Fedorentos que, de fedorentos não têm nada, mas de engraçados têm tudo e era que impossível conseguir manter uma pose séria e mais equilibrada, a olhar para aquelas quatro caras, porque estavam sempre a fazer caretas, a dizer coisas engraçadíssimas. Considerou que são pessoas extremamente agradáveis, divertidas e ficou a saber que, pelo menos o Ricardo, é mais um adepto contra as touradas, a tortura e fazerem mal aos animais que, é do nosso "team". A Sandra estava um pouco preocupada porque eles às vezes fazem uns “sketchs” estranhos e não percebia bem de que lado é que eles estavam, mas o humor é assim mesmo, eles lançam o que têm a lançar e cada um tira a conclusão e ri-se com o que acha mais piada, mas afinal não, eles não estão nada do outro lado, felizmente, são civilizados e urbanos, e são muito divertidos. Ficaram também embevecidos pelos nossos canitos. O João Baião é outro adepto dos animais, ele próprio já tem imensos na casa dele; a Tânia Ribas de Oliveira com quem a Sandra já tinha estado uma vez na “Praça da Alegria”, no Porto, também já sabia que gostava imenso de animais, sofre imenso e só lhe dizia "mas como é que podem ter abandonado estes 4 animais?" e disse-lhe "não Tânia, não são 4, são 400 só na SOSAnimal, porque no país devem ser para aí uns 40 mil"... Mais uma vez teve a prova de que as pessoas não têm realmente a noção da realidade que é o abandono e o drama que envolve tantos milhares de animais no nosso país.
Queremos acreditar que tenha sido proveitosa esta passagem pela TV pois, como devem imaginar, ir à televisão e ter de tirar aquele tempo que é sempre necessário para produção, etc., para a gravação é sempre complicado, por isso vamos sempre lá com o intuito de conseguir dar algum animal, com o intuito de conseguir chegar a mais algum coração que ainda não tenha sido permeável com esta situação, com esta problemática.
Fomos lá também com o sentido de pedir um dos grandes sonhos da SOSAnimal que é ter um espacinho, uma loja que alguém tenha que já não precisa ou um apartamento que alguém tenha e não precisa ou quem sabe, um terreno, quiçá uma quinta, não sei, qualquer coisa, um espacinho porque nós não temos. Também pedimos uma carrinha, um transporte porque é outra das grandes dificuldades com que a SOSAnimal se depara. O facto de não ter um transporte para levar os animais, principalmente os de grande porte, é a nossa maior dificuldade. E pedimos aquilo que andamos aqui a pedir não sei há quanto tempo: uma alminha caridosa, formada em medicina veterinária, que nos faça uma borla de vez em quando, só de vez em quando, não é todos os dias nem todos os meses, só quando puder, também pedimos isso...
___________________________________________
Reforçamos aqui este apelo
Um veterinário que possa de facto fazer um trabalho de salvar um animal abandonado, com alguma intervenção cirúrgica, algum tratamento. Se houvesse um veterinário em cada clínica, as Associações conseguiam dar conta desta situação duma forma muito mais fácil para todos, para os animais, para as pessoas. Se houvesse um médico veterinário que dissesse "no meio dos meus 500 pacientes que eu dou-vos 1 esterilização, dou-vos uma intervenção cirúrgica"...
Já é o desespero! Se for necessário justificar o gasto da agulha e das luvas e essas coisas todas, digam o valor que nós passamos recibo a dizer usufruímos desse serviço, etc., já estamos por tudo, é que as semanas vão passando, os meses vão passando, os anos vão passando e o feedback que temos é nulo. Ou seja, os veterinários que temos, têm efectivamente contratos connosco, temos o nosso grande amigo Dr. Roberto que tem sido um anjo, lá nos vai dando assistência e não nos leva consulta mas tem que levar as outras coisas, porque também ele tem a cargo dele imensos animais.
Tirando isso os únicos contactos que temos são do género "venham cá para fazer um protocolo" mas depois o protocolo quer diz que nos fazem 20, 30, 40% de desconto mas mesmo esse desconto é com preços que não são sequer acessíveis à nossa realidade...
Era importante que essas instituições ou esses profissionais se lembrassem que os voluntários não são propriamente filhos de um Jardim Gonçalves ou de um Belmiro de Azevedo. Acontece que somos um grupo de tesos jovens que se juntam para salvar, ou tentar salvar, a vida aos animais abandonados e maltratados pelo homem, portanto passando todas estas ironias à parte e indo um pouco mais sério ao centro da questão, é importante ter isso em conta, que não há famílias endinheiradas aqui envolvidas. Há apenas jovens que não conseguem estar indiferentes aos maus-tratos animais e que se juntam para tentar salva-los, portanto quando se pede a ajuda de um veterinário é porque realmente se trata de tentar salvar os animais, e é bom dizer que temos alguns miúdos com 50 e com 60 anos, mas são miúdos na mesma e efectivamente, todos temos as nossas responsabilidades profissionais e é através delas que temos dinheiro para a nossa subsistência pessoal e também deste projecto, uma vez que muitas vezes, ou seja, quase sempre, temos que dar o nosso dinheiro pessoal para pagar isto e aquilo e aqueloutro, porque não conseguimos ficar indiferentes.
Todo o trabalho na SOSAnimal, nomeadamente o programa de rádio na RDS, é tudo feito com um sentido de voluntariado, ninguém ganha dinheiro por fazer isto, ninguém ganha dinheiro por estar nas campanhas, ninguém ganha dinheiro por andar a recolher animais, etc., pelo contrário gasta o carro, gasolina, tempo, medicamentos, contas de veterinários, contas de hotéis, etc., etc., etc. Existe ainda o desgaste emocional, como devem imaginar, o desgaste emocional é enorme, mas fazemos isto de coração aberto, por amor aos animais e porque eles realmente precisam e porque é urgente. Porque a sociedade civil tem de ter não só uma palavra a dizer mas também uma mão a fazer. Porque só falar é fácil, muito mais difícil é meter a mão na massa!
Nem todos temos a capacidade emocional e de tempo e de vida para meter a mão a massa, acreditamos que não, nem todos temos capacidade financeira também para ajudar, também acreditamos, e sabemos que, por vezes, quem mais ajuda é por vezes quem menos tem mas, no caso dos veterinários, não nos parece que seja assim uma coisa tão difícil cada distrito, cada autarquia, oferecer uma esterilização a um animal! Já ajudava imenso.
Podemos contar um episódio há pouco tempo tivemos aqui uma cadela abandonada aqui à porta, aqui na RDS no Seixal, e andávamos aflitos a ver se arranjávamos um veterinário para fazer mais barato. Para fazer mais barato! O mais barato que arranjámos foi 100 euros...
E deixamos ainda aqui mais um apelo: se quiser ser veterinário, se pensar no seu interior em ser veterinário, não só veterinário, também médico, pense com o coração, não pense com a carteira porque por um lado acreditamos que seja uma profissão que possa ganhar dinheiro mas ganha dinheiro à custa de "vender a alma ao diabo" porque isto são aquelas profissões que se devem fazer por amor. Porque vai jurar que está a fazer esse curso para salvar vidas, e depois está a fazer o curso para encher a carteira a alguém. Acho que deviam ser economistas, gestores de empresas, essas coisas assim mais viradas para o dinheiro e deixar estas coisas mais para os humanistas.
___________________________________________
Desfile Mod’Animal – desfile de Moda Canina em Valongo
Acha que tem uma estrela de quatro patas em casa? O seu cão demonstra verdadeiras aptidões para ser um Ícone da moda?!
A empresa privada – Sr. Cão com o apoio do Município de Valongo e de outras entidades vai realizar um evento intitulado – Mod'Animal – desfile de moda canino
Esta iniciativa terá lugar no edifício 2 do Parque Urbano Dr. Fernando Melo, em Ermesinde, Concelho de Valongo, Distrito do Porto, Portugal, no dia 2 de Dezembro, domingo, pelas 15h30.
Se quiser participar venha aos castings de selecção devidamente acompanhado pelo seu cão e a pessoa que o pretende acompanhar no desfile (no caso de não ser o próprio dono).
É IMPORTANTE QUE O CÃO NÃO SEJA AGRESSIVO E O SEU ACOMPANHANTE TENHO COMPLETO CONTROLO SOBRE O ANIMAL NO PASSEIO À TRELA.
Não importa a raça ou a falta dela!!! Se acha que o seu cão tem um charme especial, não deixe de participar neste evento.
Castings:
Local: no edifício 2, situado no Parque Urbano Dr. Fernando Melo, em Ermesinde, 2ª fase;
Datas e horários:
Novembro:
Dia 09, sexta-feira – 20h30 às 23h30
Dia 10, sábado – 14h00 às 18h00
Dia 11, domingo, 10h00 às 12h30
Dia 12, segunda-feira – 20h30 às 23h30
Deve trazer cópia do seu bilhete de identidade e do Acompanhante (caso não sejam a mesma pessoa), documentos do Animal e uma foto do cão e do Acompanhante.
Faça já a sua pré-inscrição, indicando a sua vontade de participar. Para tal basta enviar-nos um e-mail indicando o seu nome, contacto telefónico e e-mail e o nome, idade e raça do cão. Se não tiver raça definida descreva-o para que possamos perceber que tipo de animal é. Assim, poderá receber informações mais detalhadas sobre os castings e o desfile.
Participe!!!
Mais informações em:
http://centrovetvalongo.fotopages.com/
___________________________________________
Novo site de Defesa Animal:
Animais de Rua – Esterilização e Protecção de Animais Sem Lar
Recebemos o seguinte e-mail. que publicamos. e saudamos esta nova iniciativa:
Amigos,venho apresentar-vos o site do Projecto Animais de Rua – Esterilização e Protecção de Animais Sem Lar: http://www.animaisderua.org
Alguns de vocês conhecem de perto o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por este grupo na esterilização de colónias de gatos de rua e de cadelas errantes.
Graças ao trabalho da Sónia Pinto Vieira e do Miguel Saturnino da Associação Pelos Animais, que acreditaram neste Projecto e investiram nele horas preciosas do seu pouco tempo livre, foi possível criar um site de divulgação e informação sobre o trabalho do Animais de Rua.
Esta tem sido uma tarefa Árdua. Por cada animal que conseguimos ajudar muitos ficam para trás, a viver e procriar nas ruas sem condições básicas de sobrevivência. Temos esperança que com a criação e divulgação do site, o Animais de Rua consiga chegar a um número cada vez maior de animais em risco.
Visitem o site e se gostarem do que vão ver ajudem a divulgá-lo! Na secção "Como ajudar" existe uma página com banners de diferentes tamanhos para quem os quiser colocar nos seus sites ou blogues.
Obrigada!
Maria Pinto Teixeira
Www.dharmabindu.com
www.animaisderua.org
Aqui está uma grande ideia. Basicamente o que é que eles fazem? São um grupo de pessoas que junta dinheirinhos e identifica animais, eles ou então outras pessoas que lhes pedem ajuda para esterilizar os animais, e depois com esses dinheirinhos esterilizam aquele animal e deixam-no estar no sitio onde está, se efectivamente tiver um mínimo de condições, se tiver por exemplo comida. Isto para os gatos é uma mais-valia porque eles podem-lhes controlar as pragas dos ratos, já não têm mais bebés, e não existem aquelas desgraças que vemos todos os dias de meninos pequeninos atropelados na estrada, despedaçados, envenenados, etc. Excelente ideia que saudamos e desejamos as maiores felicidades e resultados.
___________________________________________
DE VOLTA ÀS ADOPÇÕES... OUTRA VEZ A JOANINHA
A Joaninha (voa, voa que o teu pai vai pra Lisboa) tem uns 5 kg, muito querida, muito meiguinha, é amarelinha, vai ser esterilizada 6^feira. Para quem viu em directo ou o vídeo, é uma das cadelinhas que esteve com a Sandra Cardoso na TVI.
Joaninha
_____________________________________
A MARIA DOS OLHOS DOCES FOI ADOPTADA
A Maria, que esteve na TVI e na RTP juntamente com a Joaninha, já foi adoptada, temos que partilhar isto com os nossos ouvintes. A Maria é uma cadela muito especial, muito inteligente e é precisamente por ser muito especial que vai tornar muito feliz a família que a adoptou, aqui perto de nós, no Barreiro.
Parabéns e obrigado pelo que fizeram.
Venham visitar-nos um dia porque estamos cheios de saudades dela pois ela é realmente uma cadelinha muito especial.
___________________________________________
Rafaela, Canil Municipal de Lisboa, Adopção Urgente!!!
Esta é a Rafaela, menina linda com cerca de um ano.
Foi resgatada de um canil municipal e procura agora uns bons donos.
Dá-se bem com outros animais e é muito brincalhona.
É de porte pequeno e não vai crescer mais.
A sua esterilização é obrigatória.
Contactos Para Adopção:
Maria João; 91 602 89 00
palmela4patas@gmail.com
RAFAELA
___________________________________________
29ª Edição
SOSAnimal – Alvito, Lisboa
Vai decorrer no próximo Domingo, 18 de Novembro de 2007, a 29ª edição SOSAnimal – Alvito, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. O SOSAnimal vai estar presente em mais um evento, com animais para adopção e sensibilização à população, no Parque do Alvito, em Monsanto – Lisboa.
Estaremos também a recolher donativos para além dos sempre bem-vindos materiais de que necessitamos. Poderá ver esta lista no site da SOSAnimal, em eventos, bem como o mapa do local exacto onde nos encontraremos. Pedimos aos colaboradores que puderem comparecer para ajudar, que apareçam!
Horário: Das 11:00 às 17:00
___________________________________________
SITE E BLOGUE DO SOSANIMAL
Não podemos deixar de falar do site do SOSANIMAL em sosanimal.com é um site onde pode visitar, conhecer todos os animais que estão para adopção, conhecer os animais que já foram adoptados, ler os artigos escritos pela Sandra Cardoso e também preencher a sua ficha de sócio da SOSAnimal. Vai ter que pagar apenas 20 euros por ano e dessa forma acredite que vai ajudar e muito os animais necessitados e protegidos também pela SOSAnimal. Só tem que visitar na Internet o site sosanimal.com e fazer a sua inscrição de sócio do SOSAnimal, por isso não quero deixar passar este assunto ou encerrar este assunto sem deixar uma palavra de agradecimento a todos aqueles que já o fizeram que, a nosso conselho ou não, nossa sugestão ou não, foram ao site, inscreveram-se, aos que preferiram fazer a sua inscrição por correio tradicional que também é possível, aliás, está explicado também no site como fazer. Por isso se tiver alguma dúvida pode sempre ligar para a RDS através do telefone 212268940 ou directamente para a Sandra Cardoso para o telefone 962566964 e terá todas as informações necessárias na sua intenção de se fazer sócio do SOSAnimal.
Termino a falar de novo do blogue deste programa. Tudo aquilo que se fala neste programa de rádio na RDS vem escrito, com fotografias, com endereços, tudo em detalhe, algo que lhe tenha passado à margem, pode tirar todas as dúvidas visitando o nosso blogue em sosanimalradio.bloguespot.com semanalmente. Não deixe de nos visitar amiúde pois estamos sempre a actualizar este blogue.
Aguardar a sua presença, a sua visita, o seu comentário ao blogue, é importante para que o possamos sentir mais perto do programa.
Obrigado por toda a atenção que dispensou a este espaço, aos animais, a nós todos, PELOS ANIMAIS obrigado e até para a semana.