segunda-feira, 31 de março de 2008

PROGRAMA EMITIDO EM 27 - 03- 08 Edição 56

Antes de iniciar o resumo do programa desta semana, quero aqui apresentar as minhas desculpas pessoais pelo atraso verificado na publicação do blogue mas, por razões de ordem técnica, e não por culpa do Alexandre (desta vez) não me era possível ouvir o programa, de modo que não o podia transcrever. Aqui fica o meu pedido sincero de desculpas, especialmente para as Campanhas de Adopção.

______________________________

Começou-se a 56ª Edição do SOSAnimal na RDS por falar, em primeiro lugar, sobre o que se passa no nosso país que tão mal trata os animais.

______________________________

NOTÍCIAS

Temos hoje um tema que é bastante interessante e esperamos poder contar com a sua participação.

Nesta altura do ano em que todos nós estamos a preencher e entregar as nossas declarações de IRS (já reparou que, em Inglês, se juntar a palavra THE com a palavra IRS, fica com a palavra THEIRS ?... só uma piadinha para aliviar!) nós temos uma informação para vos dar e que em muito ajudaria o SOSAnimal.

É que, no preenchimento dos impressos do IRS, pode consignar 0.5% do IRS liquidado, sem qualquer custo adicional para si, a uma qualquer Instituição de utilidade pública, segundo está previsto na Lei, no Quadro 9, do Anexo H da declaração de IRS.

É, sem dúvida, uma excelente ideia! Para quem gosta e quer ajudar os animais abandonados e maltratados e que são protegidos pelo SOSAnimal, fazer a consignação de 0,5% do seu IRS que, repetimos, não tem qualquer custo adicional para si pois incide sobre o IRS já liquidado e também não diminui o seu reembolso.

Portanto, apenas tem de preencher no Quadro 9 do Anexo H, o número de contribuinte ( NIF ) do SOSAnimal que é o seguinte:

N I F 5 0 7 9 7 3 1 6 0

É, portanto, como foi dito, uma excelente forma de ajudar o SOSAnimal, sem que lhe tenha de sair nada do bolso e ficamos, portanto, à espera da sua grande ajuda.

______________________________

Bienal Centroamerica Honduras 2008

Ainda no capítulo de notícias, desta vez com algo que se passa fora do nosso país, voltamos a um assunto que enfureceu muita gente, e a nós particularmente, no ano passado, e que pelos visto promete voltar a encher-nos de fúria e tristeza novamente.

Reportamo-nos ao pseudo artista que, pelos visto, não contente com a sua primeira exposição que moveu o mundo contra ele, volta agora a tentar uma segunda vez atrair as atenções com os seus actos de crueldade pura, totalmente desumanas e sem uma pinga de compaixão, amor ou piedade pela vida dos outros seres.

Falamos do artista sul americano que no ano passado colocou um cão amarrado, numa exposição de "arte", perto de uma parede onde se podia ler uma frase feita com croquetes de ração para cão, mas aos quais o cão não podia chegar por estar preso com corda curta, sem água nem comida, e acabou por morrer frente a toda a gente que visitou a dita exposição, sem que ninguém fizesse fosse o que fosse por ele. Este dito "artista" achava que aquilo era arte e nem sequer tentou salvar o animal que havia sido encontrado na rua já bastante maltratado. Portanto, este fulano não pretendeu nunca alertar as pessoas para este problema mas sim, achou pura e simplesmente, que expor um animal maltratado por viver na rua, amarrado com uma corda curta, sem água e sem alimento (mas perto dele sem lhe conseguir chegar) era "arte".

A bienal foi visitada por centenas ou milhares de pessoas, que nada fizeram igualmente, o que aliás também é incrível e inadmissível, e o cão acabou por falecer (e provavelmente ainda ficou exposto depois de morto) à frente de toda a gente que virou as costas ao problema e apreciou esta forma de "arte".

Este ano, este pseudo artista, irá representar a Bienal Centroamerica Honduras 2008, que se irá realizar nas Honduras, e prepara-se para fazer o mesmo, ou algo semelhante.

O que queremos com esta notícia é chamar a sua atenção e pedir a sua participação, de modo a impedir que este tipo de pessoas possam continuar a praticar actos deste género, nomeadamente assinando a petição que existe a circular na internet com a finalidade de boicotar a presença deste senhor na Bienal Centroamericana Honduras 2008.

A petição pode ser encontrada e assinada em

Esta petição decorre a nível mundial e será entregue ao governo das Honduras e, como qualquer petição, quantas mais assinaturas se conseguirem, maior será o impacto da mesma junto do governo das Honduras.

Neste preciso momento em que escrevo a petição já ultrapassou 1.5 milhões de assinaturas mas nunca são demais, por isso contamos com a sua participação

______________________________

Jardim do Hospital Curry Cabral, em Lisboa. Porquê?

Frente ao Hospital Curry Cabral em Lisboa, existe um jardim lindíssimo, onde existiam patos, galinhas, gatos, etc., todos muito bem alimentados e tratados.
A nossa Sandra, que hoje esteve presente no programa, adorava sentar-se num banco daquele jardim durante os intervalos que tinha no trabalho, e ficava a observar a vida dos patinhos, a interacção dos animais uns com os outros, etc.

Há muito pouco tempo, quando lá voltou, não viu um único pato, ou gato e ficou assustada, andou a sondar até que foi informada que a nova administração do Hospital Curry Cabral resolveu que ou os animais saíam dali todos ou eram abatidos. Os trabalhadores daquele Hospital que já lá trabalham há anos, com receio de que os mesmos fossem abatidos, começaram a retirar os animais dali, e note-se que não davam despesas ao Hospital, estavam todos saudáveis e bem alimentados, portanto não se entende que mal faziam uns patos, uns gatos, num jardim de um Hospital onde as pessoas precisam de ver vida, de ver aquela interacção e interagir com eles, de sentir e ouvir aquele barulho próprio que eles fazem e que é óptimo no meio duma cidade como Lisboa.

Não entendo o que fez com que esta administração resolvesse retirar dali os animais e isto repete-se por todos os Hospitais e por todos os locais de Portugal! Parece que as novas administrações que vêm, em vez de serem pessoas já com mais formação, com mentalidades mais abertas, com mais respeito pela natureza e pelos animais, não! As primeiras coisas que fazem é tirar os animais todos dos jardins, não queremos cá nada disto.

Não entendemos como é que podem ser pessoas que administram hospitais, hospitais esses que lidam directamente com vidas. Se não têm sensibilidade para uma coisa, acho que não têm sensibilidade para outra!

São pessoas que querem mostrar trabalho feito mas escolhem precisamente a pior via em vez de se preocuparem, por exemplo, com as listas intermináveis de utentes que esperam uma consulta ou cirurgia, etc. Se perdessem tempo com assuntos realmente importantes para a saúde das pessoas, em acabarem com essas listas intermináveis ou as filas das urgências... mas isso dá muito trabalho e mandar retirar todos aqueles patinhos que se encontram junto à zona dos cafés do Curry Cabral, e que eram o deleite para utentes e vizitas, trabalhadores e toda a gente que por ali passava, dá efectivamente muito menos trabalho e uma sensação de poder que não dá para entender.

(oh meus amigos... então não dá para entender? afinal que têm feito todos os governantes deste país, seja qual for o partido que esteja no poder, senão dar ordens que ninguém compreende para que servem, e deixar para o que vem depois, as resoluções realmente importantes e que o povo português tanto necessita? Refrear despesas onde afecta mais o povo e menos a eles próprios e suas famílias?)

______________________________

ADOPÇÕES

Passando rapidamente para as adopções temos ainda o já falado assunto dos "Gatinhos dos Olivais"

Como devem estar recordados, ou para aqueles que não ouviram este assunto, tivemos uma acção de resgate de cerca de 50 gatos a que chamámos "os gatinhos dos Olivais", que pertenciam a uma Senhora que recebeu ordem de despejo e houve uma queixa, e por isso pediu-nos ajuda para salvar estes animais. Conseguimos, com muito trabalho e muita garra por parte dos nossos voluntários e colaboradores e em tempo record, encontrar novos donos para quase todos eles, mas restam 4 gatinhos. Todos os outros foram esterilizados, castrados e adoptados, estão todos muito bem entregues, mas faltam estes 4 gatinhos.

Quem quizer um gatinho ou gatinha, são todos ainda jovens, muito mansinhos, habituados a estar em apartamento e asseados, portanto, quem quizer adoptar um deles, já sabe, basta contactar-nos por email para sosanimal@sosanimal.com

______________________________

MELGUINHA

O Melguinha é um cão que se encontra já há alguns dias à beira da estrada à espera de uma futuro melhor. É um cão lindissimo, pequenino, muito meiguinho, com um ar muito simpático e patusco.

Todos os dias há quem lhe dê de comer mas ele vive na rua, na berma de uma estrada e todos sabemos que um animal que vive nestas condições, mais cedo ou mais tarde, algo de muito triste lhe vai acontecer.

Pede-se a alguém que possa dar-lhe um futuro melhor pois trata-se de uma situação bastante urgente, pois ele já tem um ligeiro "toque" numa patinha, se calhar já algum automovel o atingiu.

Para esta adopção deve contactar

Bárbara: 91 253 3778

______________________________

CAMPANHAS DE ADOPÇÃO

4º Aniversário do Centro Veterinário Municipal de Valongo

Sábado, 29 de Março às 15 horas

Campanha de adopção de animais, vacinação e colocação de chips.

Oferta de brindes.

Bem-haja a este Veterinário municipal por este trabalho e carinho que tem demonstrado pelos animais.

______________________________

Campanha de Adopção dos Amigos dos Animais Abandonados do Seixal

Sábado, 29 de Março

Numa iniciativa do Gabinete Médico-Veterinário da C.M.Seixal e com a colaboração e apoio do Grupo de Voluntários do Canil/Gatil Municipal do Seixal, realiza-se mais uma Campanha de Adopção de Animais.

Torne estes animais mais felizes, quer através da adopção responsável quer através da oferta de ração, coleiras, trelas, medicamentos, cobertores e tudo o que considerar útil.

Contacto exclusivo para adopção e entrega de donativos: 96 642 0094

adopcaoanimal.no.sapo.pt

______________________________

E terminamos com o agradecimento muito grande, do tamanho do mundo, para um ouvinte que na semana passada ouviu o apelo feito, vindo do Norte, por causa de um Rotweiller que o dono ameaçava de abater a tiro, porque o cão era do filho, o filho estava em França, e o pai não tinha paciência para aturar o cão e então resolveu que tinha de abater o cão a tiro.

Felizmente houve quem ouvisse o programa e uma hora depois estava a telefonar para o Rui no norte, que nos telefonou a dizer que tínhamos conseguido quem ficasse com o cão.

Essa é de facto a força deste programa, a força do SOSAnimal na RDS e é a SUA força também, que gosta e proteje os animais.

Bem-haja a este nosso ouvinte e a todos, até para a semana.

(esperemos que com os problemas técnicos todos resolvidos)

quinta-feira, 20 de março de 2008

PROGRAMA EMITIDO EM 20-03-08 Edição 55

Bem-vindos à edição nº 55 do SOSAnimal na RDS, desde 7 de Março de 2007 sempre consigo ininterruptamente, todas as semanas... umas vezes com a Sandra, outras só com o peluchinho Alexandre, mas sempre presente dando voz aos nossos amiguinhos que não a têm.

Hoje com a Sandra (olá Sandraaaa!) começámos logo com um espaço que esperamos vir a ter, cada vez com maior assiduidade, com a sua participação cada vez maior, utilizando quer os comentários aqui mesmo no blogue, quer através dos nossos contactos que pode aqui encontrar do lado direito da página, pertinho da fotografia da Sandra e do Alexandre.

CORREIO DOS OUVINTES

Começámos com a leitura do comentário que a nossa ouvinte Joana, que não irei aqui repetir na íntegra uma vez que pode ser lido aqui mesmo no blogue nos comentários aos artigos da semana passada, nomeadamente, acerca do artigo sobre as condições do Canil de Setúbal, e pode ser ouvido quer durante esta semana aqui mesmo no blogue, basta que para isso tenha uns altifalantes ou auscultadores, ou ainda, lembramos, no arquivo de programas de semanas anteriores, no site do SOSAnimal.

Tratou-se dum desabafo desta nossa ouvinte, que muito agradecemos pois é sempre bom saber que há quem se preocupe com estas questões, e também pela sua participação neste blogue que eu, AR, agradeço por ser bom saber que há quem leia o que vou pr'aqui escrevendo, mais disparate, menos disparate, mais cedo ou mais tarde, mas lá vou pondo o blogue na net todas as semanas.

Obrigada pela sua participação, Joana!

__________________________________

Seguimos de imediato para um email que recebemos do Carlos Sousa que diz o seguinte:

Olá, o meu nome é Carlos, sou de Lisboa e escrevo para vos dizer que sou um ouvinte assíduo do programa SOS ANIMAL RADIO practicamente desde o início. Consulto sempre o vosso/nosso blog porque às vezes não consigo ouvir com a atenção que desejaria o conteúdo integral do programa e já sei que se for ao blog, é uma especie de cábula, pois lá está tudo escrito daquilo que falaram no programa.

( Carlos, não se esqueça que o blogue agora também tem o audio do programa, por isso, se não o puder ouvir em directo, poderá sempre ouvi-lo aqui, na íntegra e poderá, repito-me, ouvir as edições anteriores no site do SOSAnimal no arquivo dos programas. )

Tenho 2 cães que trouxe para casa e que salvei do abate em 2 canis distintos...estavam uma lástima quando os fui buscar e hoje, depois da comidinha e da atenção que lhes tenho dado estão lindos, saudáveis, meiguinhos e brincalhões. De vez em quando lá me calha também ter cá em casa alguns canitos até que eles encontrem dono...pois é...sou mais uma das chamadas FAT – Família de Acolhimento Temporário.

Só escrevo para vos desejar as maiores felicidades, dar os parabéns mais uma vez á RDS por ser a única rádio deste país que mantém no ar um programa há já mais de 1 ano sem que, como vocês dizem por aí nunca tenha faltado uma única semana.

Porque também acho que o mais importante são os animais, aplaudo esse vosso gesto de nunca terem deixado de lhes dar a voz que eles nao teem, mesmo quando estiveram de férias. Peço-vos com o mais sincero e profundo dos meus sentimentos que nunca desistam, mesmo que às vezes o comportamento humano de maus tratos aos pequenos inocentes vos faça sentirem-se impotentes por favor continuem a lutar, caso contrário, se vocês não o fizerem, eles perdem mais uma voz. Por favor, salvem os animais deste país, também vocês. Por favor.

Um abraço grande. Carlos Sousa

Obrigada Carlos pela sua emocionante participação no programa do SOSAnimal, agora que já passou mais de 1 ano desde que tudo começou.

Parabéns SOSAnimal Rádio na RDS! Fizeram anos dia 7 de Março e não disseram nada a ninguém...também quero bolo!!!

__________________________________

NOTÍCIAS

Estamos à procura do «focinho» que melhor simbolize o amor incondicional destes nossos amigos!

Numa iniciativa inédita, a Sinais de Fogo associa-se à SOSAnimal para lançar um desafio irresistível a todos os amantes de animais.

Estivemos ao telefone com Margarida Filipe, coordenadora editorial da Sinais de Fogo, que nos explicou em pormenor, em que é que consiste esta iniciativa:

A iniciativa consiste em sensiblizar as pessoas para os laços afectivos que os cães estabelecem com os donos e as pessoas em geral, porque se incere no lançamento de um livro nosso, que é «Os cães nunca mentem sobre o amor» que será lançado em Maio e surgiu a ideia de desafiar as pessoas a tirarem fotografias aos seus cães, dos vizinhos, dos amigos, etc., o que interessa mesmo é enviarem-nos fotografias dos cães e é um passatempo cujo prémio é a fotografia que vier a ser escolhida virá a ser a capa deste livro.

É uma grande aposta da Editora Sinais de Fogo mas também um risco à partida porque nem toda a gente sabe que uma capa pode fazer, ou não, o sucesso de um livro, mas acho que é um risco que vale a pêna, porque apela à interactividade das pessoas, vão sentir-se mais envolvidas no processo de se fazer este livro que é um livro, neste caso, preferencialmente para amantes de animais ou para oferecer a amigos que tenhamos que gostem de animais, e portanto acho que vamos conseguir chegar perto desse público, mobilizar as pessoas e também as outras pessoas que não teem animais mas que sentem que de facto existe uma relação especial.

Eu tenho uma cadela há alguns meses e descobri que de facto existe todo um novo mundo que não fazia ideia, que era possivel gostar tanto de um animal e sentir esse amor tão retribuido também.

Portanto, para participar nesta iniciativa basta que nos envie a fotografia do seu cão ou cadela e poderá vê-la brevemente na capa do novo livro de Jeffrey Moussaieff Masson «Os Cães Nunca Mentem Sobre o Amor».

A foto não precisa de ser únicamente do seu cão, pode ser junto de crianças, dos donos, por exemplo, não precisa de ser apenas da cara dele, fica ao critério artístico e originalidade de cada um escolher qual a foto, ou as fotos, que entender enviar, preferencialmente o cão em si porque é a "estrela" da campanha. O tema é o amor incondicional dos animais, portanto dentro deste tema, há muitas coisas engraçadas que se podem fazer. A única condicionante é que seja de boa qualidade, daí pedirmos alta resolução 300 dpi pelo menos, porque se for de má qualidade não a poderemos utilisar na capa do livro e serão automaticamente excluídas essas fotos de baixa qualidade.

Da sua casa para prateleiras das livrarias, o seu fiel amigo ficará famoso… e fará de si um dono muito orgulhoso!

Só precisa de enviar a(s) fotografia(s) em alta resolução (300 dpi) para passatempos@sinaisdefogo.pt até ao dia 14 de Abril, sem esquecer de indicar os seus dados pessoais e do cão ou cadela.

Participe já!

Para mais informações, consulte o regulamento deste passatempo.

__________________________________

APELOS

"PERDIDA"

Passando ao espaço de apelos, começamos por mais um email que nos chegou:

Mais uma vez recorro a vós numa acção de solidariedade e com a missiva de salvar mais uma vida a um amigo de 4 patas! No domingo passado o meu irmão recebeu o pedido de ajuda de uma cadelinha bebé de +/- 4 meses que foi abandonada e maltrada e acabou por pedir auxílio junto à sua porta. Após consulta no veterinário para desparitazação e vacinação confirmou-se o quadro de maus tratos pois tem uma luxação na perna! Felizmente já está melhor e o seu olhar é de profunda amizade e gratidão com os seus novos amigos. Sucede contudo que quer eu, quer ele, quer os seus vizinhos já têm amigos de 4 patas pelo que não estamos em condições de efectuar a adopção da "Perdida". Infelizmente também não estão a aceitar na Associação dos Animais de Almada a sua recolha pelo que neste momento a "Perdida" vive na rua à mercê da boa vontade da vizinhança e numa casota que mais tarde ou mais cedo deverá desaparecer nas mãos dos amigos do alheio! Assim, se conhecerem alguém que esteja disponível para receber este bebé de 4 meses façam-lhe chegar este pedido e poderão contactar-me para ruijcs@netvisao.pt.

__________________________________

Outro apelo que igualmente nos chegou, vem do Norte:

Fui a Arouca com o Ricardo, após um telefonema de um amigo, na tentativa de se arranjar um novo lar para um Rottweiler macho com 2 anos. O actual dono garante que até amanhã à noite o cão terá de "desaparecer", e caso ninguém fique com ele, ele o abaterá a tiro... Este Sr. diz que a mulher agora tem alergia ao cão, e que perdeu a confiança nele pois há uns tempos esteve em contacto com uma fêmea em cio (o cão, claro), e rosnou ao dono no momento que estava com a cadela. ( pois é natural! quem é que gosta de ser interrompido num momento íntimo?! E mais comentários não faço que o Alexandre já os fez...) O cão pertence ao filho deste Sr. que está emigrado e que lhe deixou este "fardo". O filho regressa sábado para vir passar a Páscoa, e o pai quer "eliminar" o cão, pois se o filho vir o cão em casa não permitirá que o cão saia. Uma vez que o filho volta para França, o cão ficará com o pai o que é impensável para o pai. Daí a pressa em ver-se livre do cão. O tipo trata o cão sem qualquer carinho e até com desprezo. A aproximação ao cão foi muito fácil mesmo este estando acorrentado, no escuro e no seu território com desconhecidos... Abanou-se todo a pedir mimos misturado com muitos lambidelas na mão. O cão tem microchip, seguro, está registado na Câmara e vacinas em dia. O cão é muito bonito e grandão (falha minha que não levei máquina de fotos e não pude tirar foto), extremamente brincalhão, o que requer alguma força da parte de quem brinca com ele para o acompanhar. Caso conheçam alguém que queira adoptá-lo ou que possa ficar com ele em FAT, por favor contactem-nos com urgência...Nós vamos lá buscá-lo e entregá-lo.

O prazo é amanhã á noite...ou o seu destino será trágico...

Obrigada.

Marta e Ricardo 91 892 0208

Fica aqui este apelo desesperado e o contacto para quem esteja interessado em ficar com este cão e livrá-lo do tiro que este energúmeno ameaça dar ao cão, só porque ele lhe rosnou quando se encontrava num momento íntimo com uma fêmea, o que é mais do que normal!

E como neste país não acontece nada se alguém der um tiro num animal, vamos lá salvar este pobre bichinho das mãos desta gente que não o merece de modo algum.

Acrescento que, todos os comentários que aqui foram escritos ou ditos durante o programa e que estão escritos a verde ou rosa, não foram comentários escritos neste email mas sim comentários feitos pelos Alexandre, a Sandra ou mesmo eu. Tudo o que é escrito a verde ou rosa neste blogue, são comentários acrescentados aos artigos lidos, emails recebidos ou ainda comentários feitos no momento em que eu, Ana Reis, escrevo estes artigos e me dá na cabeça de colocar sem a autorização do peluchinho Alexandre... :-)

__________________________________

CAMPANHAS

Zona Norte atenção...

BOBBY & COMPANHIA/GAMM VERT – MATOSINHOS (POR TRÁS DO IKEA)

SÁBADO, dia 22 DAS 10 DA MANHÃ ÀS 7 DA NOITE

QUEM NÃO PUDER ADOPTAR ANIMAIS, PODE DOAR RAÇÃO E TODO O TIPO DE DONATIVOS A QUEM CUIDA DELES.

APAREÇAM, DIVIRTAM-SE E DELICIEM-SE COM OS NOSSOS AMIGUINHOS DE 4 PATAS….QUE AGUARDAM UM DONO.

Contactos e Informações: Carla Ramos 914441095

bobbyecompanhia@gmail.com

http://www.gammvert.pt/

Avenida Arquitecto Fernando Távora

Sta Cruz do Bispo/Matosinhos

Telf: 22 999 42 40

Esta campanha foi aqui divulgada a semana passada e foram adoptados 5 animais o que já é uma boa notícia.

__________________________________

E é tudo esta semana, cá estaremos para a próxima com a edição 56, esperemos que com a Sandra de novo em estúdio.

Até para a semana e obrigada por ser amigo dos animais.

quinta-feira, 13 de março de 2008

PROGRAMA EMITIDO EM 13-03-08

De novo sem a Sandra Cardoso, que continua a não poder estar presente em estúdio mas sempre presente de alma e coração, o Alexandre deu inicio ao programa do SOSAnimal na RDS esta semana começando por falar num evento diferente:

CÃOMINHADA
Este Domingo, 16 de Março vai realizar-se a "Cãominhada" em Ovar no “Trilho da Floresta”.

Trata-se de um percurso pedestre de pequena rota que tem o seu início junto à Casa do Guarda Florestal (Clube de Caça e Pesca de Ovar) seguindo para o interior do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar. Este trilho surge em resultado de uma parceria da Divisão de Ambiente e Qualidade de Vida da C.M.Ovar, com o Clube Afis – Atletas de Fim-de-Semana e a Associação Juvenil “Amigos do Cáster”.
Com uma distância de 6,5 Km e duração aproximada de 2h30, este percurso permite-lhe desfrutar de uma paisagem típica de uma mata atlântica, preenchida por verdes tapetes de musgos e líquenes aglomerados no chão e nos troncos rugosos das árvores. Em contraste, pode encontrar o amarelo das mimosas e das giestas ou os rosas e liláses das urzes e, na continuidade do percurso, são notórias as múltiplas espécies de cogumelos, que surgem após as primeiras chuvas, cuja apanha integra a tradição e cultura daquela zona.
Por entre o verde da natureza, o Trilho da Floresta, para além de proporcionar um agradável e salutar passeio, é também um convite ao pedestrianismo e à já enraizada prática desportiva no concelho de Ovar.

Local de início: junto à Casa do Guarda Florestal (Clube de Caça e Pesca de Ovar) na Av. D. Manuel I, em Ovar

Coordenadas GPS: N 40º 52' 28.72" O 8º 38' 29.65"

Horários:

14:30 Concentração junto ao Clube de Caça e Pesca de Ovar (frente ao Dolce Vita)

14:45 Início da "Cãominhada"

16:45 Lanche (cada um trás o seu) e convívio

As Inscrições são gratuitas mas obrigatórias e poderão ser efectuadas através do email geral@andar.cc

ou ainda pelo telemóvel 91 322 9942 e deverão conter:

  • Dados do/s cão/cães (nome, género M ou F, raça e idade)
  • Dados do/s dono/s ou acompanhante/s (nome e contactos)
Nota:

Podem inscrever-se pessoas que não levem nenhum cão mas que querem participar pelo prazer de caminhar.

Não é permitido levar cadelas com cio nem cães com historial de agressividade face a outros animais e/ou pessoas.

A Cãominhada será acompanhada por Guias experientes do Grupo ANDAR e Cruz Vermelha Portuguesa.

Atenção:

  • Como é evidente, o cão deverá estar desparasitado, vacinado (levar boletim de vacinas que o comprove) e ter identificação.
  • Tem de levar coleira/peitoral e trela.
  • Não esqueça de levar recipiente para fornecer água ao seu cão (e água) e sacos higiénicos.
  • Existem mochilas próprias para cães, muito práticas para estas cãominhadas, pois assim eles levam as suas próprias coisas não sobrecarregando o dono com peso extra.
  • Aconselhamos calçado leve e já habituado ao pé, preferencialmente sapatos ou botas de marcha, roupa adequada à época e ao estado do tempo. Leve uma mochila com o lanche para o final da Cãominhada e água suficiente para o percurso.
Lembramos ainda, para não abandonar lixo e coloque-o nos locais apropriados para esse efeito e finalmente, lembre-se da máxima do bom pedestrianista:

Não deixe nada mais que pegadas e não leve nada mais do que boas recordações.

Esperamos por si e pelo/s seu/s cão/cães no próximo Domingo, dia 16 de Março pelas 14:30 em Ovar.

_________________________________________

CAMPANHA DE AJUDA AO SOSANIMAL

Estivemos ao telefone com Ana Botão – Coordenadora do Departamento de Acção Social do ISEG que nos falou da Campanha de ajuda ao SOSAnimal promovida pela Associação de Estudantes do ISEG.

Esta campanha vai incidir sobretudo na recolha de alimentos e materiais diversos, dinheiro e angariação de sócios.

Conforme nos disse Ana Botão, esta poderá ser a primeira iniciativa coordenada pelo ISEG que espera vir ainda a conseguir, durante o presente mandato, mais iniciativas do género.

O ISEG tem já agendada a semana da solidariedade, que vai acontecer em Setembro, em que irá fazer incidir ainda mais a causa da solidariedade social.

_________________________________________

CURIOSIDADES

O Chocolate mata os cães! O chocolate contém Teobromina, que afecta o sistema nervoso e o músculo do coração dos cães. Os primeiros sintomas vão desde vómitos, diarreia e hiperactividade. Com o passar do tempo, arritmia, tremores musculares, coma e eventualmente, a morte.

Qual a quantidade de chocolate fatal? Não se sabe. O que se sabe é que depende do peso do cão e do tipo de chocolate. Sabe-se que o menos perigoso é o chocolate branco e o mais perigoso é o preto, de culinária.

NÃO DÊ CHOCOLATE AO SEU CÃO!

_________________________________________

APELOS

MARLEY

O Marley estava abandonado totalmente desesperado e choroso, nem na rua sabia andar. Quando esta nossa ouvinte viu outros cães a morderem-lhe, não pôde ficar indiferente e a sua reacção foi protegê-lo e levou-o.

Mas o Marley precisa de espaço, de alguém que tenha disponibilidade para o ensinar e brincar com ele.

Ainda é cachorro (segundo a veterinária nasceu a Agosto de 2007). Quando foi recolhido estava muito magro e cheio de medo, mas sempre foi sociável e está óptimo de saúde.

Está vacinado, desparasitado interna e externamente e tem chip.

A nossa ouvinte procura alguém que possa cuidar e amar o Marley.

Contacto para adopção: Helena Pacheco 96 694 6604

_________________________________________

ENCONTRADO NA A5

Foi encontrado na A5 há alguns dias, um cão que aparenta ser arraçado de Golden Retriever.

Actualmente está acolhido em FAT (Família de Acolhimento Temporário).

Procura-se o dono do animal ou alguém que o queira adoptar.

O contacto dos protectores deste cão é: 93 339 1199 falar com a Raquel.

_________________________________________

PANTUFA

Este menino é mais uma vítima da adopção por impulso... e depois o marido não quer... a esposa não gosta... e são eles sempre que ficam para trás!

É um bébé de tamanho médio pequeno e precisa de uma família para sempre!

Quem o possa adoptar e estimar, contacte com a sua fada madrinha:

Helena Alves – Tel.: 96 290 5563

helenakalves@gmail.com

_________________________________________

Vamos ajudar os canitos do Canil Municipal de Setúbal

Esta nossa ouvinte foi ao Canil Municipal de Setúbal e veio de lá "doente".

Naquele espaço, os animais estão em canis com o chão forrado a mosaico, mas sem absolutamente mais nada, nem uma palete ou uma cama ou sequer um bocado de cartão.

Os canis são lavados com uma mangueira que molha todos os animais que ali ficam todos molhados, num chão molhado.
Cães de porte pequeno, facilmente adoptáveis, completamente enregelados e a tremer de frio, tipo caniche ou bichon cujo pêlo pingava água e viu várias cadelas com bebés.
Há cachorros de cerca de 6 meses que estão lá desde que nasceram, magrinhos e enfezados mas com certeza cheios de defesas e muito resistentes senão nem teriam aguentado o Inverno.

E pergunta esta nossa ouvinte:

- Será que não se consegue que os animais tenham por exemplo umas paletes secas de madeira onde possam deitar-se?
- Será que não é possível lavar os canis sem molhar os animais?
- Desculpem se vos posso parecer insensível, mas será que não era preferível adormecer os animais em vez de os deixar a sofrer assim?
Se é um problema de verba, se a Câmara de Setúbal não tem dinheiro para comprar paletes tenho a certeza que fazendo um apelo haveria empresas da zona dispostas a doar o que fosse necessário. Ou será que é apenas um problema de insensibilidade?

E fica aqui o nosso apelo para as empresas da zona de Setúbal, ou até mesmo particulares, que possam ceder paletes para que estes canitos não tenham de dormir no chão nem tenham de se manter molhados cada vez que chove ou as boxes lavadas.

Vamos ajudar o Canil Municipal de Setúbal com paletes e todo o tipo de materiais que possam servir de caminhas a estes animais e, melhor ainda, vamos arranjar doninhos 5 estrelas para alguns deles.

_________________________________________

CAMPANHAS DE ADOPÇÃO

33ª edição SOSAnimal - Alvito, Lisboa

Vai decorrer no próximo Domingo 16 de Março, a 33ª edição SOSAnimal - Alvito, promovida pela equipa do SOSAnimal, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. Este evento vai realizar-se no Parque do Alvito, em Monsanto – Lisboa.

Horário: Das 11:00 às 17:00.

Como sempre pedimos a todos que puderem comparecer para ajudar, que apareçam!

Teremos animais do Canil Municipal de Lisboa e de diversas FAT's para adopção.

Estaremos também a recolher donativos, tais como:

  • Medicamentos diversos para animais;
  • Desparasitantes em pasta, comprimidos, sprays, etc.
  • Cestos, alcofas, comedouros, coleiras e trelas;
Utensílios e produtos de limpeza, tais como:
  • Vassouras, esfregonas, baldes e pás;
  • Sacos do Lixo,
  • Lixívias, detergentes, trigene e outros;
  • Rolos de papel de cozinha, Toalhetes húmidos para bebé, pó de talco;
  • Álcool, betadine e outros desinfectantes;
E as sempre tão desejadas rações para Cão e Gato em qualquer quantidade e de qualquer marca.

Estaremos com sempre à sua espera, e, mesmo que não possa adoptar um animal, poderá sempre aparecer com donativos que, mesmo que sejam pequenos, são sempre bem-vindos.
Tudo, mas tudo mesmo, é sempre bem-vindo. Seja 1 kg de ração, seja um cobertor usado, seja 1 euro, tudo é bem-vindo!

E não esqueça, o SOSAnimal necessita sempre da sua ajuda para poder continuar a prestar esta ajuda tão preciosa aos nossos amiguinhos por isso, se puder, faça-se sócio e por 20 Euros anuais fará a diferença entre a vida e a morte de um animal.

Poderá ainda apadrinhar um animal, como já foi anteriormente referido (e poderá ler os detalhes mais abaixo neste blogue), ajudando quer nos seus tratamentos, alimentação ou despesas em geral, se não puder adoptar um animal mas, mesmo assim quizer ajudar aqueles que temos à nossa guarda, esperando a sua vez de uma oportunidade de ser feliz para sempre.

Obrigada pela sua atenção, por ouvir este programa na RDS ou por ler/ouvir este blogue e para a semana cá estaremos novamente, sempre dando voz a quem a não tem e colocando as necessidades deles à frente das nossas.

sábado, 8 de março de 2008

Perderam-se Dalmata e Pastor Alemão

Fugiram de casa, aproveitando-se de uma avaria no portão eléctrico, 1 Dalmata e 1 Pastor Alemão na Maçussa, Manique do Intendente. Poderão andar nas imediações do Cartaxo, Pontével, Vale da Pinta, Azambuja, etc. Contacto: Ana Reis 96 000 3358
Fátima Alves 243 790 955 ou 91 756 8183
Anúncios em http://www.encontra-me.org números 4873 e 4874

sexta-feira, 7 de março de 2008

PROGRAMA EMITIDO EM 06-03-08

Pedindo mais uma vez desculpa pelo atraso na publicação dos textos do programa do SOSAnimal na RDS, cá estamos de novo a dar voz aos nossos amiguinhos que a não têm.

Uma vez mais sem a Sandra Cardoso que, por motivos alheios à sua vontade, mais uma vez não pôde estar presente, o Alexandre (desta vez não lhe vou bater, prometo... até porque já começa a ser monótono e o trabalho dele tem sido excelente e de louvar) esteve sozinho em estúdio e com muito pouco tempo para preparar o programa, portanto, há que dizê-lo, saiu-se muito bem!

Obrigado peluchinho, pelo teu enorme esforço diário na RDS, semanal para levares para o ar este programa e por gostares de animais.

O programa começou com um email que nos chegou, de um ouvinte deste programa da RDS, José Maria Gomes, que felicitou o espaço SOSAnimal e a RDS pelo programa que tem no ar continuamente há mais de 40 semanas dando voz aos pequenos animais.

José Maria Gomes é dono de 10 cães um dos quais e o Luke que esteve para ser abatido no canil de Lisboa e hoje, graças a Deus e ao José, está vivo e de boa saúde, porque ele o foi buscar e o salvou desse destino que é o mesmo destino que acontece a todos os animais que são entregues num canil. Por Lei têm de permanecer "protegidos" no canil durante 8 dias passados os quais existe autorização para o abate dos mesmos, mesmo que o animal esteja de plena saúde, para evitar deste modo, o excesso de lotação de que são alvo os canis deste país.

_________________________

Uma palavra de apreço, de agradecimento e de louvor
à Corporação de Bombeiros de Benfica

Foi-nos enviado um email uma pequena grande notícia de uma acção levada a efeito pelos Bombeiros desta Corporação no passado dia 1 de Março.

Alguém reparou que havia um pombo preso num ramo de uma árvore por uma pata e pendurado de cabeça para baixo mesmo por cima da estrada. Chamaram-se os Bombeiros e, para espanto e felicidade de todos, os Bombeiros apareceram.

Primeiro apareceu um carro para ver o que era necessário e logo a seguir, segundo o ouvinte que nos comunicou esta notícia, veio o carro dos Bombeiros que tem a grua, a escada, e foi assim que se salvou um pombo, ao som de um grande e forte aplauso de quem estava presente.

Ainda há gente com alma, com amor, com desinteresse...!

UM BEM HAJA à Corporação de Bombeiros de Benfica!

Esta é uma história que deve ser divulgada e aplaudida pela sua simplicidade e grandiosidade ao mesmo tempo.

É só de lamentar, no entanto, que o mesmo não se faça com os outros animais por este país, ao invés de os torturar, matar e permitir que se continue a fazê-lo impunemente, apesar de haver consequências previstas na Lei.

_________________________

APADRINHANDO UM ANIMAL

Para aqueles que querem proteger o bem-estar animal, que gostavam de poder ajudar esta causa mas que não podem, no entanto, adoptar um animal (e há muita gente nestas circunstâncias) fique a saber que, se não puder adoptar, pode apadrinhar um animal à sua escolha, ajudando com os gastos que o mesmo tem. Gastos com alimentação, hotéis, veterinário, etc.

Ao apadrinhar um animal não só estará a ajudar o mesmo, como passará a receber com frequência, tal como aqui já foi dito anteriormente, informação sobre ele, uma fotografia impressa para que possa ter consigo, mostrar aos seus amigos e familiares, aumentando assim as hipóteses deste animal ser adoptado e quem sabe, levar a que outras pessoas apadrinhem elas também, um outro animal.

Todas as informações sobre o apadrinhamento de animais podem ser encontradas no site do SOSAnimal na secção de apadrinhamento.

Pode igualmente encontrar uma secção de anúncios onde pode consultar e colocar anúncios sobre os animais perdidos ou encontrados. Estes anúncios são totalmente gratuitos, pode inclusivamente colocar fotos do animal em causa aumentando as hipóteses de ajuda seja para encontrar o animal que perdeu, seja para encontrar o dono de um animal encontrado ou um novo dono para o mesmo.

_________________________

APELOS

MAGGIE

Recebemos o apelo para uma cadela Doberman, com cerca de 5 anos, que foi resgatada da rua. É uma cadela muito meiga e carente, adora pessoas mas não se dá muito bem com outros animais porque é um pouco ciumenta. Esta cadela já está esterilizada, é um animal lindíssimo.

Contactos para adopção: Sandra Cardoso 96 256 6964 sandra.cardoso@sosanimal.com

Detalhes no Anúncio SOSAnimal

_________________________

CAMPANHAS DE ADOPÇÃO

Esta semana temos diversas campanhas de adopção para divulgar:

8º Evento SOSAnimal - Terreiro do Paço, Lisboa

O SOSAnimal vai estar presente uma vez mais, no Terreiro do Paço, em Lisboa, com animais para adopção do Canil Municipal de Lisboa e campanha de sensibilização à população.

Horário: das 11:30 às 17:00

Pedimos aos colaboradores que puderem comparecer para ajudar, que apareçam!

Estaremos também a recolher donativos.

Eis a lista dos materiais que necessitamos:

  • Medicamentos diversos para animais;
  • Desparasitantes em pasta, comprimidos, sprays, etc;
  • Cobertores, mantas, toalhas, etc;
  • Cestos, alcofas, comedouros, coleiras e trelas;
Utensílios e produtos de limpeza, tais como:
  • Vassouras, esfregonas, baldes e pás;
  • Sacos do Lixo,
  • Lixívia, detergentes, trigene e outros;
  • Rolos de papel de cozinha, Toalhetes húmidos para bebé, pó de talco;
  • Álcool, betadine e outros desinfectantes;

E claro, não esquecendo as sempre tão desejadas e imprescindíveis rações para Cão e Gato, em qualquer quantidade e de qualquer marca, não importa.

Contamos com a sua presença!

Um evento da Câmara Municipal de Lisboa

_________________________

2ª Campanha de Adopção Animais das Nossas Vidas

Avançamos para outra Campanha de Adopção, que será realizada nos dias 5 e 6 de Abril, em Guimarães.

Local: Guimarães Retail Park

Estrada Nacional 101

Rua da Indústria, Loja 7B

Ponte - Guimarães

Horário: das 14h às 18h

Como em todas as Campanhas, poderá ajudar com artigos de higiene e limpeza, cobertores, alimentação para animais, medicamentos de que já não necessite, etc.

Poderá, óbvia e desejavelmente, adoptar um animal da Associação Animais das Nossas Vidas.

_________________________

Ainda mais uma Campanha de Adopção

BOBBY & COMPANHIA/GAMMVERT – MATOSINHOS

A Bobby foi convidada para uma Campanha de Adopção na Loja GAMM VERT em Matosinhos perto do IKEA.

A Campanha será todos os Sábados do Mês de Março, começando já este próximo sábado 08 de Março.

Irá encontrar animais para adopção, produtos à venda feitos pelos voluntários da Bobby, proceder-se-á à angariação de fundos e de sócios para a Associação.

Horário das 10:00 e às 19:00 horas

Contamos com a sua visita, numa organização do Refúgio das Patinhas.

O Refúgio das Patinhas pede também voluntários para ajudar a manusear os animais, segurar nas trelas e dar toda a atenção que os pequenotes necessitam durante aquelas horas.

Contactos e Informações: Carla Ramos 91 444 1095 bobbyecompanhia@gmail.com

http://www.gammvert.pt/

Avenida Arquitecto Fernando Távora

Sta Cruz do Bispo/Matosinhos

Telf: 22 999 42 40

_________________________

AJUDE O SOSANIMAL - FAÇA-SE SÓCIO

Fechando o programa desta semana, lembramos uma vez mais que poderá fazer-se sócio do SOSAnimal preenchendo uma ficha disponível no site do SOSAnimal e pagando a módica quantia de 20 Euros anuais, que farão a diferença entre a vida e a morte dos pequenotes.

Vai sentir que está também a ajudar e a contribuir para que toda esta gente que sacrifica a sua vida no seu dia-a-dia ajudando os inocentes animais, salvando-os muitas vezes da morte e dos maus tratos que os humanos em Portugal. Vamos todos juntos combater esta praga, que não tem outro nome. Alertamos uma vez mais para a necessidade da esterilização dos nosso animais e que se todos fizermos um esforço, por muito pequeno que seja, mesmo que seja financeiro e por muito pouco que possa dispensar, é sempre uma grande e bem-vinda ajuda.

_________________________

Agradecemos a sua atenção ao SOSAnimal na RDS e aqui também no nosso blogue. Gostamos muito de estar consigo todas as semanas e para a semana cá estaremos, esperamos que com boas notícias. Continuamos à espera dos vossos comentários que desde já agradecemos pelo incentivo que nos dão ao sabermos que nos ouvem e lêem e que serão aqui publicados.

Obrigado por ser amigo dos animais.