segunda-feira, 31 de março de 2008

PROGRAMA EMITIDO EM 27 - 03- 08 Edição 56

Antes de iniciar o resumo do programa desta semana, quero aqui apresentar as minhas desculpas pessoais pelo atraso verificado na publicação do blogue mas, por razões de ordem técnica, e não por culpa do Alexandre (desta vez) não me era possível ouvir o programa, de modo que não o podia transcrever. Aqui fica o meu pedido sincero de desculpas, especialmente para as Campanhas de Adopção.

______________________________

Começou-se a 56ª Edição do SOSAnimal na RDS por falar, em primeiro lugar, sobre o que se passa no nosso país que tão mal trata os animais.

______________________________

NOTÍCIAS

Temos hoje um tema que é bastante interessante e esperamos poder contar com a sua participação.

Nesta altura do ano em que todos nós estamos a preencher e entregar as nossas declarações de IRS (já reparou que, em Inglês, se juntar a palavra THE com a palavra IRS, fica com a palavra THEIRS ?... só uma piadinha para aliviar!) nós temos uma informação para vos dar e que em muito ajudaria o SOSAnimal.

É que, no preenchimento dos impressos do IRS, pode consignar 0.5% do IRS liquidado, sem qualquer custo adicional para si, a uma qualquer Instituição de utilidade pública, segundo está previsto na Lei, no Quadro 9, do Anexo H da declaração de IRS.

É, sem dúvida, uma excelente ideia! Para quem gosta e quer ajudar os animais abandonados e maltratados e que são protegidos pelo SOSAnimal, fazer a consignação de 0,5% do seu IRS que, repetimos, não tem qualquer custo adicional para si pois incide sobre o IRS já liquidado e também não diminui o seu reembolso.

Portanto, apenas tem de preencher no Quadro 9 do Anexo H, o número de contribuinte ( NIF ) do SOSAnimal que é o seguinte:

N I F 5 0 7 9 7 3 1 6 0

É, portanto, como foi dito, uma excelente forma de ajudar o SOSAnimal, sem que lhe tenha de sair nada do bolso e ficamos, portanto, à espera da sua grande ajuda.

______________________________

Bienal Centroamerica Honduras 2008

Ainda no capítulo de notícias, desta vez com algo que se passa fora do nosso país, voltamos a um assunto que enfureceu muita gente, e a nós particularmente, no ano passado, e que pelos visto promete voltar a encher-nos de fúria e tristeza novamente.

Reportamo-nos ao pseudo artista que, pelos visto, não contente com a sua primeira exposição que moveu o mundo contra ele, volta agora a tentar uma segunda vez atrair as atenções com os seus actos de crueldade pura, totalmente desumanas e sem uma pinga de compaixão, amor ou piedade pela vida dos outros seres.

Falamos do artista sul americano que no ano passado colocou um cão amarrado, numa exposição de "arte", perto de uma parede onde se podia ler uma frase feita com croquetes de ração para cão, mas aos quais o cão não podia chegar por estar preso com corda curta, sem água nem comida, e acabou por morrer frente a toda a gente que visitou a dita exposição, sem que ninguém fizesse fosse o que fosse por ele. Este dito "artista" achava que aquilo era arte e nem sequer tentou salvar o animal que havia sido encontrado na rua já bastante maltratado. Portanto, este fulano não pretendeu nunca alertar as pessoas para este problema mas sim, achou pura e simplesmente, que expor um animal maltratado por viver na rua, amarrado com uma corda curta, sem água e sem alimento (mas perto dele sem lhe conseguir chegar) era "arte".

A bienal foi visitada por centenas ou milhares de pessoas, que nada fizeram igualmente, o que aliás também é incrível e inadmissível, e o cão acabou por falecer (e provavelmente ainda ficou exposto depois de morto) à frente de toda a gente que virou as costas ao problema e apreciou esta forma de "arte".

Este ano, este pseudo artista, irá representar a Bienal Centroamerica Honduras 2008, que se irá realizar nas Honduras, e prepara-se para fazer o mesmo, ou algo semelhante.

O que queremos com esta notícia é chamar a sua atenção e pedir a sua participação, de modo a impedir que este tipo de pessoas possam continuar a praticar actos deste género, nomeadamente assinando a petição que existe a circular na internet com a finalidade de boicotar a presença deste senhor na Bienal Centroamericana Honduras 2008.

A petição pode ser encontrada e assinada em

Esta petição decorre a nível mundial e será entregue ao governo das Honduras e, como qualquer petição, quantas mais assinaturas se conseguirem, maior será o impacto da mesma junto do governo das Honduras.

Neste preciso momento em que escrevo a petição já ultrapassou 1.5 milhões de assinaturas mas nunca são demais, por isso contamos com a sua participação

______________________________

Jardim do Hospital Curry Cabral, em Lisboa. Porquê?

Frente ao Hospital Curry Cabral em Lisboa, existe um jardim lindíssimo, onde existiam patos, galinhas, gatos, etc., todos muito bem alimentados e tratados.
A nossa Sandra, que hoje esteve presente no programa, adorava sentar-se num banco daquele jardim durante os intervalos que tinha no trabalho, e ficava a observar a vida dos patinhos, a interacção dos animais uns com os outros, etc.

Há muito pouco tempo, quando lá voltou, não viu um único pato, ou gato e ficou assustada, andou a sondar até que foi informada que a nova administração do Hospital Curry Cabral resolveu que ou os animais saíam dali todos ou eram abatidos. Os trabalhadores daquele Hospital que já lá trabalham há anos, com receio de que os mesmos fossem abatidos, começaram a retirar os animais dali, e note-se que não davam despesas ao Hospital, estavam todos saudáveis e bem alimentados, portanto não se entende que mal faziam uns patos, uns gatos, num jardim de um Hospital onde as pessoas precisam de ver vida, de ver aquela interacção e interagir com eles, de sentir e ouvir aquele barulho próprio que eles fazem e que é óptimo no meio duma cidade como Lisboa.

Não entendo o que fez com que esta administração resolvesse retirar dali os animais e isto repete-se por todos os Hospitais e por todos os locais de Portugal! Parece que as novas administrações que vêm, em vez de serem pessoas já com mais formação, com mentalidades mais abertas, com mais respeito pela natureza e pelos animais, não! As primeiras coisas que fazem é tirar os animais todos dos jardins, não queremos cá nada disto.

Não entendemos como é que podem ser pessoas que administram hospitais, hospitais esses que lidam directamente com vidas. Se não têm sensibilidade para uma coisa, acho que não têm sensibilidade para outra!

São pessoas que querem mostrar trabalho feito mas escolhem precisamente a pior via em vez de se preocuparem, por exemplo, com as listas intermináveis de utentes que esperam uma consulta ou cirurgia, etc. Se perdessem tempo com assuntos realmente importantes para a saúde das pessoas, em acabarem com essas listas intermináveis ou as filas das urgências... mas isso dá muito trabalho e mandar retirar todos aqueles patinhos que se encontram junto à zona dos cafés do Curry Cabral, e que eram o deleite para utentes e vizitas, trabalhadores e toda a gente que por ali passava, dá efectivamente muito menos trabalho e uma sensação de poder que não dá para entender.

(oh meus amigos... então não dá para entender? afinal que têm feito todos os governantes deste país, seja qual for o partido que esteja no poder, senão dar ordens que ninguém compreende para que servem, e deixar para o que vem depois, as resoluções realmente importantes e que o povo português tanto necessita? Refrear despesas onde afecta mais o povo e menos a eles próprios e suas famílias?)

______________________________

ADOPÇÕES

Passando rapidamente para as adopções temos ainda o já falado assunto dos "Gatinhos dos Olivais"

Como devem estar recordados, ou para aqueles que não ouviram este assunto, tivemos uma acção de resgate de cerca de 50 gatos a que chamámos "os gatinhos dos Olivais", que pertenciam a uma Senhora que recebeu ordem de despejo e houve uma queixa, e por isso pediu-nos ajuda para salvar estes animais. Conseguimos, com muito trabalho e muita garra por parte dos nossos voluntários e colaboradores e em tempo record, encontrar novos donos para quase todos eles, mas restam 4 gatinhos. Todos os outros foram esterilizados, castrados e adoptados, estão todos muito bem entregues, mas faltam estes 4 gatinhos.

Quem quizer um gatinho ou gatinha, são todos ainda jovens, muito mansinhos, habituados a estar em apartamento e asseados, portanto, quem quizer adoptar um deles, já sabe, basta contactar-nos por email para sosanimal@sosanimal.com

______________________________

MELGUINHA

O Melguinha é um cão que se encontra já há alguns dias à beira da estrada à espera de uma futuro melhor. É um cão lindissimo, pequenino, muito meiguinho, com um ar muito simpático e patusco.

Todos os dias há quem lhe dê de comer mas ele vive na rua, na berma de uma estrada e todos sabemos que um animal que vive nestas condições, mais cedo ou mais tarde, algo de muito triste lhe vai acontecer.

Pede-se a alguém que possa dar-lhe um futuro melhor pois trata-se de uma situação bastante urgente, pois ele já tem um ligeiro "toque" numa patinha, se calhar já algum automovel o atingiu.

Para esta adopção deve contactar

Bárbara: 91 253 3778

______________________________

CAMPANHAS DE ADOPÇÃO

4º Aniversário do Centro Veterinário Municipal de Valongo

Sábado, 29 de Março às 15 horas

Campanha de adopção de animais, vacinação e colocação de chips.

Oferta de brindes.

Bem-haja a este Veterinário municipal por este trabalho e carinho que tem demonstrado pelos animais.

______________________________

Campanha de Adopção dos Amigos dos Animais Abandonados do Seixal

Sábado, 29 de Março

Numa iniciativa do Gabinete Médico-Veterinário da C.M.Seixal e com a colaboração e apoio do Grupo de Voluntários do Canil/Gatil Municipal do Seixal, realiza-se mais uma Campanha de Adopção de Animais.

Torne estes animais mais felizes, quer através da adopção responsável quer através da oferta de ração, coleiras, trelas, medicamentos, cobertores e tudo o que considerar útil.

Contacto exclusivo para adopção e entrega de donativos: 96 642 0094

adopcaoanimal.no.sapo.pt

______________________________

E terminamos com o agradecimento muito grande, do tamanho do mundo, para um ouvinte que na semana passada ouviu o apelo feito, vindo do Norte, por causa de um Rotweiller que o dono ameaçava de abater a tiro, porque o cão era do filho, o filho estava em França, e o pai não tinha paciência para aturar o cão e então resolveu que tinha de abater o cão a tiro.

Felizmente houve quem ouvisse o programa e uma hora depois estava a telefonar para o Rui no norte, que nos telefonou a dizer que tínhamos conseguido quem ficasse com o cão.

Essa é de facto a força deste programa, a força do SOSAnimal na RDS e é a SUA força também, que gosta e proteje os animais.

Bem-haja a este nosso ouvinte e a todos, até para a semana.

(esperemos que com os problemas técnicos todos resolvidos)

Sem comentários: