quinta-feira, 22 de novembro de 2007

PROGRAMA EMITIDO DIA 22 – 11 – 07

Edição 38 da SOSAnimal

E cá estamos nós mais uma vez para falar dos pequenitos e granditos, de quatro patas que não têm a voz que gostariam de ter, e por isso mesmo estamos cá nós, e todos aqueles que acompanham estas iniciativas e se juntam à causa animal.

Precisamente por falar nesses que se juntam à causa animal vamos falar em nome, para já, na abertura deste programa, da Sílvia Almeida da Associação dos Amigos da Moita, que é Associação dos amigos dos animais... e dizia a Sandra que tem mais um A que a não sabe o que é!

oh Sandra e Alexandre... francamente! Essa nem parece vossa

AAAAMoita, Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita

A Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita precisa de uma grande ajuda porque estão a construir um novo canil. Foram postos na rua do outro terreno que tinham e estão a começar tudo do zero que como devem calcular é muito difícil quando já se tem um deficit enorme para alimentar os animais e agora ainda precisam de construir as instalações para os 300 e tal animais que eles lá têm e que vivem em condições muito precárias e que de facto precisam fortemente da nossa ajuda, para que venham a ter um canil com muito melhores condições do que o anterior. Precisam de voluntários para ajudar na construção. É só dirigirem-se à rádio RDS pelos nossos contactos 212268940 e dizerem que têm intenção de ajudar os animais da Moita ou contactar directamente a Sílvia Almeida através do e-mail silviavanessaalmeida@gmail.com

A AAAAMoita também precisa para a construção do novo canil, dos seguintes MATERIAIS URGENTES:

Telhas "Cimianto"; Rede tremida para a vedação do espaço aberto dos gatis; Revestimento antiderrapante para o chão dos gatis; Barras de Ferro para reforço da rede nos vãos dos canis; Chapas onduladas zincadas para separação interior dos canis; Cantoneira de ferro em U para aplicação das chapas zincadas; Caleiras PVC para escoamento de águas de telhado; Caleiras de Cimento para escoamento de águas de lavagens das boxes; Pedra de enroncamento para a fundação da vedação periférica do canil; Sacas de cimentos; Tijolos; Areia; Manilhas de cimento para construção da fossa séptica; Rede plastificada verde para vedação periférica do canil; Brita para atapetar o chão da zona central do canil; Placas de cimento pré fabricadas rectangulares para passadeiras na zona central do canil; Tinta plástica de qualquer cor para pintura exterior.

Para mais esclarecimentos e pormenor dos materiais necessários por favor contactar: Cândida Gomes maria.candida.gomes@caixaseguros.pt

Sílvia Almeida silviavanessaalmeida@gmail.com

TELF 962768845

Toda esta informação pode ser encontrada no site da AAAAMoita.

Agradecemos antecipadamente a sua ajuda, sabemos que vai querer ajudar de uma forma mais presente, mais leve, duma forma menos leve, enfim, não interessa, contribua com aquilo que puder. São os animais que precisam da sua ajuda e é por eles e para eles que aqui marcamos presença.

Não interessa a quantidade dos materiais que possa ceder, pois tudo junto, grão a grão, conseguiremos juntar todo o material necessário. O importante mesmo é ajudar, tal como aqueles senhores que nos ofereceram aqueles azulejos, que já foram usados nos canis provisórios que tínhamos na Ericeira, onde até um bocado de cimento que a Senhora dizia que "se calhar já estava um bocadinho seco", e não estava nada seco, foi bem empregue! Mais uma vez aqui fica a nossa palavra de agradecimento.

___________________________________________

ASSOCIAÇÃO DOS ANIMAIS DA QUINTA

E passamos de imediato para outro apelo que temos previsto no programa desta semana.

Desta vez estamos a falar para a zona Norte do nosso País, mais concretamente Gondomar.

Em Gondomar existe uma associação, que é a Associação dos Animais da Quinta e este é talvez o apelo mais desesperado que recebemos e levamos ao vosso conhecimento:
A nossa Associação encontra-se numa situação muito critica, que não conseguimos resolver sózinhos, dai ser fundamental qualquer tipo de ajuda que nos possam oferecer. Desde que nos mudámos para o terreno actual, temos vindo a ter consecutivos problemas com os vizinhos. Não obstante, estarmos no meio do monte, onde não existem habitações próximas (apenas campos de cultivo), nunca conseguimos ter descanso.
(Ou seja estão a ter queixas de vizinhos que não existem, por incrível que pareça)
Estas pessoas, desprovidas de sentimentos e com o único intuito de nos arrancar dinheiro, apresentaram diversas queixas contra nós na câmara de Gondomar. Isto originou uma fiscalização que determinou que possuíamos um canil ilegal. Resumidamente, depois de várias notificações ordenando apresentação de um projecto para um canil, que a Associação tentou sempre contestar, e protelar prazos, vemo-nos agora na difícil situação de, a qualquer momento, a câmara de Gondomar se dirigir ao terreno, desmontar as nossas instalações, levar os cães para o canil municipal e apresentar-nos a conta das despesas inerentes.Estamos desesperadamente à procura de famílias de acolhimento temporário ou donos para os nossos cães. Neste momento temos no terreno 5 cães/cadelas adultos e 2 bebés. Nunca nos permitimos ter muito para além dos 6 cães no terreno para evitar esta situação. Procuramos também um terreno na zona do grande Porto, se possível doado, ou com uma renda simbólica, para construirmos um canil conforme a lei estipula. Em alternativa, procuramos uma parceria com alguma câmara municipal, onde possamos continuar o nosso trabalho. Por favor ajudem-nos! Encaminhem este nosso apelo para os vossos contactos. Toda e qualquer ajuda é necessária para nós e para os nossos animais. Não conseguimos suportar a ideia de os nossos animais serem levados para o canil!
MUITO OBRIGADO!
Marlene Barbosa: 960002770

Mónica Carneiro: 912285105

Maria Queiroz: 912358033

E sobre este assunto, nada expressa melhor o que sinto do que este extracto do diálogo entre a Sandra e o Alexandre durante o programa na RDS:

- Oh meus amigos! Se então aquilo é no meio do campo, se não há residências, mas porque é que implicam com 6 animaizitos ali no terreno?

- Porque o ser humano é mesmo assim, tem necessidade de implicar!

- Valha-me Deus! Se efectivamente houvesse ali casas...

É assim, infelizmente, a atitude do ser humano. Não é de todos os seres humanos, evidentemente, e ainda bem que assim é caso contrário estaríamos muito mal, mas na generalidade ainda persiste muito esta atitude egoísta, atitude cruel, insensível por parte do ser humano. Por isso há muito boas coisas que podem fazer aproveitando os vossos passeios por esses terrenos de campo que não seja implicar com quem quer apenas salvar vidas.

Deixem de implicar uns com os outros, deixem de implicar com a bicharada, ficam mais tranquilamente, com paz...

Agora vão implicar com o facto de estarmos a dizer para não implicarem. Vão mandar-nos um e-mail a dizer que não querem ir ao nosso blogue, que não querem ir ao sosanimalradio.bloguespot.com e não querem ir também ao http://www.sosanimal.com/ e não ouvem mais o programa da SOSAnimal na RDS... que implicam com quem quiserem!

- Porque isto é um País livre, quer dizer, é um país livre...

- Exactamente! Quer dizer, já 'tou a implicar consigo, está a ver... enfim!

Nós ainda nos conseguimos rir disto, mas é para vos fazer rir um pouco a vocês também e quem sabe se pela comédia vamos lá, já que por implicar os resultados não costumam ser os mais felizes então utilizemos outros.

Passando ao lado deste parêntesis de ironia à volta deste tema o importante é que de facto estamos a falar de 6 animais, não estamos a falar de 60 nem de 600! Estamos a falar de 6 animais que não devem fazer um barulho por aí além! Que ladrem durante a noite, ok, é para isso que estamos a criar condições para eles não se sentirem perdidos, os cães não ladram só porque lhes apetece. Vamos criar condições para que estes cães não incomodem o silêncio do campo... mas daí até irem fazer queixa à Câmara de que estão a incomodar o crescimento das alfaces? Bom! Se a Câmara vai actuar por causa de 6 cães, então de facto tem muito pouco que fazer, convenhamos.

E já que falei em criar condições para estes 6 animais, porque é que ninguém se lembra de os adoptar, por exemplo? Porque não lhes dão uma família que os acarinhe deixando de ser necessária a existência deste canil? É uma boa questão, afinal são apenas 6 animais e Gondomar tem mais de 169 mil habitantes!

Queremos acreditar que a câmara de Gondomar está de facto muito mais ocupada, tem muito mais coisas para fazer na edilidade e na autarquia que tem a gestão a seu cargo, do que se preocupar em dar um destino fatal a estes 6 cães. Porque de facto aí deitaria por água todos estes protestos que são perfeitamente ridículos para não dizer mesmo, estúpidos!

Preocupem-se, por exemplo, com o futebol e deixem lá os 6 canitos em paz que não incomodam ninguém e estão certamente muito melhor onde estão agora do que abandonados deambulando pelas ruas de Gondomar!

É de louvar, no entanto, ter verificado que este problema surgiu publicado hoje mesmo no Portal de Gondomar!

___________________________________________

Passando ao habitual espaço sobre adopções, esta semana trazemos mais dois cães a precisar de uns donos 5 estrelas.

O LOST

O Lost é um dos cachorrinhos duma ninhada que fomos tirar em Setúbal, que estavam numa cova e estava a chover e se não os tivéssemos resgatado teriam morrido pois a cova ficaria inundada. Destes cachorrinhos sobrou 1 que ficou num hotel, entretanto arranjou um dono e um dia, estávamos numa campanha e aparece um senhor com o cão pela mão. Perguntámos ao senhor se era o dono e ele disse-nos que o tinha encontrado. Ao que apurámos, o cão tinha fugido, o dono não nos avisou, andou perdido uns dias e este senhor levou-o para casa, bem-haja por isso, e disse-nos que ficava com ele até que encontrássemos um dono para ele, uma vez que vivia num apartamento e já tinha uma cadela grande. Portanto, temos o LOST que é um cão de porte médio, parece um Labrador, mas um bocadinho mais pequeno que um Labrador, preto, tem menos de 1 ano, é muito querido, está habituado a estar em apartamento e quem o quiser pode ligar para o TELF 960231457 para se candidatar a adoptar este belo e fantástico LOST.

___________________________________________

O FIEL SPEAR - UM CÃO MUITO ESPECIAL

Vou contar-vos a história do Spear, um animal que foi adoptado numa das campanhas na Casa da Guia numa acção da SOSAnimal há cerca de 2 anos e meio por um senhor que tinha na altura 50 e poucos anos que nos disse que vivia então com a mãe, as filhas trabalhavam fora do país e que ele queria um companheiro. E assim, levou o pequenino Spears, muito branquinho, parecia uma bolinha de algodão doce, para casa. A semana passada, recebemos um e-mail com a triste noticia de que o senhor tinha falecido e que tinha deixado às filhas indicação para que, se lhe acontecesse alguma coisa, nos contactassem de modo a que o Spears ficasse bem, porque as filhas não podiam ficar com o cão e porque ele queria que o amigo tivesse uma vida, uma família e que continuasse a ser mimado como foi até ali. Fiquei muito admirada porque teve uma presença de espírito e a preocupação de deixar indicações expressas para que o seu amigo de 4 patas ficasse bem, caso ele desaparecesse. Mostra um carinho e uma preocupação muito profundas pelo animal.

E é isso que estamos aqui a pedir: uma casinha para o Spears que continua a olhar para a janela à espera que o dono chegue a casa, uma vez que o cão ainda não entendeu que o dono não voltará mais para casa, infelizmente, já não tem o seu amigo. Tem medo das pessoas, ao início, mas com a convivência torna-se muito dócil. É um animal perfeito para estar num apartamento porque já está habituado, faz as necessidades todas na rua, não puxa muito, é de porte médio/pequeno, todo branquinho parece algodão doce, tem como disse, 2 anos e meio e demonstra tanto carinho e fidelidade pelo dono que merece sem duvida nenhuma uma nova família, uma nova oportunidade e para isso basta ligar para 916767470 para se candidatar a ser o novo amigo, o novo pai a nova família do SPEAR.

___________________________________________

VAMOS FAZER MELHOR AMANHÃ!

É incrível a fidelidade que os animais nos mostram, as lições que nos dão! Quantas pessoas choram, ou pensam naqueles que partem, assim? Já partiram, não vale a pena pensar nisso, é mais um... este raciocínio frio mas a realidade é esta, ele não! Ele continua a pensar e anda lá à procura dele em casa, e olha para a janela com a esperança que o dono chegue a casa. É único este amor que eles sentem por nós. E não há ainda uma explicação cientifica para esse comportamento mas o que é facto é que eles continuam a comportar-se dessa forma, daí aquele anuncio televisivo espectacular da União Zoófila do funeral, em que vai toda a gente embora e o animal vai deitar-se em cima da campa do dono. Essa é uma imagem fortíssima, bem significativa, bem real daquilo que acontece no dia-a-dia. Os animais são de facto assim. Uma vez criado o laço de amizade com o dono, nada o vai conseguir separar. Por muito que lhe bata, infelizmente, por muito que lhe ralhe, por muita maldade que façam aos animais, eles vão ser sempre, sempre, sempre fieis. E nós não sabemos aproveitar essa bondade. E o ser humano é tão pouco fiel, não é? Não é fiel aos princípios, não e fiel à Natureza, não é fiel aos outros! No dia-a-dia somos confrontados, infelizmente, com provas destas e quando pensamos que é só um indivíduo, não é, porque no dia a seguir surgem outras situações iguais ou piores. Por vezes nós mesmos temos estas atitudes. Começa por sabermos que estamos errados e a fazermos de outra maneira, porque ser assim não é a maneira correcta com certeza e, por vezes, nós temos a consciência de que estamos a fazer mal, portanto, podemos ter feito mal hoje, amanhã vamos procurar fazer melhor então. Fica aqui este desafio: fazer melhor amanhã.

E nós vamos tentar fazer melhor para a semana!

Sem comentários: