quinta-feira, 20 de março de 2008

PROGRAMA EMITIDO EM 20-03-08 Edição 55

Bem-vindos à edição nº 55 do SOSAnimal na RDS, desde 7 de Março de 2007 sempre consigo ininterruptamente, todas as semanas... umas vezes com a Sandra, outras só com o peluchinho Alexandre, mas sempre presente dando voz aos nossos amiguinhos que não a têm.

Hoje com a Sandra (olá Sandraaaa!) começámos logo com um espaço que esperamos vir a ter, cada vez com maior assiduidade, com a sua participação cada vez maior, utilizando quer os comentários aqui mesmo no blogue, quer através dos nossos contactos que pode aqui encontrar do lado direito da página, pertinho da fotografia da Sandra e do Alexandre.

CORREIO DOS OUVINTES

Começámos com a leitura do comentário que a nossa ouvinte Joana, que não irei aqui repetir na íntegra uma vez que pode ser lido aqui mesmo no blogue nos comentários aos artigos da semana passada, nomeadamente, acerca do artigo sobre as condições do Canil de Setúbal, e pode ser ouvido quer durante esta semana aqui mesmo no blogue, basta que para isso tenha uns altifalantes ou auscultadores, ou ainda, lembramos, no arquivo de programas de semanas anteriores, no site do SOSAnimal.

Tratou-se dum desabafo desta nossa ouvinte, que muito agradecemos pois é sempre bom saber que há quem se preocupe com estas questões, e também pela sua participação neste blogue que eu, AR, agradeço por ser bom saber que há quem leia o que vou pr'aqui escrevendo, mais disparate, menos disparate, mais cedo ou mais tarde, mas lá vou pondo o blogue na net todas as semanas.

Obrigada pela sua participação, Joana!

__________________________________

Seguimos de imediato para um email que recebemos do Carlos Sousa que diz o seguinte:

Olá, o meu nome é Carlos, sou de Lisboa e escrevo para vos dizer que sou um ouvinte assíduo do programa SOS ANIMAL RADIO practicamente desde o início. Consulto sempre o vosso/nosso blog porque às vezes não consigo ouvir com a atenção que desejaria o conteúdo integral do programa e já sei que se for ao blog, é uma especie de cábula, pois lá está tudo escrito daquilo que falaram no programa.

( Carlos, não se esqueça que o blogue agora também tem o audio do programa, por isso, se não o puder ouvir em directo, poderá sempre ouvi-lo aqui, na íntegra e poderá, repito-me, ouvir as edições anteriores no site do SOSAnimal no arquivo dos programas. )

Tenho 2 cães que trouxe para casa e que salvei do abate em 2 canis distintos...estavam uma lástima quando os fui buscar e hoje, depois da comidinha e da atenção que lhes tenho dado estão lindos, saudáveis, meiguinhos e brincalhões. De vez em quando lá me calha também ter cá em casa alguns canitos até que eles encontrem dono...pois é...sou mais uma das chamadas FAT – Família de Acolhimento Temporário.

Só escrevo para vos desejar as maiores felicidades, dar os parabéns mais uma vez á RDS por ser a única rádio deste país que mantém no ar um programa há já mais de 1 ano sem que, como vocês dizem por aí nunca tenha faltado uma única semana.

Porque também acho que o mais importante são os animais, aplaudo esse vosso gesto de nunca terem deixado de lhes dar a voz que eles nao teem, mesmo quando estiveram de férias. Peço-vos com o mais sincero e profundo dos meus sentimentos que nunca desistam, mesmo que às vezes o comportamento humano de maus tratos aos pequenos inocentes vos faça sentirem-se impotentes por favor continuem a lutar, caso contrário, se vocês não o fizerem, eles perdem mais uma voz. Por favor, salvem os animais deste país, também vocês. Por favor.

Um abraço grande. Carlos Sousa

Obrigada Carlos pela sua emocionante participação no programa do SOSAnimal, agora que já passou mais de 1 ano desde que tudo começou.

Parabéns SOSAnimal Rádio na RDS! Fizeram anos dia 7 de Março e não disseram nada a ninguém...também quero bolo!!!

__________________________________

NOTÍCIAS

Estamos à procura do «focinho» que melhor simbolize o amor incondicional destes nossos amigos!

Numa iniciativa inédita, a Sinais de Fogo associa-se à SOSAnimal para lançar um desafio irresistível a todos os amantes de animais.

Estivemos ao telefone com Margarida Filipe, coordenadora editorial da Sinais de Fogo, que nos explicou em pormenor, em que é que consiste esta iniciativa:

A iniciativa consiste em sensiblizar as pessoas para os laços afectivos que os cães estabelecem com os donos e as pessoas em geral, porque se incere no lançamento de um livro nosso, que é «Os cães nunca mentem sobre o amor» que será lançado em Maio e surgiu a ideia de desafiar as pessoas a tirarem fotografias aos seus cães, dos vizinhos, dos amigos, etc., o que interessa mesmo é enviarem-nos fotografias dos cães e é um passatempo cujo prémio é a fotografia que vier a ser escolhida virá a ser a capa deste livro.

É uma grande aposta da Editora Sinais de Fogo mas também um risco à partida porque nem toda a gente sabe que uma capa pode fazer, ou não, o sucesso de um livro, mas acho que é um risco que vale a pêna, porque apela à interactividade das pessoas, vão sentir-se mais envolvidas no processo de se fazer este livro que é um livro, neste caso, preferencialmente para amantes de animais ou para oferecer a amigos que tenhamos que gostem de animais, e portanto acho que vamos conseguir chegar perto desse público, mobilizar as pessoas e também as outras pessoas que não teem animais mas que sentem que de facto existe uma relação especial.

Eu tenho uma cadela há alguns meses e descobri que de facto existe todo um novo mundo que não fazia ideia, que era possivel gostar tanto de um animal e sentir esse amor tão retribuido também.

Portanto, para participar nesta iniciativa basta que nos envie a fotografia do seu cão ou cadela e poderá vê-la brevemente na capa do novo livro de Jeffrey Moussaieff Masson «Os Cães Nunca Mentem Sobre o Amor».

A foto não precisa de ser únicamente do seu cão, pode ser junto de crianças, dos donos, por exemplo, não precisa de ser apenas da cara dele, fica ao critério artístico e originalidade de cada um escolher qual a foto, ou as fotos, que entender enviar, preferencialmente o cão em si porque é a "estrela" da campanha. O tema é o amor incondicional dos animais, portanto dentro deste tema, há muitas coisas engraçadas que se podem fazer. A única condicionante é que seja de boa qualidade, daí pedirmos alta resolução 300 dpi pelo menos, porque se for de má qualidade não a poderemos utilisar na capa do livro e serão automaticamente excluídas essas fotos de baixa qualidade.

Da sua casa para prateleiras das livrarias, o seu fiel amigo ficará famoso… e fará de si um dono muito orgulhoso!

Só precisa de enviar a(s) fotografia(s) em alta resolução (300 dpi) para passatempos@sinaisdefogo.pt até ao dia 14 de Abril, sem esquecer de indicar os seus dados pessoais e do cão ou cadela.

Participe já!

Para mais informações, consulte o regulamento deste passatempo.

__________________________________

APELOS

"PERDIDA"

Passando ao espaço de apelos, começamos por mais um email que nos chegou:

Mais uma vez recorro a vós numa acção de solidariedade e com a missiva de salvar mais uma vida a um amigo de 4 patas! No domingo passado o meu irmão recebeu o pedido de ajuda de uma cadelinha bebé de +/- 4 meses que foi abandonada e maltrada e acabou por pedir auxílio junto à sua porta. Após consulta no veterinário para desparitazação e vacinação confirmou-se o quadro de maus tratos pois tem uma luxação na perna! Felizmente já está melhor e o seu olhar é de profunda amizade e gratidão com os seus novos amigos. Sucede contudo que quer eu, quer ele, quer os seus vizinhos já têm amigos de 4 patas pelo que não estamos em condições de efectuar a adopção da "Perdida". Infelizmente também não estão a aceitar na Associação dos Animais de Almada a sua recolha pelo que neste momento a "Perdida" vive na rua à mercê da boa vontade da vizinhança e numa casota que mais tarde ou mais cedo deverá desaparecer nas mãos dos amigos do alheio! Assim, se conhecerem alguém que esteja disponível para receber este bebé de 4 meses façam-lhe chegar este pedido e poderão contactar-me para ruijcs@netvisao.pt.

__________________________________

Outro apelo que igualmente nos chegou, vem do Norte:

Fui a Arouca com o Ricardo, após um telefonema de um amigo, na tentativa de se arranjar um novo lar para um Rottweiler macho com 2 anos. O actual dono garante que até amanhã à noite o cão terá de "desaparecer", e caso ninguém fique com ele, ele o abaterá a tiro... Este Sr. diz que a mulher agora tem alergia ao cão, e que perdeu a confiança nele pois há uns tempos esteve em contacto com uma fêmea em cio (o cão, claro), e rosnou ao dono no momento que estava com a cadela. ( pois é natural! quem é que gosta de ser interrompido num momento íntimo?! E mais comentários não faço que o Alexandre já os fez...) O cão pertence ao filho deste Sr. que está emigrado e que lhe deixou este "fardo". O filho regressa sábado para vir passar a Páscoa, e o pai quer "eliminar" o cão, pois se o filho vir o cão em casa não permitirá que o cão saia. Uma vez que o filho volta para França, o cão ficará com o pai o que é impensável para o pai. Daí a pressa em ver-se livre do cão. O tipo trata o cão sem qualquer carinho e até com desprezo. A aproximação ao cão foi muito fácil mesmo este estando acorrentado, no escuro e no seu território com desconhecidos... Abanou-se todo a pedir mimos misturado com muitos lambidelas na mão. O cão tem microchip, seguro, está registado na Câmara e vacinas em dia. O cão é muito bonito e grandão (falha minha que não levei máquina de fotos e não pude tirar foto), extremamente brincalhão, o que requer alguma força da parte de quem brinca com ele para o acompanhar. Caso conheçam alguém que queira adoptá-lo ou que possa ficar com ele em FAT, por favor contactem-nos com urgência...Nós vamos lá buscá-lo e entregá-lo.

O prazo é amanhã á noite...ou o seu destino será trágico...

Obrigada.

Marta e Ricardo 91 892 0208

Fica aqui este apelo desesperado e o contacto para quem esteja interessado em ficar com este cão e livrá-lo do tiro que este energúmeno ameaça dar ao cão, só porque ele lhe rosnou quando se encontrava num momento íntimo com uma fêmea, o que é mais do que normal!

E como neste país não acontece nada se alguém der um tiro num animal, vamos lá salvar este pobre bichinho das mãos desta gente que não o merece de modo algum.

Acrescento que, todos os comentários que aqui foram escritos ou ditos durante o programa e que estão escritos a verde ou rosa, não foram comentários escritos neste email mas sim comentários feitos pelos Alexandre, a Sandra ou mesmo eu. Tudo o que é escrito a verde ou rosa neste blogue, são comentários acrescentados aos artigos lidos, emails recebidos ou ainda comentários feitos no momento em que eu, Ana Reis, escrevo estes artigos e me dá na cabeça de colocar sem a autorização do peluchinho Alexandre... :-)

__________________________________

CAMPANHAS

Zona Norte atenção...

BOBBY & COMPANHIA/GAMM VERT – MATOSINHOS (POR TRÁS DO IKEA)

SÁBADO, dia 22 DAS 10 DA MANHÃ ÀS 7 DA NOITE

QUEM NÃO PUDER ADOPTAR ANIMAIS, PODE DOAR RAÇÃO E TODO O TIPO DE DONATIVOS A QUEM CUIDA DELES.

APAREÇAM, DIVIRTAM-SE E DELICIEM-SE COM OS NOSSOS AMIGUINHOS DE 4 PATAS….QUE AGUARDAM UM DONO.

Contactos e Informações: Carla Ramos 914441095

bobbyecompanhia@gmail.com

http://www.gammvert.pt/

Avenida Arquitecto Fernando Távora

Sta Cruz do Bispo/Matosinhos

Telf: 22 999 42 40

Esta campanha foi aqui divulgada a semana passada e foram adoptados 5 animais o que já é uma boa notícia.

__________________________________

E é tudo esta semana, cá estaremos para a próxima com a edição 56, esperemos que com a Sandra de novo em estúdio.

Até para a semana e obrigada por ser amigo dos animais.

Sem comentários: