quinta-feira, 12 de junho de 2008

PROGRAMA EMITIDO EM 12-06-08 Edição 67

O HORÁRIO DO PROGRAMA MUDOU !!!

O horário do programa SOSAnimal Rádio na RDS foi alterado.

A primeira edição continua a ser ao meio-dia e meia de todas as 5ª feiras, mas a edição da tarde passa das 4 e meia para as 8 da noite.

______________________________

CONCURSO “AQUI HÁ SELO” DOS CTT

Os CTT lançaram um concurso público para a escolha de temas que possam fazer parte de uma das suas próximas edições de selos.

Vários foram os temas colocados a concurso e, entre estes, também os direitos dos animais concorreram como tema. A primeira fase do concurso já foi ultrapassada e o nosso tema favorito, os animais, já passaram esta fase. Mas daqui até à escolha final é necessária a sua participação de modo a que, se os direitos dos animais forem vencedores, como tema, mais uma iniciativa de alerta para esta causa pode ser criada.

Para isso necessitamos obviamente da sua ajuda. É muito simples, só tem de visitar:

http://www.irrequietos.com/aquihaselo/senior/stampranking.aspx

e clicar e votar no tema “direitos dos animais” ou directamente em:

http://www.irrequietos.com/aquihaselo/senior/VoteStampPopUp.aspx?ID=25

Contamos com a sua ajuda.

______________________________

BLOG COMIDA SAUDÁVEL TAMBÉM ANGARIA FUNDOS

No programa desta semana, feito essencialmente de apelos e campanhas, ainda há tempo para lhe falar também do blog comida saudável que, para além deste tema principal e útil a todos, tem a vantagem de ter um espaço onde igualmente com um simples clique podemos ajudar a angariar fundos de ajuda aos animais necessitados deste país.

É o chamado 2 em 1, ou seja, você trata da sua saúde com alimentação saudável e ainda por cima, com um simples clique ajuda os animais maltratados e abandonados que esta associação tenta proteger.

Visite desde já o endereço http://comida-saudavel.blogspot.com/

______________________________

ARCA DE NOÉ / VIVAPETS

A Arca de Noé Vivapets é uma comunidade interactiva onde os animais podem ter a sua página pessoal, com biografia, álbum de fotos, blog e criar a sua rede social de amigos on-line!

Todos os animais têm o seu espaço dedicado na Arca de Noé, com secções específicas e informação especializada para Cães, Gatos, Aves, Peixes, Répteis e Exóticos. Uma equipa interna de conteúdos e contribuições de todos os utilizadores em ambiente “Wikipédia”, para quem não sabe, é uma enciclopédia virtual on-line onde o conhecimento do mundo é aplicado pelos cibernautas que o visitam e criam uma base de informação em contínua expansão, entre muitas outras funcionalidades.

Na Arca de Noé Vivapets todos pode fazer novos amigos entre animais e entre utilizadores, participar nas discussões do fórum e chat, trocar opiniões e informações. Pode também usar novas e divertidas ferramentas para comunicar, como o megafone e oferecer mimos e prémios.

Espaço para Petsites personalizados, publicar álbuns fotográficos e blogs, escrever artigos, gerar tags e criar novas raças com o sistema Wiki. É fácil manter-se a par de todas as novidades com funcionalidades como os itens favoritos.

Navegue ou pesquise uma vasta base de conhecimento sobre inúmeros temas relacionados com animais de estimação, desde fichas de raças, guias de aprendizagem e conselhos especializados a artigos gerados pela comunidade.

Os animais de estimação e os seus donos são a vida e alma do Vivapets. Os utilizadores podem partilhar experiências em blogs, wikis e artigos. Com um conceito de comunidade em que todos beneficiam com a contribuição de cada um!

Entre os vários artigos disponíveis neste site encontrei este que pretende responder a uma questão que tantas vezes colocamos:

Quanto tempo viverá o meu cão?

Tal como acontece com as pessoas, os cães tornam-se mais lentos com a idade. O pêlo torna-se cinza, os olhos baços, o corpo torna-se flácido e perde a energia. Tornam-se mais vulneráveis à doença, menos adaptáveis à mudança e tornam-se mesmo esquecidos à medida que a idade avança. Começam a recorrer a si em busca de ajuda e conforto.

Quando é que o seu cão está velho?

A crença de que um ano na vida de um cão é igual a sete anos não é exacta. A proporção é mais elevada na juventude e diminui com a idade. Dependendo da raça, o cão atinge a adolescência entre os oito meses e os dois anos, ou mesmo mais tarde. Geralmente, seis anos na vida de um cão equivalem a 45 anos no homem. Aos 10 é como um homem de 65 aos 12 anos equivalem a 75 e 15 a 90 anos no homem.

O dono é o melhor juiz do estádio de vida do seu cão. Mesmo que o cão esteja de excelente saúde, é importante que o dono se aperceba quando ele começa a apresentar sinais de velhice. Contudo, depois de anos de companheirismo é possível que o dono não veja os primeiros sinais de declínio. Mas lembre-se que o seu cão não sabe como comunicar as suas pequenas dores e mesmo grandes desconfortos. Não compreende o que se passa, quando não pode correr como antes ou pular tão alto.

Quando se deve começar a procurar sinais de velhice?

A maior parte dos veterinários recomendam que se faça um exame para detectar sinais de velhice e a partir daí consultas semestrais. Para determinar em que altura se deve fazer o primeiro exame deverá ter-se em conta a história médica e a raça, factores que poderão apressar os primeiros sinais de envelhecimento.

Tal como as pessoas os cães também não envelhecem do mesmo modo. Certas raças, especialmente as cruzadas e, de um modo geral as de pequeno porte, vive mais tempo. Um cão com menos de 10 quilos pode não apresentar sinais de velhice até aos 12 anos ou mesmo mais. Um cão de 25 quilos poderá não parecer velho até aos 10 anos, mas os cães maiores apresentam geralmente sinais de envelhecimento por volta dos 8 ou 9 anos.

O tempo médio de vida de um cão aumentou bastante nos últimos anos, ou seja de 7 anos em 1930 para 12 anos nos dias de hoje. Se forem bem tratados, poderão mesmo atingir 14 ou 15 anos.

Mas para saber mais sobre este assunto e consultar outros igualmente interessantes, não deixe de visitar a Arca de Noé, versão portuguesa e integrante do geral Vivapets.

______________________________

Depois de alertada pela ANIMAL

GNR de Santarém impede “Tenta de Touros” ilegal em Samora Correia

Tratava-se de uma “festa campera” (na Herdade de Vil Figueiras, em Samora Correia), como lhe chamaram os seus promotores. Nesta festa, claro, não podia faltar o derramamento de sangue de animais – de 12 animais: as 12 “novilhas bravas” anunciadas.

Nesta “festa campera”, entre uma série de outros actos tauromáquicos que lamentavelmente faziam parte do programa e que eram, infelizmente, permitidos por lei, constava do mesmo uma “tenta”, um acto tauromáquico equiparado à “sorte de varas”, comum nas touradas em Espanha mas proibido em Portugal.

As “tentas” são actos tauromáquicos particularmente violentos, em que um homem a cavalo (o “picador”), armado com uma vara muito comprida com um afiado e comprido ferro na ponta, provoca um touro, vaca ou novilho, de modo a que o animal reaja vindo contra o cavalo – que está assustado e pobremente protegido com uma armadura extremamente pesada (em Espanha, muitas vezes os cavalos caem, não se conseguindo levantar com o peso da armadura, sofrendo, além disso, as investidas dos touros, que os atacam desesperados com a dor e assustados, ficando os cavalos gravemente feridos e chegando mesmo a morrer, razão pela qual só os cavalos considerados menos importantes e mais velhos é que são usados nesta brutalidade).

O princípio é simples: quanto mais o touro se tenta libertar do ferro que lhe rasga e perfura a pele, a carne e os músculos e da dor que a vara causa, tentando empurrar o cavalo montado pelo “picador”, mais a vara perfura o corpo do animal, deixando-o severamente ferido e enfraquecido (se quiser, pode ver várias imagens deste acto horrendo e extremamente violento no site da ANIMAL

Tendo sabido desta “tenta” com suficiente tempo de antecedência, a ANIMAL alertou a GNR de Santarém para este ilícito que estava planeado e requereu força policial a intervenção preventiva devida, ao que o Comando do Grupo Territorial da GNR de Santarém correspondeu com extrema diligência e eficácia, levando os promotores desta “tenta” a desistir dela.

A ANIMAL aproveita, pois, para congratular o Comando do Grupo Territorial da GNR de Santarém e o SEPNA da GNR pela actuação exemplares e eficazes que tiveram neste caso.

A ANIMAL, e todos nós, lamentamos profundamente todas as outras barbaridades de que estes pobres animais foram vítimas, nesta festa sanguinária, mas congratula-se com o facto de, pelo menos, ter conseguido impedir que algum sofrimento a mais lhes fosse infligido por meio da “tenta” que estava prevista.
  • Se souber de alguma “tenta” de touros (ou de vacas ou novilhos), “sorte de varas”, “picaria à vara larga”, “touros de fogo” ou de outra actividade tauromáquica que lhe pareça diferente do habitual (e que poderá ser ilícita, logo, impedida), por favor informe a ANIMAL o mais rapidamente possível através de campanhas@animal.org.pt
  • Se souber de algum espectáculo de “rodeio” / “rodeo” (espectáculos em que também bovinos e cavalos são vítimas de violência extrema) que esteja a ser anunciado em qualquer zona do país, por favor comunique também essa informação à ANIMAL através de campanhas@animal.org.pt

Trata-se de um espectáculo ilegal que poderá ser impedido, se forem accionados os procedimentos devidos com suficiente antecedência.

Mais informações e imagens em

http://www.tauromania.pt/noticias_detail.php?typ=reportagens&aID=2199

______________________________

Feira de Adopção Animal, na Carrasqueira-Sesimbra

A Associação de protecção e ajuda aos animais abandonados e maltratados pelo homem, de Sesimbra, a BIANCA vai levar a efeito a

Feira de Adopção Animal, na Carrasqueira-Sesimbra

entre as 11h e as 17h30m. deste dia 14 de Junho

Continuam a aparecer dezenas de animais por semana!

Não há um minuto de descanso para quem os tenta proteger.

Têm tantos cachorros e gatinhos que são obrigados a fazer Feira de Adopção quase todos os Sábados.

Porque é URGENTE encontrar lar para dezenas de animais.

Já não têm onde colocar doentes, cachorros, gatinhos.....é uma aflição!

Estarão na Estrada Nacional 378, junto ao SuperSol e ao lado do Pingo Doce (o antigo PLUS).

Todos os animais para adopção estão chipados e vacinados. Todas as fêmeas adultas estão esterilizadas.

Quem não puder adoptar, pode ajudar-nos com medicamentos (antibióticos, legalon, lasix, fortekor, urispás) entre outros.

Também cobertores, desparasitantes internos e externos, ração para cão e gato, e gente que se disponha simplesmente a ajudar como voluntário.

Apareça, divulgue e ajude a BIANCA!

______________________________

VOLUNTÀRIOS PARA PINTURAS

Também a Cristina, mais uma amiga dos animais, precisa de ajuda.

Materiais para as obras e também de VOLUNTÁRIOS.

Os Materiais mais urgentes são azulejos brancos (mínimo 15x15)

Tinta lavável e de exterior, lavatórios e VOLUNTÁRIOS PARA AS PINTURAS NESTE Fim-de-semana, 14 e 15 de Junho

Contam consigo para aparecer por lá e ajudar a tornar a vida dos amiguinhos mais AGRADÁVEL.

Contactos: Cristina 966420094

cristinamaria.diasferreira@gmail.com

______________________________

VAMOS SALVAR ESTE CÃO - ZONA NORTE (MAIA)

Mais apelos desta semana, este é um Cão abandonado muito meigo, adora crianças dá-se bem com gatos, é muito brincalhão e corre o risco de ser abatido em breve se ninguém o quiser.

O contacto da Luísa Carvalheiro é 914773172

e-mail luisaserracarvalheiro@hotmail.com

______________________________

BLAU

Num dia de azar, um carro passa abre a porta e de lá sai em andamento um peludinho com pouco pelo e com tanto azar que ao aterrar dá de caras com um enorme cão que o trinca sem dó nem piedade.

Aterrorizado, muito magoado e abandonado, este desgraçado gane, treme e não sabe onde se meter apavorado.

Uma mão tranquiliza-o e protege-o, vai ao veterinário, à "vista desarmada" o animal está cheio de sarna, mas o diagnóstico diz: dermanite atópica aguda, provocada pela alergia à picada da pulga, levou injecções e está a fazer tratamento.

Pede-se ajuda para estas despesas, o Blau vai ficar bom e encontrar uma família pois é um cão muito jovem.

Ajudem-nos a ajudar - Blau

Nib: 0033 0000 4530 8483 7880 5

PRAVI

______________________________

BÉBÉS NO CAIXOTE DO LIXO

Foram encontrados dois bebés cachorrinhos recém nascidos no caixote do lixo!

Ainda nem abrem os olhinhos.

As pessoas que os encontraram trabalham o dia todo e não conseguem cuidar deles.

Se houver alguém que consiga ou que saiba de uma cadelinha mãe a dar de mamar, por favor contacte-nos para o e-mail:

sosanimal@sosanimal.com

ou envie uma sms para 917830833

______________________________

Lembro às Associações, grupos ou individuos que organizam e participam em Campanhas de adopção animal e que queiram ter divulgadas essas acções neste programa devem enviar todos os detalhes para o endereço alexandre@rds.pt

______________________________

Conteúdos a cargo de um conjunto de ouvintes e amigos dos animais que diariamente nos informa

O blog que conta com a gestão de Ana Reis.

O programa de hoje teve edição e apresentação de Alexandre Campos Silva, despeço-me até para a semana, obrigado por ser amigo e proteger os animais.

______________________________

Sem comentários: