quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

PROGRAMA EMITIDO DIA 03 – 01 – 08

Novo Ano, vida nova, aqui estamos para o primeiro SOSAnimal de 2008

Bem-vindos ao 2008 e vamos ver se este ano vai ser um ano em pleno e um grande ano.

Este vai ser o Ano do Animal. É o desafio que nos propomos fazer no início deste programa, no inicio deste ano, 1ª edição do SOSAnimal.

É importante referir que há mais de 40 semanas que estamos continuamente, todas as semanas com os nossos ouvintes neste espaço aqui na RDS e é importante referir isso, que não houve nenhuma altura em que o programa tivesse sido repetido duas semanas, foram sempre conteúdos diferentes, inclusive nas nossas férias, e isso deixa-nos cheios de orgulho porque significa que ao longo de mais de 40 semanas, conseguimos dar voz aos pequeninos amigos de 4 patas, e eles concerteza ficam mais satisfeitos por saberem que todas as semanas, mesmo em férias, houve alguém que falou por eles.

E tu ás vezes não te acontece um amiguinho de 4 patas desconhecido ir te cheirar e tal?

Acho que eles ouvem o nosso programa e depois vêem-nos na rua e vêm dizer-nos obrigadinha. Houve até um hoje que veio pedir-me autógrafos mas eu disse “não, e tal, por amor de Deus” ao que ele respondeu “não, eu só queria um café”... onde é que eu já vi isto?

__________________________________________

Estamos no início de um novo ano, (e estes dois passaram-se de vez, cá pra mim) o início de uma série de tarefas que vêm pela frente, sempre na defesa e na causa animal.

É altura para, em pouco tempo, para também não ser muito maçudo, fazermos um balanço do que foi o ano que passou, para o bem e para o mal.

__________________________________________

Fazendo um balanço de 2007

Vamos começar pelo negativo e depois vêem as boas notícias.

Temos então a dizer, pela negativa, que este ano infelizmente, continuou a ser um ano de muitos abandonos, de atrocidades monstruosas, continuam a aparecer animais molestados, animais torturados, animais mortos em sabe Deus o quê, as lutas de cães proliferam por este nosso Portugal, a sensação de impunidade perante as pessoas que fazem mal aos animais é uma sensação que todos nós sentimos e partilhamos porque é a realidade; fez-se muito pouco pela causa animal, infelizmente contra nós falamos porque nos sentimos impotentes e fraquinhos, que não é o suficiente o que andamos a fazer; em relação aqui ao nosso programa temos imenso feedback das pessoas e por isso bem-hajam porque nunca pensámos receber tantos telefonemas diários, estamos a falar sinceramente, é de manhã à noite, telefonemas e emails que a Sandra e o Alexandre recebem de pessoas a darem o feedback, o que acham, para o bem e para o mal, e no geral, a sensação que temos é que 2007 não foi um ano evolutivo na causa animal, não foi um ano produtivo na causa animal, e as pessoas que fazem mal aos animais e que colaboram nesta impunidade generalizada, continuam contentes e felizes e perfeitamente à vontade para o fazer.

Por isso, esta parte negativa, serve apenas e só para abrir a porta para a parte positiva, o facto de termos conseguido dar mais de 1100 animais, e desde já, boa! Boa, voluntários! Boa pessoas que gostam de animais! Boa, pessoas que vão ter connosco às campanhas e dizem Alexandre, Sandra, ouvimos o vosso programa, nós também fazemos um bocadinho na nossa aldeia, na nossa cidade, na nossa rua. Boa, a todos que sacrificam a vossa vida pessoal, profissional, gastam dias, horas, o pouco dinheiro ou o muito, não importa, gastam a vossa vida, que é o mais importante, em prole dos animais e a ajudarem, nem que seja com uma boleia, nem que seja ao ajudarem um bichinho que vos apareça à frente.

E isso nós temos visto que é crescente, que cada vez mais as pessoas têem consciência que nós somos o nosso mundo, e que nós podemos mudar o mundo. Nunca acreditem naquela história de “se não fizermos nós, faz o vizinho, ou o tio, ou o resto do Mundo”. Isso não importa nada, o que importa é que nós tenhamos força e vontade de mudar e que todos os dias consigamos ultrapassar essa barreira parva do “sozinho não consigo fazer nada”. Isso não é verdade. Toda a minha vida trabalhei sozinha e fiz muitas coisas até me juntar ao SOSAnimal e até ter este grupo de pessoas espectaculares que colaboram com o SOSAnimal, até conhecer outras pessoas como por exemplo, o Alexandre para fazermos este programa, e eu acreditei sempre que uma pequena acção ía fazer diferença no mundo. E são pequenas acções que se vão juntando e são pessoas que vão juntando outras pessoas que conseguem fazer mudar o mundo. Por isso não fique a pensar “ah, não faço porque não vale a pena, sou só eu, sozinha isto não leva a lado nenhum”. Leva concerteza. Por isso, neste novo ano, lembre-se que o SOSAnimal, deu 1100 animais com a sua ajuda, por exemplo. Já foi uma pedra neste muro que é preciso construir. Lembre-se que este ano surgiu um grupo de trabalho para rever a Lei animal em Portugal. Ainda não temos frutos, mas já temos o grupo de trabalho formado e há mais de 60 anos que nada era feito nessa área, os primeiros passos estão dados.

Agora há que continuar a incentivar essa gente que se predispõe a fazer esse tipo de coisas e, enfim, acho que é importante voltarmos a salientar que foram dados 1100 animais para adopção, e só do SOSAnimal!

É certo que houve uns tantos, cerca de 100, que voltaram, que foram devolvidos com as tais desculpas das alergias, etc., mas o fundamental é que a grande maioria foi para adopção, houve muitos animais salvos pelo SOSAnimal e é importante lembrar que provavelmente, o que falta no programa para mostrarmos os animais que trazemos semanalmente para adopção, são as imagens desses animais.

Essas imagens podem ser encontradas aqui no blogue, uma espécie de diário, neste caso, um espaço semanal em que apresentamos tudo aquilo que fazemos no programa. E não esquecendo, igualmente, que muitas mais imagens e animais, podem ser vistos e encontrados no site do SOSAnimal, evidentemente. Quando se fala de animais para adopção colocamos aqui também neste espaço as fotografias para que possa ver em pormenor os animais que por aqui passam.

__________________________________________

ESPAÇO ADOPÇÕES

E porque o tempo está sempre contra nós, avançamos rapidamente para o tema das adopções.

Começamos precisamente por isso mesmo, se os nossos ouvintes vissem aquela fotografia do Spears, onde ele olha para a janela, e olha para a janela porquê?

O Spears foi um animal que foi adoptado à SOSAnimal quando era pequenino, há cerca de 2 anos e foi adoptado por um senhor que, o mês passado, infelizmente, faleceu. Faleceu e as filhas, uma está fora do país e a outra não tem possibilidade de ficar com ele e então o Spears está para adopção.

Esta fotografia do Spears a olhar para a janela, é o que ele fez durante várias semanas. Ficava à janela à espera que o dono regressásse porque não queria aceitar que o dono tinha morrido e esperava por ele na mesma como todos os dias esperou. Este tipo de amor, de dedicação, só conseguimos encontrar nos animais, digam o que quizerem.

É de uma ternurna e de uma sensibilidade extrema esta fotografia que republicamos aqui no nosso blogue, do Spears, um canito muito pequenino com apenas 10 kg, muito bonito, branco, fantástico, parece um Bichon um bocadinho maior. Em casa esperava habitualmente o dono à janela quando ele saía, ía à rua e depois voltava e o Spears estava à janela à espera do dono. Ora acontece que o dono morreu e ele continua à janela a olhar para o infinito, a olhar para o horizonte, à espera que o dono regresse um dia.

Este cão precisa de alguém que o apoie, alguém que o adopte e talvez seja através do programa que consigamos começar o ano da melhor forma se recebermos um contacto seu para os contactos do Spears, com a intenção de o adoptar.

Os contactos são o 91 676 7470 ou o 91 765 9365 ou através dos emails

Alexandre alexandre@rds.pt

Ou ainda no site do SOSAnimal em www.sosanimal.com

Não faltam formas de contacto para que possa adoptar o Spears e acredito piamente que vamos ter alguém através deste programa ou deste blogue a adoptar o Spears e a tirar aquela imagem que eu registei e que você também vai registar certamente e souber de antemão a história dele.

Ao olhar para esta fotografia e ver um animal em pé, a olhar para a janela à espera que o dono chegue a qualquer momento, dono esse que não vai chegar nunca porque faleceu há um mês e adorava o animal, tinha uma excelente relação com ele, e inclusivamente deixou sempre indicações caso ele morresse, o que fazer ao Spears. Era um homem jovem, por isso não se estava à espera que morresse, mas a preocupação e o amor por aquele cão era tanto que deixou indicações, os nossos contactos directos, para o caso de lhe acontecer alguma coisa, o que fazer. Nunca entregar o Spears a um canil ou abatê-lo.

__________________________________________

Chegamos assim ao final de mais um programa, o primeiro deste novo ano, e não se esqueça que este é o Ano dos Animais. Os votos de um grande ano de 2008 para si e esperamos que continue sempre a acompanhar o nosso espaço na RDS e que nos ajude a cada semana a ajudar os animais que tanto precisam de todos nós. Um bom ano para todos.

Sem comentários: