sexta-feira, 27 de junho de 2008

PROGRAMA EMITIDO EM 26-06-08 Edição 69

ESTE BLOGUE CONTÉM IMAGENS CHOCANTES!
Abro o programa com uma notícia que parece surreal no país em que vivemos... mas é precisamente no país em que vivemos que coisas destas ainda acontecem e é neste país que pessoas como estas continuam impunes.

Esta semana, em Cacia, Aveiro, um indivíduo decidiu, intencionalmente, mutilar um cão e vangloriar-se do que tinha feito. Os factos foram presenciados pela detentora do animal.

Enquanto cortava a erva, Victor Pereira Marques usou, alega a testemunha, a mesma máquina de cortar erva para cortar as quatro patas do cão da testemunha, vangloriando-se do seu feito perante terceiros e tendo ameaçado fazer o mesmo a outro cão mais pequeno da mesma dona, caso ela não o prendesse. Não se pode sequer imaginar o que este animal sofreu.

O animal esteve em sofrimento mais de 24 horas até que foi encontrado pelo dono que pediu ajuda. Foi de imediato transportado para uma clínica veterinária por uma voluntária mas já não foi possível fazer nada por ele. Morreu pouco depois.

Tal acto de crueldade choca qualquer pessoa bem formada e sensível ao sofrimento, independentemente da maior ou menor simpatia que tenha pelos animais.

Aliás, a investigação criminal e as estatísticas demonstram que a maioria dos autores de homicídios, ofensas corporais graves, violação, abuso sexual de menores e roubos, começaram por praticar maus-tratos contra animais, passando depois à família e, por último, a outros cidadãos. Por isso mesmo, as polícias, a nível mundial, tomam cada vez mais em consideração na investigação criminal a prática de crueldade contra animais por parte dos suspeitos. A insensibilidade face ao sofrimento é igual, quer a vítima seja humana ou não humana, precisamente porque no sofrimento os animais sencientes não se distinguem dos humanos.

É errado pensar-se que a violência e crueldade contra animais é um problema menor entre os vários problemas sociais e que, por isso mesmo, não deve merecer a atenção por parte dos meios de comunicação social.

A denúncia da crueldade contra animais além de contribuir para a formação da consciência ética dos cidadãos relativamente ao respeito pelo sofrimento dos animais, funciona também como prevenção da criminalidade contra as pessoas.

A informação que foi dada ao Alexandre pelo telefone foi aquela que aqui faço referência. A pessoa que presenciou os factos foi a própria dona do cão. Disse que o cão ia a fugir da máquina com que o indivíduo estava a cortar a erva, que ele o encostou, cortou-lhe a pernas e disse: «esquece o cão grande que já lhe cortei as pernas e se não prendes o pequeno faço-lhe o mesmo».

Continuou a ceifar a erva como se nada fosse e foi-se embora deixando o cão precisamente no local onde o feriu, não obstante saber que os donos (pessoas que vivem numa barraca minúscula e nem têm o que comer) não tinham qualquer possibilidade de tratar do cão.

A dona cobriu o cão e deixou-o ficar pensando que mais minuto menos minuto ele estaria morto.

Mas como o cãozinho no dia seguinte ainda estava vivo e eles não tinham meios para o socorrer foram pedir ajuda e uma voluntária da PRAVI que foi imediatamente buscar o cão e levá-lo a uma clínica veterinária onde ele pouco depois acabou por falecer.

Foi feita a participação ao SEPNA pela contra-ordenação, mas pelo crime só os donos podem apresentar queixa. Fizeram-no da GNR de Cacia mas, ao que me informaram, não deram seguimento à queixa por eles não terem o cão registado. Mas a verdade é que a prova de que o animal lhes pertence pode ser testemunhal. Caso queira contactar a GNR de Cacia o número de telefone é o 234 911 284.

Entre tantos outros casos que se poderiam referir, este ilustra bem o que diariamente acontece em Portugal a tantos animais. Portugal continua a ser um país onde todos os animais estão num estado de dramática desprotecção legislativa, sendo verdadeiramente urgente levar a Assembleia da República a aprovar uma nova, forte e restritiva lei de protecção dos animais em Portugal.

É neste projecto que a ANIMAL tem estado a trabalhar desde Outubro de 2007, tendo apresentado o “Manifesto ANIMAL – Proposta Orientadora para um Código de Protecção dos Animais” a todos os grupos parlamentares na Assembleia da República, estando desde então a pedir a este organismo legislativo, com todos os seus deputados e grupos parlamentares, que estabeleçam um “Código de Protecção dos Animais Moderno, Eficaz, Progressista e Justo”, como reclamam a ANIMAL – e a maioria absoluta dos portugueses, segundo uma sondagem recente pela Metris GfK/CIES/ISCTE.

O exercício de violência contra animais, o abandono e a negligência, entre outros comportamentos profundamente errados e censuráveis, não podem continuar a ser actos impunes em Portugal e o Estado tem que ter uma postura activamente preventiva – e, quando disso for caso, punitiva – neste campo, o que deve acontecer com base numa lei que ponha, finalmente, Portugal na lista dos países onde os animais têm um grau minimamente aceitável de protecção dos animais.

Até ao momento, o Presidente da Assembleia da República recebeu já mais de 10.000 mensagens de e-mail, de portugueses e estrangeiros, nas quais se pede ao Parlamento português que aprove e estabeleça um Código de Protecção dos Animais formulado de acordo com o proposto no “Manifesto ANIMAL”. Os grupos parlamentares já receberam também muitos milhares de mensagens de e-mail manifestando apoio ao “Manifesto ANIMAL” e a tudo o que reclama.

Por favor, assine e ajude a recolher assinaturas para a Petição Escrita “Por um Código de Protecção dos Animais Moderno, Eficaz, Progressista e Justo”. No site da ANIMAL em http://www.animal.org.pt/ bem como AQUI encontra o documento com esta petição que pode imprimir ou então faça quantas cópias acreditar que consegue preencher com assinaturas e peça a quem conhece e quer que Portugal proteja mais fortemente os animais para juntarem o seu nome, assinatura e N.º de Bilhete de Identidade à lista de subscritores da petição.

Por favor, envie as folhas de petição que tiver com assinaturas, mesmo que não estiverem completas, até 15 de Setembro para o seguinte endereço da ANIMAL:

ANIMAL

Apartado 24140

1251-997 Lisboa

Se não teve tempo de anotar a informação que necessita peça informações pelo 21 226 8940

_______________________________

O Tribunal Internacional dos Direitos dos Animais condenou simbolicamente o ex-Presidente português Jorge Sampaio e o antigo primeiro-ministro e actual presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, por atentados contra os direitos dos animais, sobretudo nas touradas.

O júri acusou-os ainda de tirarem «uma satisfação evidente da tortura de touros», bem como de terem permitido a abolição parcial da legislação de 1928 que protegia a morte dos touros nas arenas, o que, no entender do tribunal, reflecte um recuo de Portugal «em 80 anos em matéria de protecção animal».

Contactado pela Agência Lusa, o gabinete de Durão Barroso escusou-se a fazer quaisquer comentários sobre o assunto, mas associações defensoras dos direitos dos animais já se manifestaram «agradadas» com a «condenação», esperando que este «passo simbólico» seja o primeiro para acabar com os touros de morte em Portugal e na Europa.

O chefe de Governo espanhol, José Luís Zapatero, o Presidente da França, Nicolas Sarkozy, e seu primeiro-ministro, François Fillón, foram outros dos visados pela sentença simbólica proferida pelo órgão internacional sedeado em Genebra, na Suíça.

Na sua sentença, o Tribunal incluiu também um pedido para que sejam fechadas as escolas de tauromaquia e para que o acesso às praças de touros seja proibido a menores de 16 anos.

Solicitou ainda ao Parlamento Europeu que convoque um referendo para que os cidadãos da União Europeia se possam pronunciar sobre a abolição desta prática.

_______________________________

E O MUNDO EM QUE VIVEMOS MOSTRA-NOS AINDA ESTA SITUAÇÃO:

ESTAMOS MESMO NO FIM DO MUNDO

Cães e gatos, vivos e mortos, estão a ser usados como isca para tubarões por pescadores amadores na ilha sob administração francesa de Réunion, revelaram organizações de defesa dos direitos dos animais e as autoridades locais.

A pequena ilha vulcânica localizada ao largo da costa oriental de África está repleta de cães vadios, mais de 150000.

Para lá foi enviada uma equipe de filmagens no Verão passado, para obter provas documentais de que os animais vivos estavam a ser usados como isca para tubarões, com o objectivo de expor esta bárbara prática no programa de defesa dos direitos dos animais da organização na televisão.

Não foi preciso muito tempo para que a equipe descobrisse três casos. Um vídeo e fotografias mostram os cães com diversos anzóis profundamente presos nas patas e focinho.

Foi a partir daí que todos começaram a levar a situação a sério.

Stephanie Roche da Fundação Brigitte Bardot, grupo de defesa dos animais com sede em Paris, confirmou que animais vivos estavam a ser usados como isco na ilha de Réunion. Mas, considera ela, não se trata de uma prática comum.

A organização Bardot tem vindo a combater esta prática desde há uma década mas esta é a primeira vez que os políticos de Réunion reagiram fortemente e com rapidez para acabar com esta prática.

No mês passado, passou a ser ilegal aos barcos de pesca transportar cães e gatos, vivos ou mortos.

A embaixada francesa em Washington, D.C., emitiu um comunicado escrito condenando a utilização de cães como isco de tubarão, enfatizando que tais actos são ilegais e não serão tolerados em território francês. Segundo a embaixada, estes são "casos muito isolados e as autoridades da ilha estão a controlar a situação de perto".

No início deste mês realizou-se o primeiro processo em que um pescador foi acusado de usar cães vivos como isco. As autoridades descobriram um cachorro com sete meses de idade na propriedade de John Claude Clain em Julho, já com três anzóis espetados nas patas e focinho.

Clain, um entregador de pão com 51 anos, foi considerado culpado de crueldade contra os animais e multado em €5000, relata o jornal local Clicanoo.

O caso de Clain não é único, diz Fabienne Jouve da GRAAL (Groupement de Réflexion et d'Action pour l'Animal), uma organização de defesa dos direitos dos animais com base em Charenton-le-Pont, França.

"Ultimamente, quase todas as semanas, temos encontrado cães com anzóis na ilha, para não falar de gatos encontrados nas praias e parcialmente devorados por tubarões."

Uma vez que os pescadores capturem os animais, colocam-lhes imediatamente anzóis, ou pelo menos no dia anterior, para que sangrem o suficiente. Alguns escapam antes de serem atirados ao mar, outros não têm essa sorte.

Após os anzóis serem colocados nas patas e/ou focinhos, os animais são atados a tubos com linha de pesca e largados no mar, relata o Clicanoo. Para evitar a detecção, os pescadores colocam o isco no meio da noite e regressam de manhã para verificar se capturaram algum tubarão.

"Este tipo de prática bárbara não tem qualquer tipo de desculpa em pleno século XXI', diz Jouve.

A organização americana Sea Shepherd Conservation Society de Friday Harbor, no estado de Washington, está a oferecer uma recompensa de U.S. $1000 aos agentes da polícia de Réunion que prenda pessoas que utilizem cães e gatos como isco para tubarões.

Tanto a Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals do Reino Unido, como a Fondation 30 Millions d'Amis estão a apelar aos amigos dos animais que assinem uma petição exigindo ao governo francês a implementação de medidas legais contra a utilização de cães e gatos vivos como isca de tubarões.

_______________________________

Esta semana chegou ao e-mail deste programa uma mensagem da IASMINA, outra amiga dos animais, com fotos e o relato da sua recente visita a um dos dois abrigos para animais em Colónia, na Alemanha. Vejam o blog que ela fez de propósito sobre esta visita para partilhar com todos nós. Depois de ver aquelas fotos, e só por isso mesmo, tomamos rapidamente consciência do atraso de vida que é este país e em particular no que diz respeito à protecção dos animais. Façam comentários, divulguem.

O endereço é http://shelterkoln.blogspot.com/

_______________________________

A Elsa Andrade enviou um e-mail sobre uma iniciativa apresentada no 2º encontro da PetNet.

É uma ideia fantástica, simples e a qual decidimos desde já aderir:

Diz a Elsa:

Vamos sensibilizar a raça humana para parar com o abandono dos animais, vamos passar a mensagem colocando nos nossos carros simples mensagens.

Temos que fazer alguma coisa, cada vez mais o abandono é uma prática comum.

Isto é apenas uma ideia para a qual gostava de ter a vossa opinião, assim como vemos frequentemente nos automóveis que circulam, papeis que os seus proprietários afixam nos vidros laterais das viaturas com mensagens tipo TRATA ou TROCO ou ainda FALE COMIGO se quiser isto ou aquilo, aqui o procedimento é idêntico, só que esses papéis que devemos colocar nas nossas viaturas, neste caso, não serão com anúncios pessoais de venda ou troca de automóvel, mas sim, mensagens com fotos de sensibilização à população sobre o abandono de animais.

_______________________________

APELO URGENTE

Ao e-mail do programa chegou esta mensagem que diz o seguinte:

Quando já nada nos admira nesta "raça" que de humana cada vez tem menos, eis que mais um caso nos volta a chocar. Como é possível?? Como é possível tamanha indiferença durante 5 dias?!? Comportamentos destes muito dizem sobre o carácter das pessoas!

No dia 19 de Junho de 2008, fomos avisadas por uma cliente do trabalho de uma de nós que estava na rua um cãozinho que estaria ali pelo menos há dois dias atropelado sem se mexer com as dores que tinha. Obviamente corremos logo para lá!

Se já estar ali há dois seria chocante, afinal este menino estava assim há 5 dias! Inclusive uma mulher quando nos viu ali veio ter connosco a dizer que ele estava ali desde Domingo à noite (ou seja, há 5 dias) e para o deixarmos estar ali que mais um diazito e ele morria (o resto da conversa da nossa parte foi bastante brava e por razões óbvias, não a relatamos aqui).

Como é possível numa rua movimentada ninguém parar? O que é isto? Que espécie de gente afinal é esta com quem vivemos em suposta sociedade??

Nem podíamos acreditar neste cenário... Mesmo ali à nossa frente um pequeno cão, com metade do corpo tapado com terra (que ele próprio deve ter feito com as patas da frente, possivelmente para se tentar proteger do sol). Quando nos viu ali a falar com ele carinhosamente, abanou a caudita que saia assim fora da terra. Tinha um olho para fora com uma enorme infecção e o corpinho partido... mas ficou tão feliz por nos ver ali...

Há 5 dias ali naquele estado... Sem comer, sem beber e com o imenso calor que se tem feito sentir... Quando lhe fizemos festinhas, urinou de imediato e humedeceu a terra, que deitava um cheiro horrível. Tinha também fezes todas secas à volta que não deixavam as restantes saírem.

Pegámos nele ao colo e ele chorou baixinho, e lambeu-nos as mãos... Corremos com ele para a veterinária e o ponto de situação era:

* muito desidratado e muito, muito fraco

* ruptura dos ligamentos das duas patas

* um problema nos joelhos (do qual não nos recordamos do nome)

* bacia possivelmente fracturada

* possível incontinência (urina e fezes, possivelmente já ultrapassado)

* o estado do olho (que no meio de tudo o resto é o menor dos problemas)

Deixou a veterinária fazer todo o tratamento e não se mexeu uma única vez, apesar de lhe estar a doer imenso. Não nos sentimos capazes de o "abandonar".

Já sabemos o orçamento e, em princípio, o menino será operado hoje.

* Cirurgia: 325 euros

* Radiografias: 30 euros

* Alimentação: 7 euros

* Medicação Injectável: 10 euros

Num total de cerca de 375 euros. A quem nos puder ajudar, por favor, entre em contacto connosco pelos telefones ou e-mail. Só com a ajuda de todos conseguiremos...

Se alguém quiser ajudar neste caso o NIB 0036 0070 9910 0075 9543 7

Contacto telefónico de quem está a tomar conta deste assunto é

915408298 ou 939454292

geral@refugiodaspatinhas.org

_______________________________

No dia 29 de Junho, Domingo, o Terreiro do Paço vai estar encerrado ao trânsito automóvel, havendo no lugar dos carros, uma grande animação.

O SOSAnimal vai estar presente com animais para adopção e numa acção de sensibilização à população.

Das 11:30 às 17:00

Pedimos aos colaboradores que puderem comparecer para ajudar, que apareçam!

Contamos com a sua presença para adoptar um dos animais que estarão connosco e que se encontram actualmente no Canil Municipal de Lisboa. Mas se não puder adoptar nenhum, pelo menos ajude-nos com os donativos de:

  • Medicamentos diversos para animais;
  • Desparasitantes em pasta, comprimidos, sprays, etc;
  • Cobertores, mantas, toalhas, etc;
  • Cestos, alcofas, comedouros, coleiras e trelas;

Utensílios e produtos de limpeza, tais como:

  • Vassouras, esfregonas, baldes e pás;
  • Sacos do Lixo, Lixívias, detergentes, trigene e outros;
  • Rolos de papel de cozinha, Toalhetes húmidos para bebé, pó de talco;
  • Álcool, betadine e outros desinfectantes;

Sacas de ração para Cão e Gato;

_______________________________

Lembro às Associações, grupos ou indivíduos que organizam e participam em Campanhas de adopção animal e que queiram ter divulgadas essas acções neste programa devem enviar todos os detalhes para o endereço alexandre@rds.pt

_______________________________

Um blog que conta com a gestão de Ana Reis

Conteúdos a cargo de um conjunto de ouvintes e amigos dos animais que diariamente nos informa

O programa de hoje teve edição e apresentação de Alexandre Campos Silva, despeço-me até pra semana, obrigado por ser amigo e proteger os animais.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

PROGRAMA EMITIDO EM 18-06-08 Edição 68

LEMBRAMOS QUE O HORÁRIO DO PROGRAMA MUDOU !!!

O horário do programa SOSAnimal Rádio na RDS foi alterado.

A primeira edição continua a ser ao meio-dia e meia de todas as 5ª feiras, mas a edição da tarde passa das 4 e meia para as 8 da noite.

______________________________

À CONVERSA COM MIGUEL MARTINS DA VERSÃO ON-LINE DO

JORNAL EXPRESSO

A transcrição completa desta conversa estará colocada aqui no blogue, para quem a não consiga ou não possa ouvir, assim que possível.

Entretanto poderão visitar o

______________________________

N'“O Cantinho do Smith”, entre outras notícias acerca de assuntos relacionados com os animais, pode encontrar, neste momento, dois artigos informativos:

______________________________

ETERILIZAR É SALVAR VIDAS

Eis o porquê de eu, diz a Joana, apoiar a iniciativa de esterilizar gatos e cães da rua e de sensibilizar a que todos os donos o façam com os seus animais:

Com estas contas simples mas assustadoras se imagina a quantidade de animais que estão nas ruas.

Há ainda quem diga: «Isto é impossível!! Essas contas são irreais porque não se vê essa quantidade de animais na rua!»

Pois é neste ponto que encontramos o problema. Não é irreal, infelizmente é bem real! Então, onde estão todos estes animais?

Ou morrem á fome, e frio ou feridos na rua, ou atropelados depois de sofrer imenso, ou são mortos pelos próprios donos á nascença, ou á pancada, ou no contentor do lixo, ou afogados, ou em lutas de cães, ou ainda, legalmente mortos às dezenas nos canis municipais (ou seja, centenas, ou até milhares anualmente!!!)...

O que é preciso mais para convencer que a esterilização neste momento é a opção mais racional e responsável a tomar?!

A realidade que temos é que não há seres humanos que cheguem para ajudar os que estão vivos.

É necessário não deixar que venham a nascer mais animais que depois não podemos salvar, por mais que queiramos.

Também há aqueles que dizem: «Eu não preciso de esterilizar o meu animal porque ele está sempre comigo em casa ou quando vai à rua é de trela

E de repente, numa linda noite, a passear, lá se ouvem uns foguetes e o animal dispara assustado...não há trela que o segure...! Nesse caso..., o dono não só perdeu o seu animal como contribui para a morte de outros tantos!...

Eu tenho uma gata e um gato, diz a Joana, ambos em apartamento. Espero nunca os perder na vida. Mas nunca saberei se um dia tenho o azar de ter um acidente em casa ou de carro com os meus pequenos e perde-los.

Adivinhem... Além de uma coleira com o meu número de telefone, estão esterilizados!

Você devia fazer o mesmo!

Não é só o facto de não nascerem mais animais com origem no nosso que estamos a prevenir, estamos também a tomar conta da saúde dele.

Saiba tudo e tire todas as suas dúvidas em: -> Esteriliza-me.org <–

Mesmo que não concorde, e não aceite... leia... pense... Hoje pode não fazer sentido para si, mas quem sabe amanhã. Mesmo que amanhã ainda não faça sentido, ao menos diga a si mesmo que leu, está informado e sabe o porquê de tanta gente se dar ao trabalho de querer esterilizar os animais e que não é um atentado ao bem-estar do animal, bem pelo contrário.

É importante mudar mentalidades! Esterilizar é salvar vidas!

E-mail enviado por Joana Correia de Azevedo

______________________________

CAMPANHAS

Será realizada já no próximo domingo dia 22 a partir das 10 horas no Parque Urbano de Ermesinde, mais uma campanha de adopção de animais recolhidos, promovida pelo Centro veterinário Municipal de Valongo.

Caso esteja interessado, saiba que O centro veterinário Municipal à luz das últimas directivas apoia a adopção consciente e responsável de animais. Assim, a adopção de animais só será permitida a pessoas maiores de 18 anos, portadoras do respectivo Bilhete de Identidade, sendo na altura da adopção colocado no animal o dispositivo de identificação electrónica (Micro-chip) e, caso o animal tenha mais de 3 meses, será igualmente efectuada a vacinação anti-rábica, mediante o pagamento das seguintes taxas em vigor:

  • Animal com menos de três meses – colocação apenas do Micro-chip – 13,10€
  • Animal com mais de três meses – colocação de Micro-chip e vacina – 21,90€

______________________________

O SOSAnimal, em conjunto com a Casa da Guia de Cascais e a Sinais de Fogo, realizou no dia 7 de Junho de 2008, o 43º evento “SOSAnimal – Guia”, na Casa da Guia em Cascais.

Neste evento, assistiu-se ao lançamento do Livro “Os Cães Nunca Mentem Sobre o Amor”, de Jeffrey Moussaieff Masson, cujo valor de compra reverte 30% para o SOSAnimal, mas, para que isso aconteça, o livro TEM que ser adquirido através do SOSAnimal (no site ou campanhas de adopção).

Tivemos a presença dos 3 vencedores do passatempo e a respectiva entrega dos prémios.

Foi feita a sensibilização à população contra o abandono de animais e também a recolha de donativos.

Fica aqui um GRANDE agradecimento à equipa da Sinais de Fogo, em especial à Margarida Filipe, à Casa da Guia, Nelson Netto, aos colaboradores do SOSAnimal, incansáveis, aos participantes do Passatempo da Sinais de Fogo, aos adoptantes que foram lá buscar um novo membro de família e a todas as pessoas que directamente ou indirectamente participaram ou ajudaram na realização deste evento.

______________________________

Faça-se sócio SOSANIMAL – Grupo Socorro Animal de Portugal

Junte-se a nós e ajude-nos a continuar a ajudar!

Por apenas 20 euros por ano, faça parte do SOSAnimal!

(É menos de € 1,70 por mês... o equivalente a 3 cafés... menos do que 1 sobremesa ao almoço...)

O que precisa fazer para ser sócio do SOSAnimal:

Basta fazer descarregar a ficha de sócio e imprimir. Depois, preencha com os seu dados e junte a sua contribuição (mínimo de 20 euros anuais) + uma foto para colocar no seu novo cartão de sócio, e depois envie-nos para:

SOSAnimal – ao cuidado de Lígia Santos

Apartado 8105

1802-001 Lisboa

Juntos teremos mais força!

______________________________

ADOPTA UM AMIGO - J.F. CANEÇAS

A Junta de Freguesia de Caneças, em colaboração com o Canil Municipal de Loures e o SOSAnimal vai realizar o 1º evento de adopção de animais “Adopta um Amigo”.

Vão ter para adopção Cães e Gatos do Canil Municipal de Loures assim como irão estar a sensibilizar a população.

Vão também estar a recolher alimentos e todo o tipo de produtos para animais.

Precisam da sua ajuda. Apareça para ajudar!

Este evento vai realizar-se no Largo do Coreto, em Caneças.

Para mais informações, visite:

http://www.jf-canecas.pt/adoptaamigo.htm

______________________________

36ª Edição SOSAnimal – Alvito

Vai decorrer no próximo dia 22 de Junho de 2008 (Domingo) a 36ª edição SOSAnimal – Alvito, promovida pela equipa do SOSAnimal, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Este evento vai realizar-se no Parque do Alvito, em Monsanto – Lisboa.

Horário das 11:00 às 17:00 horas

Teremos animais do Canil Municipal de Lisboa e de diversas FAT’s para adopção.

Pedimos a todos que puderem comparecer para ajudar, que apareçam!

Estaremos como sempre também a recolher donativos, tais como:

  • Medicamentos diversos para animais;
  • Desparasitantes em pasta, comprimidos, sprays, etc;
  • Cestos, alcofas, comedouros, coleiras e trelas;

Utensílios e produtos de limpeza, tais como:

  • Vassouras, esfregonas, baldes e pás;
  • Sacos do Lixo, Lixívias, detergentes, trigene e outros;
  • Rolos de papel de cozinha, Toalhetes húmidos para bebé, pó de talco;
  • Álcool, betadine e outros desinfectantes;

E as sempre tão necessárias sacas de ração para Cão e Gato!

Como lá chegar:

Estrada do Alvito, na zona sul do Parque Florestal de Monsanto

– melhor acesso por Alcântara, junto ao Centro de Ténis de Monsanto

OU através da A5 – sentido Cascais – Lisboa, Saída para Alvito.

Para quem vem pela A5 direcção Cascais –> Lisboa, sai quando vir a placa indicativa de “Monsanto”, segue em frente na Rotunda e o parque do Alvito é cerca de 500m mais à frente.

O 24 é o Autocarro da Carris que lhe garante a forma mais directa de chegar por transportes público.

Contamos com a sua presença!

______________________________

Lembro às Associações, grupos ou indivíduos que organizam e participam em Campanhas de adopção animal e que queiram ver divulgadas essas acções neste programa devem enviar todos os detalhes para o endereço alexandre@rds.pt

______________________________

Conteúdos a cargo de um conjunto de ouvintes e amigos dos animais que diariamente nos informa

O blog que conta com a gestão de Ana Reis.

O programa de hoje teve edição e apresentação de Alexandre Campos Silva, despeço-me até para a semana, obrigado por ser amigo e proteger os animais.

______________________________

quinta-feira, 12 de junho de 2008

PROGRAMA EMITIDO EM 12-06-08 Edição 67

O HORÁRIO DO PROGRAMA MUDOU !!!

O horário do programa SOSAnimal Rádio na RDS foi alterado.

A primeira edição continua a ser ao meio-dia e meia de todas as 5ª feiras, mas a edição da tarde passa das 4 e meia para as 8 da noite.

______________________________

CONCURSO “AQUI HÁ SELO” DOS CTT

Os CTT lançaram um concurso público para a escolha de temas que possam fazer parte de uma das suas próximas edições de selos.

Vários foram os temas colocados a concurso e, entre estes, também os direitos dos animais concorreram como tema. A primeira fase do concurso já foi ultrapassada e o nosso tema favorito, os animais, já passaram esta fase. Mas daqui até à escolha final é necessária a sua participação de modo a que, se os direitos dos animais forem vencedores, como tema, mais uma iniciativa de alerta para esta causa pode ser criada.

Para isso necessitamos obviamente da sua ajuda. É muito simples, só tem de visitar:

http://www.irrequietos.com/aquihaselo/senior/stampranking.aspx

e clicar e votar no tema “direitos dos animais” ou directamente em:

http://www.irrequietos.com/aquihaselo/senior/VoteStampPopUp.aspx?ID=25

Contamos com a sua ajuda.

______________________________

BLOG COMIDA SAUDÁVEL TAMBÉM ANGARIA FUNDOS

No programa desta semana, feito essencialmente de apelos e campanhas, ainda há tempo para lhe falar também do blog comida saudável que, para além deste tema principal e útil a todos, tem a vantagem de ter um espaço onde igualmente com um simples clique podemos ajudar a angariar fundos de ajuda aos animais necessitados deste país.

É o chamado 2 em 1, ou seja, você trata da sua saúde com alimentação saudável e ainda por cima, com um simples clique ajuda os animais maltratados e abandonados que esta associação tenta proteger.

Visite desde já o endereço http://comida-saudavel.blogspot.com/

______________________________

ARCA DE NOÉ / VIVAPETS

A Arca de Noé Vivapets é uma comunidade interactiva onde os animais podem ter a sua página pessoal, com biografia, álbum de fotos, blog e criar a sua rede social de amigos on-line!

Todos os animais têm o seu espaço dedicado na Arca de Noé, com secções específicas e informação especializada para Cães, Gatos, Aves, Peixes, Répteis e Exóticos. Uma equipa interna de conteúdos e contribuições de todos os utilizadores em ambiente “Wikipédia”, para quem não sabe, é uma enciclopédia virtual on-line onde o conhecimento do mundo é aplicado pelos cibernautas que o visitam e criam uma base de informação em contínua expansão, entre muitas outras funcionalidades.

Na Arca de Noé Vivapets todos pode fazer novos amigos entre animais e entre utilizadores, participar nas discussões do fórum e chat, trocar opiniões e informações. Pode também usar novas e divertidas ferramentas para comunicar, como o megafone e oferecer mimos e prémios.

Espaço para Petsites personalizados, publicar álbuns fotográficos e blogs, escrever artigos, gerar tags e criar novas raças com o sistema Wiki. É fácil manter-se a par de todas as novidades com funcionalidades como os itens favoritos.

Navegue ou pesquise uma vasta base de conhecimento sobre inúmeros temas relacionados com animais de estimação, desde fichas de raças, guias de aprendizagem e conselhos especializados a artigos gerados pela comunidade.

Os animais de estimação e os seus donos são a vida e alma do Vivapets. Os utilizadores podem partilhar experiências em blogs, wikis e artigos. Com um conceito de comunidade em que todos beneficiam com a contribuição de cada um!

Entre os vários artigos disponíveis neste site encontrei este que pretende responder a uma questão que tantas vezes colocamos:

Quanto tempo viverá o meu cão?

Tal como acontece com as pessoas, os cães tornam-se mais lentos com a idade. O pêlo torna-se cinza, os olhos baços, o corpo torna-se flácido e perde a energia. Tornam-se mais vulneráveis à doença, menos adaptáveis à mudança e tornam-se mesmo esquecidos à medida que a idade avança. Começam a recorrer a si em busca de ajuda e conforto.

Quando é que o seu cão está velho?

A crença de que um ano na vida de um cão é igual a sete anos não é exacta. A proporção é mais elevada na juventude e diminui com a idade. Dependendo da raça, o cão atinge a adolescência entre os oito meses e os dois anos, ou mesmo mais tarde. Geralmente, seis anos na vida de um cão equivalem a 45 anos no homem. Aos 10 é como um homem de 65 aos 12 anos equivalem a 75 e 15 a 90 anos no homem.

O dono é o melhor juiz do estádio de vida do seu cão. Mesmo que o cão esteja de excelente saúde, é importante que o dono se aperceba quando ele começa a apresentar sinais de velhice. Contudo, depois de anos de companheirismo é possível que o dono não veja os primeiros sinais de declínio. Mas lembre-se que o seu cão não sabe como comunicar as suas pequenas dores e mesmo grandes desconfortos. Não compreende o que se passa, quando não pode correr como antes ou pular tão alto.

Quando se deve começar a procurar sinais de velhice?

A maior parte dos veterinários recomendam que se faça um exame para detectar sinais de velhice e a partir daí consultas semestrais. Para determinar em que altura se deve fazer o primeiro exame deverá ter-se em conta a história médica e a raça, factores que poderão apressar os primeiros sinais de envelhecimento.

Tal como as pessoas os cães também não envelhecem do mesmo modo. Certas raças, especialmente as cruzadas e, de um modo geral as de pequeno porte, vive mais tempo. Um cão com menos de 10 quilos pode não apresentar sinais de velhice até aos 12 anos ou mesmo mais. Um cão de 25 quilos poderá não parecer velho até aos 10 anos, mas os cães maiores apresentam geralmente sinais de envelhecimento por volta dos 8 ou 9 anos.

O tempo médio de vida de um cão aumentou bastante nos últimos anos, ou seja de 7 anos em 1930 para 12 anos nos dias de hoje. Se forem bem tratados, poderão mesmo atingir 14 ou 15 anos.

Mas para saber mais sobre este assunto e consultar outros igualmente interessantes, não deixe de visitar a Arca de Noé, versão portuguesa e integrante do geral Vivapets.

______________________________

Depois de alertada pela ANIMAL

GNR de Santarém impede “Tenta de Touros” ilegal em Samora Correia

Tratava-se de uma “festa campera” (na Herdade de Vil Figueiras, em Samora Correia), como lhe chamaram os seus promotores. Nesta festa, claro, não podia faltar o derramamento de sangue de animais – de 12 animais: as 12 “novilhas bravas” anunciadas.

Nesta “festa campera”, entre uma série de outros actos tauromáquicos que lamentavelmente faziam parte do programa e que eram, infelizmente, permitidos por lei, constava do mesmo uma “tenta”, um acto tauromáquico equiparado à “sorte de varas”, comum nas touradas em Espanha mas proibido em Portugal.

As “tentas” são actos tauromáquicos particularmente violentos, em que um homem a cavalo (o “picador”), armado com uma vara muito comprida com um afiado e comprido ferro na ponta, provoca um touro, vaca ou novilho, de modo a que o animal reaja vindo contra o cavalo – que está assustado e pobremente protegido com uma armadura extremamente pesada (em Espanha, muitas vezes os cavalos caem, não se conseguindo levantar com o peso da armadura, sofrendo, além disso, as investidas dos touros, que os atacam desesperados com a dor e assustados, ficando os cavalos gravemente feridos e chegando mesmo a morrer, razão pela qual só os cavalos considerados menos importantes e mais velhos é que são usados nesta brutalidade).

O princípio é simples: quanto mais o touro se tenta libertar do ferro que lhe rasga e perfura a pele, a carne e os músculos e da dor que a vara causa, tentando empurrar o cavalo montado pelo “picador”, mais a vara perfura o corpo do animal, deixando-o severamente ferido e enfraquecido (se quiser, pode ver várias imagens deste acto horrendo e extremamente violento no site da ANIMAL

Tendo sabido desta “tenta” com suficiente tempo de antecedência, a ANIMAL alertou a GNR de Santarém para este ilícito que estava planeado e requereu força policial a intervenção preventiva devida, ao que o Comando do Grupo Territorial da GNR de Santarém correspondeu com extrema diligência e eficácia, levando os promotores desta “tenta” a desistir dela.

A ANIMAL aproveita, pois, para congratular o Comando do Grupo Territorial da GNR de Santarém e o SEPNA da GNR pela actuação exemplares e eficazes que tiveram neste caso.

A ANIMAL, e todos nós, lamentamos profundamente todas as outras barbaridades de que estes pobres animais foram vítimas, nesta festa sanguinária, mas congratula-se com o facto de, pelo menos, ter conseguido impedir que algum sofrimento a mais lhes fosse infligido por meio da “tenta” que estava prevista.
  • Se souber de alguma “tenta” de touros (ou de vacas ou novilhos), “sorte de varas”, “picaria à vara larga”, “touros de fogo” ou de outra actividade tauromáquica que lhe pareça diferente do habitual (e que poderá ser ilícita, logo, impedida), por favor informe a ANIMAL o mais rapidamente possível através de campanhas@animal.org.pt
  • Se souber de algum espectáculo de “rodeio” / “rodeo” (espectáculos em que também bovinos e cavalos são vítimas de violência extrema) que esteja a ser anunciado em qualquer zona do país, por favor comunique também essa informação à ANIMAL através de campanhas@animal.org.pt

Trata-se de um espectáculo ilegal que poderá ser impedido, se forem accionados os procedimentos devidos com suficiente antecedência.

Mais informações e imagens em

http://www.tauromania.pt/noticias_detail.php?typ=reportagens&aID=2199

______________________________

Feira de Adopção Animal, na Carrasqueira-Sesimbra

A Associação de protecção e ajuda aos animais abandonados e maltratados pelo homem, de Sesimbra, a BIANCA vai levar a efeito a

Feira de Adopção Animal, na Carrasqueira-Sesimbra

entre as 11h e as 17h30m. deste dia 14 de Junho

Continuam a aparecer dezenas de animais por semana!

Não há um minuto de descanso para quem os tenta proteger.

Têm tantos cachorros e gatinhos que são obrigados a fazer Feira de Adopção quase todos os Sábados.

Porque é URGENTE encontrar lar para dezenas de animais.

Já não têm onde colocar doentes, cachorros, gatinhos.....é uma aflição!

Estarão na Estrada Nacional 378, junto ao SuperSol e ao lado do Pingo Doce (o antigo PLUS).

Todos os animais para adopção estão chipados e vacinados. Todas as fêmeas adultas estão esterilizadas.

Quem não puder adoptar, pode ajudar-nos com medicamentos (antibióticos, legalon, lasix, fortekor, urispás) entre outros.

Também cobertores, desparasitantes internos e externos, ração para cão e gato, e gente que se disponha simplesmente a ajudar como voluntário.

Apareça, divulgue e ajude a BIANCA!

______________________________

VOLUNTÀRIOS PARA PINTURAS

Também a Cristina, mais uma amiga dos animais, precisa de ajuda.

Materiais para as obras e também de VOLUNTÁRIOS.

Os Materiais mais urgentes são azulejos brancos (mínimo 15x15)

Tinta lavável e de exterior, lavatórios e VOLUNTÁRIOS PARA AS PINTURAS NESTE Fim-de-semana, 14 e 15 de Junho

Contam consigo para aparecer por lá e ajudar a tornar a vida dos amiguinhos mais AGRADÁVEL.

Contactos: Cristina 966420094

cristinamaria.diasferreira@gmail.com

______________________________

VAMOS SALVAR ESTE CÃO - ZONA NORTE (MAIA)

Mais apelos desta semana, este é um Cão abandonado muito meigo, adora crianças dá-se bem com gatos, é muito brincalhão e corre o risco de ser abatido em breve se ninguém o quiser.

O contacto da Luísa Carvalheiro é 914773172

e-mail luisaserracarvalheiro@hotmail.com

______________________________

BLAU

Num dia de azar, um carro passa abre a porta e de lá sai em andamento um peludinho com pouco pelo e com tanto azar que ao aterrar dá de caras com um enorme cão que o trinca sem dó nem piedade.

Aterrorizado, muito magoado e abandonado, este desgraçado gane, treme e não sabe onde se meter apavorado.

Uma mão tranquiliza-o e protege-o, vai ao veterinário, à "vista desarmada" o animal está cheio de sarna, mas o diagnóstico diz: dermanite atópica aguda, provocada pela alergia à picada da pulga, levou injecções e está a fazer tratamento.

Pede-se ajuda para estas despesas, o Blau vai ficar bom e encontrar uma família pois é um cão muito jovem.

Ajudem-nos a ajudar - Blau

Nib: 0033 0000 4530 8483 7880 5

PRAVI

______________________________

BÉBÉS NO CAIXOTE DO LIXO

Foram encontrados dois bebés cachorrinhos recém nascidos no caixote do lixo!

Ainda nem abrem os olhinhos.

As pessoas que os encontraram trabalham o dia todo e não conseguem cuidar deles.

Se houver alguém que consiga ou que saiba de uma cadelinha mãe a dar de mamar, por favor contacte-nos para o e-mail:

sosanimal@sosanimal.com

ou envie uma sms para 917830833

______________________________

Lembro às Associações, grupos ou individuos que organizam e participam em Campanhas de adopção animal e que queiram ter divulgadas essas acções neste programa devem enviar todos os detalhes para o endereço alexandre@rds.pt

______________________________

Conteúdos a cargo de um conjunto de ouvintes e amigos dos animais que diariamente nos informa

O blog que conta com a gestão de Ana Reis.

O programa de hoje teve edição e apresentação de Alexandre Campos Silva, despeço-me até para a semana, obrigado por ser amigo e proteger os animais.

______________________________

quarta-feira, 4 de junho de 2008

PROGRAMA EMITIDO EM 05-06-08 Edição 66

NOTÍCIAS

Abrimos com uma notícia que enche de orgulho e alegria os defensores do bem-estar animal e qualquer país evoluído:

A RTP foi notificada esta 4ª feira, pela 12.ª Vara Cível de Lisboa – 1.ª Secção, do despacho da decisão tomada na passada 6.ª feira, 30 de Maio, por este tribunal, que julgou procedente uma providência cautelar interposta pela ANIMAL com vista a impedir judicialmente a RTP de difundir a 44.ª Corrida TV (cuja emissão em directo, a partir das 17 horas do próximo domingo, 8 de Junho, tem estado a ser largamente anunciada pela RTP) antes das 22h30m e sem a difusão permanente de um indicativo visual apropriado que indique que as touradas são programas violentos susceptíveis de influir negativamente na formação da personalidade de crianças e adolescentes (afectando esta decisão todos os canais da RTP).

Este procedimento cautelar interposto pela ANIMAL fundou-se, desde logo, no disposto no n.º 4 do artigo 27.º da Lei n.º 27/2007, de 30 de Julho (Lei da Televisão), que estabelece que “quaisquer [...] programas susceptíveis de influírem de modo negativo na formação da personalidade das crianças ou de adolescentes, devem ser acompanhados da difusão permanente de um identificativo visual apropriado e só podem ser transmitidos entre as 22 horas e 30 minutos e as 6 horas”. Como consequência desta decisão, a RTP está ordenada pelo tribunal a abster-se de emitir a “44.ª Corrida TV” nos termos em que a tinha programada e a tem anunciado.

A sentença proferida foi verdadeiramente notável, deixando apurada como matéria de facto provada um conjunto de alegações avassaladoras contra a exibição televisiva de touradas e contra os perigos que esta representa – justamente pela violência contra os animais que exibe, glorificando-a.

Ouvidas as testemunhas arroladas pela ANIMAL – contando-se entre estas testemunhas dois psicólogos clínicos e um biólogo e professor universitário de etologia (ciência que estuda o comportamento animal) –, o tribunal deu como provado que o visionamento de touradas televisionadas é, pelo menos, susceptível de ter uma influência negativa e deseducativa na construção e no desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes, transmitindo-lhes a mensagem de que torturar um animal, fazer disso espectáculo e exibi-lo televisivamente (entrando estas imagens e esta mensagem pela “casa de crianças e adolescentes adentro” e em horários televisivos perfeitamente acessíveis a uns e outros) é aceitável e normal. A ANIMAL alegou – e o tribunal deu como provado – que o visionamento de touradas, especialmente quando exibidas na televisão em horário irrestrito, expõe crianças e adolescentes a um processo de des-sensitização relativamente ao sofrimento dos animais (e também ao sofrimento de humanos), sendo a inflicção de sofrimento ali apresentada como um espectáculo legítimo, aparentemente artístico, em que a tortura de animais é louvada como esteticamente apreciável e moralmente neutra, e cuja respeitabilidade é tão grande, que aquele espectáculo chega a ser emitido televisivamente e a horas irrestritas – de fácil acesso a crianças e adolescentes (sendo exemplo disso as 17h, hora para a qual estava programada a exibição desta tourada).

O tribunal deu também como provado que, ao mesmo tempo que o Estado Português, através dos manuais escolares aprovados pelo Ministério da Educação, incorpora no conjunto curricular de mensagens educativas e formativas nos vários níveis de ensino a mensagem de que as crianças e os adolescentes devem respeitar e proteger os animais e a natureza, contraditoriamente, o Estado não só autoriza ainda a prática de touradas – o que vai contra as mesmas mensagens educativas veiculadas nos manuais escolares e que constituem tema de tantos trabalhos de turmas e alunos por todo o país na disciplina de “área projecto” –, como também, através da estação de televisão estatal, exibe espectáculos de violência contra animais como é o caso das touradas, e fazendo-o a qualquer hora, transmitindo, assim, a mensagem negativa e absolutamente inversa ao que nas escolas se procura ensinar. Neste contexto, o tribunal deu como provado que estas mensagens contraditórias geram confusão no quadro de valores que se pretende incutir às crianças, condenando, nas escolas, os maus-tratos a animais, enquanto promove e glorifica, na televisão, esta violência. Ficou também provado que, dando-se o processo de aprendizagem essencialmente por imitação de comportamentos, as crianças e os adolescentes poderão ser susceptíveis de virem a imitar os comportamentos violentos que vêem glorificados nas touradas e que aí são apresentados como sinais de heroísmo, bravura e arte – não obstante o facto de serem comportamentos cruéis para com os animais.

O tribunal ordenou à RTP que se abstivesse “de transmitir no próximo dia 08 de Junho de 2008, pelas 17.00 horas, a 44.ª Corrida TV, a partir da Praça de Touros Celestino Graça, fora do período compreendido entre as 22.30 horas e as 06.00 horas, e sem a difusão permanente de um identificativo visual apropriado, a sinalizar tratar-se de um programa susceptível de influir de modo negativo na personalidade das crianças ou de adolescentes”.

NOTA:

1. A notável sentença da 12.ª Vara Cível – 1.ª Secção é pública. Para ter acesso à sentença, na íntegra, por favor envie um e-mail para campanhas@animal.org.pt.

_____________________________________

OS ANIMAIS SÃO NOSSOS AMIGOS

Deixo-lhe agora aqui uma notícia ao jeito de convite. É que este dia 10 de Junho pode dirigir-se à feira do livro de Lisboa e para além de obviamente poder apreciar e adquiri os livros como habitualmente o faz, vai também poder assistir às 4 da tarde deste dia 10 de Junho a uma palestra intitulada “Os animais são nossos amigos”. E o porquê do destaque na abertura do programa de hoje? É porque é precisamente a minha companheira de programa, a Sandra Cardoso quem vai estar à frente desta palestra.

Sandra, o que é que se vai passar?

SC: Basicamente vamos falar um bocadinho daquilo que é este drama que todos nós vivemos dos animais abandonados e o que cada um de nós pode fazer singularmente e também juntamente com outros grupos para travar e ajudar a acabar com esta situação, etc. e mostrar às pessoas esta realidade pois por vezes as pessoas têm ideia de que existem mas não têm ideia da dimensão nem do impacto. Basicamente é isto que nós pretendemos fazer na Feira do Livro.

ACS: Qual é a participação que quem vai a esta palestra ou que quem pretende ir, que tu tens para dizer, qual é a participação que a pessoa pode ter durante a palestra?

SC: A participação pode ser total, colocar questões, dar ideias, tirar dúvidas, contar até algum episódio, etc., informar-se de diversas formas como pode ajudar, aonde, com quem, etc. A interacção e a colaboração vai ser total.

ACS: Qual é o resultado prático que pode sair desta palestra?

SC: Olha, Alexandre, eu acredito que está na educação e na visualização deste tipo de situações que estão a evolução e o respeito crescente pelos animais, por isso acho que se conseguirmos levar essa situação a uma pessoa que seja, naquele dia, já vai ser benéfico para essa pessoa depois passar a palavra, porque é por aí que vamos seguir o rumo da civilização e, quem sabe, da evolução.

_____________________________________

Ainda sobre livros, A SOS Animal e a Sinais de Fogo têm o prazer de o convidar para a apresentação do livro «Os Cães Nunca Mentem Sobre o Amor».

É já este Sábado, dia 7 de Junho, às 15h30.

O evento realizar-se-á na Casa da Guia, em Cascais.

_____________________________________

Mais livros, o convite para que adquira o livro Libertação Animal de Peter Singer e ajude o Projecto Animais de Rua a esterilizar mais animais carenciados.

O livro "Libertação Animal" de Peter Singer (um dos mais importantes filósofos do utilitarismo americano). Trata-se de uma obra ímpar, essencial à biblioteca de todos quantos se interessem pelo tema da Defesa Animal.

A totalidade dos lucros obtidos com a venda do livro será utilizada para a esterilização e tratamento de animais necessitados.

Desde a sua primeira publicação, em 1975, este livro despertou milhões de pessoas inquietas para o abuso chocante de animais – inspirando um movimento mundial que visa abolir a experimentação laboratorial com animais, cruel e desnecessária, e denunciar a realidade arrepiante das actuais "unidades de criação intensiva."

Nesta nova edição, revista e ampliada, da obra que entretanto se tornou "a bíblia do vegetarianismo", o filósofo da ética Peter Singer apresenta soluções sensatas e compassivas para aquilo que se tornou uma questão profundamente ambiental e social, tal como moral. "Libertação Animal" é um apelo importante e convincente à consciência, à justeza, à decência e à justiça, constituindo leitura essencial tanto para o defensor dos animais como para o céptico. "A documentação de Singer não é retórica nem emotiva, os seus argumentos são cerrados e de peso: ele não baseia a sua causa em princípios pessoais ou religiosos, nem em princípios altamente filosóficos, mas somente em posições morais que a maioria de nós já aceita." Esta análise está escrita no 'The New York Times Book Review' – O catálogo norte Americano que divulga, analisa e critica a literatura mundial, ao mais alto nível, sediado em Nova Iorque.

Animais de Rua — Projecto de Esterilização e Protecção de Animais Sem Lar.

Este livro pode ser adquirido na Loja Virtual da "Animais de Rua" AQUI

_____________________________________

Agora mesmo, em Dublin na Irlanda, vários países estão reunidos para criar um acordo com o fim de banir a bomba cluster (ou bombas de fragmentação). Fabricantes de armas estão a pressionar governos a firmarem um tratado cheio de excepções. O texto final do acordo será decidido nos próximos dias.

Bombas cluster não matam só em tempos de guerra. Espalham pequenas “bombinhas” brilhantes que permanecem no solo por décadas depois de serem accionadas. Atraem a curiosidade de crianças que não raras, são mutiladas ou mortas. Alguns governos acreditam que essas bombas devem ser banidas, mas outros continuam a fabricar e exportar estas bombas. O tratado será assinado no final desta semana e alguns governos ainda estão a pedir excepções com “períodos de transição” e cláusulas para amenizar a eliminação deste mal.

Temos uma forte hipótese de influenciar este tratado. Se cada um de nós enviar uma mensagem para o seu chefe de estado, poderemos convencer vários governos para banirem as bombas cluster de uma vez por todas.

O esforço para banir a bomba cluster é o resultado do trabalho de anos de muitas pessoas e organizações ao redor do mundo.

Mensagem do porta-voz do movimento Branislav Kapetanovic, que perdeu as suas mãos, pernas, parte da audição e visão por causa de uma bomba cluster na Sérvia:

«A bomba cluster é um das armas mais perigosas do mundo de hoje. A maioria das suas vítimas são civis e afetam milhões de pessoas no mundo todo. Essa semana vários governos estarão reunidos em Dublin para criar um tratado que vai banir essa perigosa arma, porém alguns governos estão tentando enfraquecer esse tratado criando clausulas de exceções. Governos ricos nem sempre ouvem as vítimas, mas eles escutarão você – cidadãos que votam. Por favor, envie uma mensagem para o seu governante pedindo um tratado sem exceções, lacunas ou demoras.»

Activistas como Kapetanovic batalharam muito para banir a bomba cluster. Neste momento decisivo, nós também podemos fazer a nossa parte.

Faça a sua parte e ajude-nos a trazer um mundo mais justo, pacífico e seguro para as crianças e as gerações que estão por vir.

Clique no link para participar da campanha:

Mais pormenores sobre a conferência AQUI

_____________________________________

Novamente, GRAÇAS À SUA PARTICIPAÇÃO, mais uma Vitória Anti-Touradas: o grupo de hotéis Marriott International pôs fim ao “pacote tauromáquico” que o hotel Marriott Praya d´El Rey Golf & Beach Resort, nas Caldas da Rainha, estava a oferecer.

A ANIMAL considera esta resposta e decisão da Vice-Presidente de Vendas & Marketing para a Europa Continental do grupo Marriott International positivas, apesar de terem sido só comunicadas após a conclusão do evento tauromáquico miserável que manchou de sangue, mais uma vez, a imagem das Caldas da Rainha.

_____________________________________

VAMOS SALVAR OS ANIMAIS CHILENOS !!!

Está a decorrer na Internet uma petição on-line que visa ajudar cerca de 1000 animais em risco de vida no Chile, como vitimas da mais recente catástrofe naquela região.

É muito simples, a sua ajuda apenas consiste na assinatura dessa petição:

http://www.petitiononline.com/65757894/petition.html

_____________________________________

A presidente da Associação PRAVI – Projecto de Apoio a Vitimas Indefesas recebeu esta semana o seguinte e-mail:

Pretendo dar conta de uma cadelinha caniche que sofre maus-tratos e abandono dentro da própria casa, em Lisboa. O dono, um senhor de trato irascível, não aceita sugestões e ameaça os vizinhos. Penso que a cadelinha devia ser resgatada de dentro do quintal onde passa vida sozinha, à chuva e ao sol, sem água e comida muitas vezes. Durante o dia não está ninguém em casa. Gostava de saber que hipóteses há de se fazer alguma coisa por ela... Alguma sugestão? Denuncio ao Sepna? Ora eu trago assunto ao programa de hoje, porque são inúmeras as situações que diariamente relatam casos semelhantes a este e que procuram incansavelmente uma resposta.

Tome então a máxima atenção á resposta da Presidente da PRAVI, Drª Maria Conceição Valdagua:

Sim, deve denunciar imediatamente a situação ao SEPNA, na esquadra mais próxima, por violação do art.3º, nºs 1 e 2, e do art. 4º, nºs 1 e 2 alínea a) do Decreto 13/93, de 13/5, que ratificou a Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia, bem como por violação do art. 1º, nº 1, in fine, da Lei 92/95, de 12/9, com as alterações introduzidas pela Le19/2002, de 21/7, e ainda dos arts. 6º, 6-A e 7º, nº3 do Dec. Lei 276/2001, de 17/10, com as alterações introduzidas pelo Dec. Lei 315/2003.

As sanções aplicáveis ao caso são a coima de 500€ a 3740€, nos termos do art. 68, nº 2, alíneas b) e c), do DL 276/2001, com as alterações introduzidas pelo DL 315/2003 (que a autoridade que a aplique não deverá deixar pelo mínimo, dado que se trata de um concurso efectivo de infracções), podendo ainda ser aplicada, simultaneamente com a coima, uma das sanções acessórias previstas no art. 69 do referido diploma, sendo a adequada, no caso concreto, a prevista na alínea a) do referido art, ou seja, a apreensão do animal objecto do acto ilícito e sua perda a favor do Estado (podendo ficar como fiel depositária dele uma associação protectora de animais).

Aproveito para alertar para o facto de dever acompanhar o agente da autoridade que vá ao local, sendo conveniente que o faça com, pelo menos, mais uma testemunha, e certificar-se que ele elabora o auto para remeter à DRA, caso contrário não será aplicada nenhuma sanção ao infractor e ele continuará a reincidir.

Segundo o próprio website da SEPNA, onde pode directamente denunciar casos de seu conhecimento:

O serviço de atendimento telefónico SOS Ambiente e Território – 808200520 / 961195298 é um número de telefone disponível 24 horas por dia durante todo o ano, através do qual poderá expor situações que possam violar a legislação ambiental e os instrumentos de ordenamento do território. A referida linha telefónica funciona em paralelo com o serviço online, que poderá utilizar com o mesmo objectivo em

http://www.gnr.pt/portal/internet/sepna/12.denuncias/form_sepna.asp

_____________________________________

CAMPANHAS DE ADOPÇÃO

O SOSAnimal, em conjunto com a Casa da Guia de Cascais, vai realizar no próximo dia 7 de Junho de 2008 (Sábado), o 43º evento “SOSAnimal – Guia”, na Casa da Guia em Cascais.

Neste evento vamos ter o lançamento do Livro “Os Cães Nunca Mentem Sobre o Amor”, de Jeffrey Moussaieff Masson, cujo valor de compra reverte 30% para o SOSAnimal (Veja a informação sobre o livro no seguinte link:

http://sosanimal.com/html/body_passatempo.html

A tenda do SOSAnimal, juntamente com a tenda da editora “Sinais de Fogo” vai estar na entrada principal da Casa da Guia.

Horário: das 11:00 às 17:00

_____________________________________

Lembro às Associações, grupos ou individuos que organizam e participam em Campanhas de adopção animal e que queiram ter divulgadas essas acções neste programa devem enviar todos os detalhes para o endereço alexandre@rds.pt

Este blog que conta com a gestão de Ana Reis, conteúdos a cargo de um conjunto de ouvintes e amigos dos animais que diariamente nos informa.

O programa SOSAnimal rádio na RDS de hoje teve edição e apresentação de Alexandre Campos Silva, despeço-me até pra semana, obrigado por ser amigo e proteger os animais.