sexta-feira, 4 de abril de 2008

PROGRAMA EMITIDO EM 03-04-08 Edição 57

Na abertura do programa de hoje, a edição 57 do SOSAnimal na RDS temos o retrato da:

LEALDADE A UM AMIGO

As imagens documentam o atropelamento de um cão e uma cena enternecedora, embora trágica, da qual se tira uma lição de vida autêntica.

Um cão foi visto no meio de uma movimentada avenida tentando cuidar de um amigo que tinha sido atropelado. Usando as patas tentava "acordá-lo"... mas este estava já morto. O cão tentava empurrar o seu amigo para fora da estrada. Quando alguém se aproximava para ajudar, ladrava-lhes para os impedir de chegar perto do seu amigo. Apesar do tráfego intenso, não abandonou o seu amigo até ao último minuto. É em situações como estas que se reconhecem os verdadeiros Amigos. Como disse o Alexandre, uma autêntica Lição de Vida, sem dúvida.

______________________________

ENTREVISTA DA SEMANA

Apresentamos-lhe a "Associação para a Preservação do Burro - Burricadas" que criou um abrigo, o Abrigo do Jumento, para recolher os burros em vias de extinção.

Por exemplo, o gaiato que se dedica agora ao que mais gosta de fazer, comer palha e cenouras, mas a vida deste burro nem sempre foi assim. Ao longo de 20 anos esteve ao serviço da agricultura. Agora tem um merecido descanso no Abrigo do Jumento, um espaço criado pela Burricadas, uma Associação recém-criada que promove a preservação destes animais. A este propósito a jornalista da RTP, Filipa Costa, ouviu Diogo Pimenta da Burricadas - Associação para a Preservação do Burro:

DP- Penso que o facto de o burro ser um símbolo daqui desta região e neste momento infelizmente se encontrar em vias de extinção. Era muito usado para a agricultura e para os transportes, e agora com o advento da mecanização da agricultura, com as camionetas, com os modernos meios de transporte, estes animais deixaram de ser utilizados, pelo que existem muito poucos. Por isso resolvemos então criar esta Associação com o objectivo de não deixar desaparecer nem o burro nem todas as tradições que estão a ele associadas.

FC- Para manter a espécie, nada melhor do que lhe dar o tratamento adequado. Nasceu assim o Abrigo do Jumento, um espaço por enquanto provisório, na Freguesia de Santo Estevão das Galés, no Concelho de Mafra.

DP- O problema é que este espaço não é nosso. É um espaço que nos foi emprestado enquanto não conseguimos encontrar um espaço definitivo e possivelmente daqui a algum tempo, irá ser reconvertido para uma outra utilização pelo que nós ter obrigatoriamente que sair.

FC- bem alimentados e devidamente assistidos pelo veterinário, estes animais têm agora uma vida diferente. O seu comportamento dócil e pachorrento é o adequado para as actividades levadas a cabo pela Associação:

DP- Nomeadamente, o seu uso em eco turismo, e assim sendo estamos agora a realizar alguns passeios de turismo aqui em regiões de interesse natural e paisagístico do concelho, com vista não só a divulgar esta região mas também as verbas destes passeios, depois reverterem a favor deste nosso projecto. Para além disso, temos também um projecto que esperamos vir a concretizar daqui a pouco tempo, que é a asinoterapia, que é a terapia para crianças com deficiência, utilizando os animais como moderadores.

FC- Iniciativas que precisam de algum investimento. A Associação não tem capacidade financeira para suportar todos os custos inerentes à preservação dos burros, conta por isso com a boa vontade dos sócios, amigos e vizinhos.

DP- A situação é difícil, agora estamos a ter alguns apoios de pessoas fora do país, Inglaterra e Estados Unidos que têm adoptado alguns burros, infelizmente em Portugal estamos a ter muito poucos apoios e a primeira adopção que fizemos em Portugal foi só uma, foi para um senhor Alemão.

FC- Para além da adopção simbólica é também possível levar gratuitamente um destes simpáticos jumentos. A Burricada exige apenas o cumprimento das boas regras de tratamento. Outra ajuda preciosa seria a cedência dum terreno onde a Associação pudesse instalar definitivamente estes burros em vias de extinção.

______________________________

Campanha de adopção de animais do Canil de Oeiras

7ª Prova do Campeonato Nacional de Obediência, II Troféu de Obediência No Stress Team

Damos-lhe agora a conhecer uma iniciativa que foi denominada de Prova de Obediência Canina, é uma prova selectiva para o campeonato do Mundo de Obedience, agendado para o mês de Julho, em Estocolmo, na Suécia.

Vai realizar-se este próximo Sábado, dia 5 de Abril no Pavilhão Carlos Queiroz em Carnaxide que contará também com uma campanha de adopção de animais do Canil de Oeiras.

Programa: 09:00h - Admissão dos concorrentes 09:30h - Inspecção veterinária 10:00h - Início da Prova:
  • Classe Elite
  • Animação canina com música
  • C.O.B (Certificado de Obediência Básica)
  • Animação
  • Classe II
  • Classe III
  • Animação
  • Entrega dos prémios

Não deixe de visitar ou participar neste fantástico espectáculo a não perder, no Pavilhão Carlos Queiroz em Carnaxide, este Sábado, 5 de Abril, a partir das 9 horas da manhã.

E não esqueça que, paralelamente se irá realizar uma Campanha de Adopção de Animais do Canil de Oeiras. Compareça e se puder adopte um animal!

______________________________

APELOS

ANIMAIS ENCONTRADOS

Começamos por este lindo e muito meiguinho caniche que foi encontrado na Estrada de Benfica, junto ao cruzamento da Gomes Pereira com a Av. do Uruguai. Tem coleira, meio desbotada da Dermocanis (uma marca de produtos veterinários), mas infelizmente não trazia nenhuma identificação. Este cão tem dono ou, se foi abandonado, não o terá sido há muito tempo.

Foi recolhido, temporariamente, ficou uma noite num veterinário mas vai ter de se arranjar uma solução muito rapidamente pois quem o encontrou não pode mesmo ficar com ele e se não se encontrar uma solução vai ter de ser recolocado na rua, o que, obviamente, é a última coisa que todos nós queremos. Dá-se bem com os outros cães e é urgente encontrar uma solução para este cão. Fica aqui o apelo para que se divulgue o mais possível esta situação, pode ser que apareça o dono e até que este ande à sua procura, ou que alguém o possa recolher, ainda que temporariamente, até se encontrar o dono. Os contactos para o recolher, seja o dono, seja temporariamente são 913010886 / 969070892 ou 965519354

______________________________

Outro Caniche encontrado

Anda um caniche macho adulto com coleira peitoral vermelha, perdido no Monte Estoril (entre a Rua D. Bosco e a Prof Dias Valente), desde pelo menos Domingo passado. Ele deixou-se apanhar e foi levado para casa desta ouvinte provisoriamente para lhe dar de comida e água e tirar as fotos para divulgação. A nossa ouvinte não o quer voltar a pôr na rua, mas tê-lo em casa é impossível, porque tem a lotação esgotada em casa, como ela diz. Se souberem pelo menos de alguém que possa ficar com ele enquanto procuramos os donos, pede-se que divulguem pois, se está perdido, os donos devem estar desesperados.

Contactos 916560217 ou 964678414

______________________________

ANIMAIS PERDIDOS

Ainda outro Caniche, mas desta feita, um cão, tipo Caniche que anda perdido.

Perdeu-se na zona de Linda-a-Velha. Pertence a um casal idoso sem filhos e que para eles este cão é como um filho. O dono diz, inclusivamente, tal o desespero, que morre se o cão não aparece. Não têm fotos nem computador para poderem divulgar este apelo, pelo que se pede que se divulgue o mais que se possa este apelo. O cãozito é mais ou menos branco com uma risca ou zona acinzentada.

Pede-se que divulguem este apelo para Associações e Canis pois o cãozinho pode ter sido recolhido ou entregue num destes locais.

O contacto para este caso é o da Eduarda Costa Ferraz 919201578

______________________________

DAVID

Fugiu com medo dos foguetes e desapareceu em Fontanelas no Domingo de Páscoa, um cão com as seguintes características:

É um cão de porte pequeno, sem raça definida, castanho com o peito branco e um sinal na barriga, tem uma orelha descaída e usava um peitoral vermelho.

CONTACTOS: 966871473 ou 965454948

______________________________

BONEKA

Outro animal perdido, uma cadela desapareceu Cadela sem Raça Definida, desapareceu Sexta-feira, 28 de Março de 2008 na Rua Rio Ferreira, S. Pedro da Cova (Gondomar).

Dá pelo nome de Boneka.

É ainda jovem de Porte Médio/pequeno, Cor Principal Castanho.

A Boneka foi adoptada no passado dia 27 de Março por uma pessoa que reside na Mó, S. Pedro da Cova, mas fugiu no dia seguinte. A casa fica em frente à escola EB, na Rua Rio Ferreira em frente ao Plus. Como a Boneka foi esterilizada há cerca de 15 dias, ainda tem alguns pontos dessa cirurgia. Como referimos, é de porte pequeno (pesa aprox. 10 quilos), com pêlo castanho e muito macio. Tem uma mancha castanha escura no meio da cabeça. É uma cadela muito assustada, embora meiga. Dificilmente se chega perto das pessoas, mas com calma vai comer à mão. Se a virem, por favor contactem, que será imediatamente recuperada.

Pede-se igualmente, se porventura, alguma criança dessa mesma escola EB a recolheu, que contacte os números abaixo.

Contactos: 917433609 ou 967303640

http://www.encontra-me.org/anuncio/4962

______________________________

CAMPANHAS DE ADOPÇÃO

A SOS Bicharada vai estar presente na Feira de Artesanato, que se vai realizar Sábado, 5 de Abril, no Parque Catarina Eufémia, no Barreiro. Esta iniciativa, organizada pelo Gabinete da Juventude da C.M. Barreiro, está integrada no Projecto Parques Vivos 2008.

Esta é uma presença que se destina a angariar dinheiro, através das peças de artesanato que esta Associação tem para vender, para fazer face às avultadas dívidas que têm em mão com o tratamento dos animais abandonados e maltratados pelo homem.

Paralelamente apelam às pessoas que levem latinhas e ração para gatos bebés, assim como areia, pois desde o último fim de semana, a SOS Bicharada já tem em seu poder 21 gatos bebés.... Daqui a um mês vão ter que começar a alimentar esta maltinha pequena toda e esterilizar as respectivas mães.

VISITEM-NOS e levem pelo menos uma latinha ou um saco de ração para gatos bébés!

Feira de Artesanato, Sábado, 5 de Abril, no Parque Catarina Eufémia, no Barreiro

______________________________

41º Evento SOSAnimal - Guia

O SOSAnimal, em conjunto com a Casa da Guia de Cascais, vai realizar no próximo dia 5 de Abril de 2008 (Sábado), o 41º evento “SOSAnimal - Guia”, na Casa da Guia em Cascais.

A tenda do SOSAnimal vai estar junto ao Parque de Estacionamento interno da Casa da Guia.

Horário: das 11:00 às 17:00

Teremos, como sempre, animais para adopção do Caníl Municipal de Lisboa e de diversas FATs.

Pedimos aos colaboradores que puderem comparecer para ajudar, que apareçam!

Aqui está uma pequena lista de materiais que estamos sempre a precisar:
  • Medicamentos diversos para animais;
  • Desparasitantes em pasta, comprimidos, sprays, etc;
  • Cobertores, mantas, toalhas, etc;
  • Cestos, alcofas, comedouros, coleiras e trelas;

Utensilios e produtos de limpeza, tais como:

  • Vassouras, esfregonas, baldes e pás;
  • Sacos do Lixo, Lixivias, detergentes, trigene e outros;
  • Rolos de papel de cozinha, Toalhetes humidos para bebé, pó de talco;
  • Alcool, betadine e outros desinfectantes;

E não esquecendo as sempre tão almejadas Sacas de ração para Cão e Gato, de qualquer marca e em qualquer quantidade.

Como lá chegar:

Morada: Quinta de S.José da Guia, Estrada Nacional 247 2750-374 Cascais

(É a estrada que vai do Guincho para Cascais - sempre junto à costa, quase a chegar a Cascais)

______________________________

O site do SOSAnimal tem a gestão feita pelo Luís Santos, e programa SOSAnimal feito semanalmente na RDS, é apresentado (às vezes... eu tinha de meter a minha "piada", é mais forte do que eu!) pela Sandra Cardoso e pelo nosso querido peluchinho Alexandre Campos Silva e o blogue mais cedo ou mais tarde, com maiores ou menores dificuldades técnicas, lá vai sendo actualizado por mim, Ana Reis.

Obrigado pela sua atenção a este espaço e essencialmente, obrigado por gostar dos animais!

Até para a semana.

Sem comentários: