quinta-feira, 17 de abril de 2008

PROGRAMA EMITIDO EM 17-04-08 Edição 59

SOSANIMAL na RDS Edição número 59, estamos de novo no ar para dar voz a todos aqueles que a não têm, ou seja, os nossos pequenos amigos de 1, 2, 3, 4 patas... desculpa lá oh Alexandre mas não são só os de 4 patas

E o primeiro assunto de hoje reporta-se a

NOTÍCIAS

Falando de novo no "artista" costa-riquense Guillermo Vargas, que foi duramente criticado por maltratar um cão numa das suas exposições, recebeu recentemente um convite para participar na Bienal Centro Americana de Arte, que ocorrerá em Tegucigalpa, Honduras, em Novembro de 2008.

A WSPA, Entidade Mundial a que pertence o SOS Animal, mas neste caso a delegação da Costa Rica já entrou em contacto com o Ministério de Cultura e Arte do país para pedir que Vargas, também conhecido como “Habacuc”, seja proibido de representar a Costa Rica na Bienal. A resposta, todavia, foi que ele participaria com outra obra, aparentemente sem animais. O governo ainda argumentou que o convite é particular e, sendo assim, não haveria como interferir.

Em Agosto do ano passado, para quem ainda não o saiba, Guillermo Vargas causou revolta ao usar um cão de rua numa exposição na Nicarágua. O animal, que ficou sem água e comida, foi mantido preso por uma corda à parede de uma galeria de arte. O acto foi noticiado pelo jornal La Nación, da Costa Rica. A WSPA chegou a entrar em contacto com o jornalista que escreveu o artigo, mas nunca foi confirmado se o cão realmente morreu, quanto tempo esteve na exposição e o motivo pelo qual ninguém fez nada para tirá-lo rapidamente daquela situação.

Além disso, Habacuc saiu ileso do caso: como não há na Nicarágua nenhuma lei contra a crueldade para com os animais, não há como punir o "artista".

A WSPA continua à procura, por meio das suas afiliadas na Nicarágua e nas Honduras, de outras formas de repreensão a Guillermo Vargas. Já está prevista uma reunião com os Empresários por el Arte, representantes do artista, para discutir a participação dele no evento nas Honduras. Além disso, organizações de defesa animal estarão atentas, durante a bienal, para garantir que não serão cometidos novos actos de maus-tratos a animais.

As considerações da Sociedade Mundial de Protecção Animal sobre esse caso são as seguintes:

  • A crueldade cometida por Guillermo Vargas é inaceitável e a WSPA repudia tal atrocidade.
  • Maltratar animais, independentemente do motivo, é um acto de covardia e condenado por legislações de diversos países.
  • Assumindo que a intenção do artista seria realizar uma crítica à sociedade, não é ético recriar o acto de crueldade que se pretende condenar. E em nenhuma hipótese se justificam os maus-tratos a animais.
  • Já foi cientificamente demonstrado que os animais têm capacidade de sofrer e sentir dor. E isso independentemente do contexto em que eles se encontrem.

______________________________

Informação do Departamento Jurídico da LPDA

"Ultimamente, o departamento Jurídico da LPDA - Liga Portuguesa dos Direitos do Animal, tem recebido muitos telefonemas de pessoas que se vêm confrontadas com o facto de os administradores dos prédios pretenderem introduzir, no regulamento interno do condomínio, a proibição de animais nos apartamentos.
Esta tomada de posição não só contraria o Direito adquiridos como também o direito consignado por lei quanto à permanência de animais em apartamentos. Para além disso, trata-se de uma posição que interfere com o direito das pessoas no que se refere à sua vida particular e pior do que isso, trata-se de uma marginalização dos animais que pode e leva muitas vezes ao seu abandono, por falta de esclarecimento.

Assim, a L.P.D.A., faz saber que:

- existe legislação que regulamenta as exigências quanto aos cuidados a ter com os animais nos apartamentos. Porém, não existe legislação que proíba as pessoas de os ter. A mais recente, portaria nº 1427/2001 de 16 de Dezembro, define no seu Art.º 2º alínea 2 (Atenção que é o Artº 2º e não o Artº 1º como leu o Alexandre no texto da LPDA) – " Sempre que sejam respeitadas as condições de salubridade e tranquilidade da vizinhança, podem ser alojados por cada apartamento, tanto nas zonas urbanas como nas rurais, até três cães ou quatro gatos adultos, não podendo no total ser excedido o número de quatro animais ".

O código civil considera os animais pertença (um bem) das pessoas, tornando-as por eles responsáveis em todas as situações, logo, as pessoas não podem ser espoliadas dos seus pertences e/ou bens por qualquer regulamento de condomínio sem fundamento plausível. Quando é celebrado o contracto de promessa de compra e venda de um apartamento e/ou aluguer deve o comprador ou o inquilino ser informado de que existe um regulamento que interdita o acesso a animais; regulamento que deve estar afixado no imóvel. Qualquer regulamento feito à posteriori, não pode ser aplicado a quem já tem direitos adquiridos. O regulamento de condomínio só tem aplicação a partir da sua aprovação e desde que este seja aprovado por maioria, conforme lei do condómino. Mesmo assim, é discutível a sua validade porquanto não existe nenhuma lei que proíba a posse de animais, bem pelo contrário.

Se se deparar com esta situação e necessitar de apoio pode contactar por e–mail: lpda@lpda.pt

ou através do telefone 21 458 1818 de 2ª a 6ª feira das 16 às 18:30 departamento jurídico da LPDA. "

______________________________

ANIMAL FEITO À MÃO

Falo agora da Associação Animais da Quinta que mais uma vez tendo em vista a defesa e protecção animal organizou um concurso de artesanato... chama-se ANIMAL FEITO À MÃO.

Ao telefone, conversámos com a Maria Queiroz da Associação Animais da Quinta, que nos explicou como funciona o concurso:

ACS: Em que consiste este concurso e como se pode participar?

MQ: O Concurso basicamente consiste em criar de uma forma artesanal um objecto com base no tema animal. Está disponível para pessoas com mais de 12 anos que queiram participar e oferecem dessa forma a peça que manufacturam, à Associação que depois irá dar alguns prémios de participação às pessoas que quizerem participar. A ideia é angariar alguns fundos para a nossa Associação e também incentivar as pessoas a contribuirem de uma forma um bocadinho diferente.

ACS: Maria, esta é uma iniciativa da Associação Animais da Quinta, como é que podemos apresentar esta Associação ao nosso público?

MQ: A Associação Animais da Quinta foi fundada em Junho de 2005, desde então temos um espaço onde recolhemos alguns animais e que tentamos recuperar, pois são retirados da rua e em situações extremamente precárias e que tentamos recuperar e reencaminhar para adopção.

ACS: Também têm campanhas de adopção?

MQ: Temos. Também fazemos campanhas de adopção, de divulgação, de esclarecimentos, tentamos também sensibilizar a população para problemáticas como a esterilização, o que podem fazer quando vão de férias para não abandonarem os cães, todo esse tipo de trabalho que previne o abandono.

ACS: Consegue dar mais ou menos uma ideia de quantos animais estão neste momento protegidos pela Associação Animais da Quinta?

MQ: Sim, nós temos no terreno, temos sempre cerca de 15 cães. Não acolhemos mais do que 15, no entanto depois temos bastantes animais também protegidos por nós, distribuidos por diversas famílias de acolhimento temporário. Aí inserem-se os gatos que obviamente não podem estar nas instalações, e outros cães que também não vão para as instalações porque têm exactamente doenças por isso não podem ficar. Apesar de termos um número tão reduzido de animais, conseguimos chegar a bastantes porque a nossa taxa de adopções é muito elevada, felizmente, o que faz com que haja uma grande rotatividade de animais no terreno, portanto acabamos por conseguimos chegar a mais tendo um número pequeno, digamos assim, em comparação com muitas outras, de animais nas nossas instalações.

Foi esta a conversa que tivemos com Maria Queiroz da Associação Animais da Quinta com a apresentação deste concurso disponível ao público em geral que pode, por isso, participar.

Associação Animais da Quinta

associacao@animaisdaquinta.org

______________________________

CONTINUAÇÃO DO ARTIGO DA SEMANA PASSADA

ESTERILIZAÇÃO ANIMAL - II

Na semana passada comecei uma explicação disponível do blog da Bianca sobre a esterilização animal. Fiz referência ao significado da castração e às vantagens da mesma.

Hoje, continuando, as perguntas são:

Estaremos a ir contra a Natureza?

- Não, antes do direito natural da fêmea reproduzir está o direito da ninhada não ser morta, por exemplo, atirada ao rio com poucos dias de vida, ser morta em sacos plásticos, triturada dentro de um camião de lixo, etc., de muitas formas cruéis e desumanas. O homem pode reproduzir-se, mas exerce sobre si mesmo o direito de fazê-lo ou não, mediante o uso métodos de contraceptivos. Hoje em dia, com a possibilidade de evitar a gravidez, nenhuma mulher tem tantos filhos (um por ano) quantos anos férteis e nenhum homem o exige. A natureza ditou as mesmas leis para todos. Temos de ser nós, humanos, a ajudá-los!

Vamos privar o animal de ter vida sexual?

- Não, pois os animais não vivem a sexualidade como os humanos. Para um animal o sexo é apenas o processo físico da reprodução. Como o comer e beber é a garantia da sua sobrevivência individual, o sexo é a garantia da sobrevivência da sua espécie. Para o homem o sexo é uma finalidade em si mesma, para o animal é apenas a concepção de outros indivíduos. A prova é que a fêmea só aceita o macho quando está no cio, ou seja, quando o seu corpo apresenta uma exigência hormonal. Fora deste período, rejeita o macho de forma agressiva, o que quer dizer que para ela não existe uma situação de prazer relacionada com o sexo, e sim uma situação de necessidade hormonal. Por outro lado, o macho só procura a fêmea quando recebe a informação química que ela está com o cio.

Devemos ter pena de operar o animal?

- Não, e por muito que gostemos do animal, mas devemos humanizá-lo, colocá-lo no nosso lugar. Quando o veterinário sugere a castração para um macho, o proprietário masculino tende a “proteger-se” como se fosse sugerida para ele mesmo. É uma reacção normal e lógica, mas a decisão de esterilizar um animal é para o seu bem, quer do dono, quer do animal.

O animal engorda depois de castrado?

- Um animal que tem uma alimentação inadequada engordará operado ou não. Em ambos os casos a comida deverá ser adequada e deverá fazer exercícios físicos frequentes.

O animal muda o carácter?

- Depois da castração só se modificam os comportamentos ligados ás hormonas, como a marcação do território, Muitas vezes quem muda de carácter é o próprio dono, que se torna mais protector e amigo do seu animal, ou porque tem pena por tê-lo castrado, ou porque o animal “já não incomoda tanto”. Em qualquer caso a mudança é sempre positiva.

Uma fêmea deve ter pelo menos uma ninhada?

- Não. Esta ideia é falsa. A reprodução é um processo hormonal e químico. Ter uma ninhada não lhe traz mais saúde. Uma vez que as fêmeas estão castradas não têm cio, não há o processo reprodutor. Nem terão gravidezes psicológicas.

Os veterinários não sugerem a esterilização ou castração apenas para ganhar dinheiro?

- Os veterinários são profissionais qualificados para fazer esta sugestão, pois o seu dever é zelar pelos animais, tanto os actuais como os animais que nascerão de ninhadas indesejadas.

No próximo programa, continuarei ainda abordagem a este assunto sobre a esterilização ou castração.

______________________________

No contacto com os ouvintes, esta semana, apresentamos aqui um comentário feito pela Joana Correia de Azevedo ao blog SOSANIMALRADIO da semana passada que, apesar de poder ser lido na íntegra nos comentários ao mesmo, decidimos apresentá-lo aqui em "primeiro plano" pelo seu importante conteúdo:

Olá a todos, Neste post introduziram o tema da investigação em animais, traduzida em tortura quase gratuita de milhões de animais por todo o mundo, ainda que os resultados sejam muito poucos, como foi muito bem dito nesta edição 58 da sosanimalradio. Ao ouvir o vosso programa lembrei-me de um filme que vi e que aconselho a verem:

(é de acesso livre do Wikipédia e tem legendas em português), narrado por Joaquin Phoenix (actor no gladiador) e com banda sonora composta por Moby. É um filme de excelente qualidade, que foi premiado em vários festivais de cinema, e que poderá mudar a vida de quem o vê. Eu já tinha a noção de quase tudo o que trata o filme, os maus-tratos e a utilização dos animais para o nosso bem-estar. Mas realmente o filme é um documentário que abrange toda a temática à volta dos animais, quer de estimação, para alimentação, vestuário, investigação e diversão.

Mesmo sabendo que sou muito sensível, eu vi, tive coragem e vi! Fiquei zonza, enjoada, chorei e sofri. Mas nada comparado com os animais, por isso, acho que devíamos todos deixar de ser demasiado sensíveis e deixar de fechar os olhos à realidade.

Vejam o filme, e divulguem.

http://veg-tv.info/Earthlings

______________________________

NOTA DE AGRADECIMENTO

Os ouvintes Sr. Américo e a Sra. D. Alice Nunes estiveram nas instalações da RDS RADIO, com os quais conversei pessoalmente porque aqui vieram trazer caixas de transporte de animais e sacos e latas de ração...

....Convido-o a si, a fazer o mesmo que fizeram o Sr. Américo e a Sra. D. Alice Nunes.

Obrigado pela vossa ajuda, por se terem deslocado aos estúdios da RDS para fazerem entrega desse equipamento, utensilios e alimentos para os animais que são protegidos pelo SOSANIMAL.

______________________________

APELOS

Nos apelos desta semana calha agora a vez ao peluchinho Alexandre.

E isto porque foi novamente premiado com um rodinhas baixas que apareceu a brincar com os seus próprios animais, quando ele fazia o saudável passeio das necessidades (dele ou dos cães, não entendi bem) e depois veio atrás de nós até à entrada do prédio onde ele vive....vai daí....lá está....'tá-se mesmo a ver que ele subiria para casa, deixando aquele pobre animal, pequenino, ao frio agradável e chuva intensa que se tem feito sentir nos últimos dias em Portugal e que parece insistir em querer ficar...

Encolhe-se os ombros nestas situações, parte-se de novo p'rá luta e diz-se:

- Haverá alguém interessado em acolher e dar amizade aqui ao pequenito simpático, meiguinho, brincalhão que agora tenho lá em minha casa à espera de encontrar quem o queira acolher?

É pequenino, tipo Pincher, castanho, pêlo curto e tem aspecto de ser ainda novinho.

Aguardamos por isso o contacto de algum ouvinte que queira que ele vá directamente lá de casa do Peluchinho para sua casa!

O telefone é o 21 226 8940, e ele aguarda o seu contacto e obrigado antecipadamente pela ajuda!

______________________________

CAMPANHAS DE ADOPÇÃO

34ª EDIÇÃO SOSANIMAL – ALVITO, LISBOA

Vai decorrer dia 20 de Abril de 2008 (Domingo) a 34ª edição SOSAnimal – Alvito, promovida pela equipa do SOSAnimal, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Este evento vai realizar-se no Parque do Alvito, em Monsanto – Lisboa.

Horário: Das 11:00 às 17:00.

Como sempre estaremos com animais do Canil Municipal de Lisboa para adopção, a angariar sócios e a recolher donativos.

A lista de donativos é a mesma de sempre: artigos de higiene e limpeza, medicamentos, desinfectantes, desparasitantes, vasouras, pás, areias, rolos de papel cozinha, toalhetes para bébé, etc., e não esquecendo a tão necessária ração em qualquer quantidade e de qualquer marca.

Esperamos a sua visita!

______________________________

Informamos ainda que todas as Associações ou grupos de pessoas protectoras dos animais que queiram ver divulgadas neste espaço as suas campanhas de adopção devem enviar toda a informação possível para o endereço alexandre@rds.pt

Fica por aqui a edição 59ª do SOSANIMAL na RDS e muito obrigado por gostar e proteger os animais!

1 comentário:

Joana disse...

Olá de novo,

Só para dizer que tenho reparado no vosso contador de visitantes ao longo das vossas edições. Agrada-me ver que cada semana que passa há cada vez mais visitantes no dia em que vai para o ar um novo programa. Hoje foram 21 visitantes no mesmo dia! Os meus parabéns!

Beijinhos

P.S.1 Não resisti e coloquei um contador igual no meu blog e descubro de onde são os meus visitantes, é no mínimo interessante :)