domingo, 9 de dezembro de 2007

Alterações ao programa SOSAnimal radio na RDS

Foi com profunda admiração, surpresa e tristeza que constatei esta semana que o programa tinha uns míseros 6 minutos.
Onde resido não me é possível ouvir ao vivo o programa mas, sempre que, posso sigo-o pelo sítio da RDS . Colaboro neste blogue simplesmente porque sou amiga dos animais e do peluchinhe Alexandre :-) nada recebo em troca, a não ser a satisfação de colaborar pelo único meio que posso, com a SOSAnimal e, consequentemente, com outras associações através da divulgação dos apelos e actividades.
Já houve tempos em que precisei de ajuda para alguns dos meus pets e não a consegui, por isso acho que o trabalho feito por todas as associações de animais são trabalhos de louvar e de respeitar. Eu não o conseguiria fazer! A verdade e a realidade é demasiado cruel para o meu "estômago"! No entanto, todos os animais que tenho em minha casa foram, de um modo ou de outro, retirados da rua ou eram pets para abater por uma besta quadrada qualquer que achava que eles não tinham direito à vida.
Foi por isso que, com uma profunda tristeza, constatei que a RDS, por motivos que completamente desconheço, retirou tempo de antena à SOSAnimal. Lá terão as suas razões e, como disse, desconheço-as. Não estou a falar nem pelo peluchinhe Alexandre nem pela Sandra Cardoso, estou a falar por mim mesma, pela minha cabeça e sem que tenha sequer dado a ler este texto a nenhum deles antes de o publicar.
Porque terá a RDS retirado tempo de antena à SOSAnimal que, tanto quanto sei, até tinha audiência, basta ver as visitas a este blogue que existe há tão pouco tempo? Terá sido por terem chamado estúpidos a algumas personalidades com influência, terá sido porque a verdade incomoda? ou ainda porque o programa nem sempre era "divertido"?
A verdade, meus amigos, é que o programa está limitado em tempo e, o futuro o dirá, mas a mim cheira-me que não tarda estará mesmo fora do éter. A verdade incomoda sempre, principalmente quando essa verdade é cruel, nua e crua, e quiçá, incomodou, insultou e se apontou o dedo directamente a alguns senhores e entidades?
Sinceramente, não entendo bem o porquê deste corte na emissão, até porque, não querendo de modo algum criticar nenhum dos trabalhadores da RDS, este programa vai para o ar entre dois momentos musicais e desses está a rádio deste país cheia.
A RDS fazia a diferença 4 vezes por semana em momentos nem sempre divertidos mas sempre demasiado reais. Talvez incomodasse, não o sei. Sei que o programa está limitado, tristemente cortado, ameaçado e ferido de morte.
Deixo aqui o meu pedido pessoal a todos os ouvintes da RDS, amigos dos animais e que se preocupam com estas causas, que se dirijam por email, pelo telefone, por carta, por todos os meios que se lembrem, solicitando o regresso do tempo de antena mínimo que se pode dar a qualquer espaço numa rádio, ou seja, uma meia horazita que pode mudar a mentalidade deste país que, quero acreditar, ainda acredita que é possível fazer algo e mudar o retrato de país de 3º mundo que não queremos ser.
Cada vez mais tomamos consciência que algo de errado se está a passar na comunicação social deste país, vamos mudar isso. Não deixemos que calem a voz dos que incomodam com o retrato real da situação do país e da nossa sociedade, não cedamos a chantagens políticas nem ameaças de quem tem o poder na mão.

Vamos fazer alguma coisa, tal como a Sandra Cardoso dizia no seu texto lido no último programa!

Escrevam, telefonem, revoltem-se, não se acomodem às injustiças que vemos praticadas todos os dias e, neste caso, não se acomodem e gritem bem alto que querem o programa de volta com toda a informação que o mesmo continha.
Precisamente quando vemos a presença da Sandra Cardoso na televisão, quer na RTP, quer na TVI, e que parecia que as coisas estavam a mudar na comunicação social relativamente a este assunto dos direitos dos animais, é que vemos a RDS cortar tempo de antena à SOSAnimal. No mínimo é estranho.

Vamos lutar pelo regresso do "direito de antena" que os que não têm voz possuíam!

Este texto foi escrito por Ana Reis e é integralmente de minha responsabilidade tudo o que aqui foi escrito. A SOSAnimal na pessoa da Sandra Cardoso ou qualquer outro elemento da mesma, bem como o Alexandre Silva em nada podem ser responsabilizados pelo que aqui foi escrito pois nem sequer sabiam que eu o iria fazer.

1 comentário:

Joana disse...

Porque é que estas coisas já não me espantam?! Que país...

Podem já não me espantar, mas continuam-me a entristecer e afectar... Irei mandar um e-mail para a direcção da RDS a pedir o tempo de antena completo para a SOSANIMAL em nome dos animais, em nome do quanto achava espantoso a RDS dar esse tempo de antena, em nome do bom trabalho que achava que estavam a fazer pelo facto de incluirem um programa que revela o que há de mais nobre no ser humano, o querer ajudar, em nome de terem um programa que nos tornava a nós ouvistes mais conscientes da realidade e mais prontos a agir e sermos justos com o próximo.

Sim, irei escrever.