quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

PROGRAMA EMITIDO DIA 27 – 12 – 07

E cá estamos de volta, felizmente de novo com a Sandra Cardoso, para mais um programa do SOSAnimal na RDS rádio. E se o Alexandre se sente muito mais bem acompanhado e a Sandra com menos ciúmes do Alexandre, a verdade é que nós temos a certeza de que o programa hoje, terá um calor muito especial.

E assim cá estão de novo os dois juntos, dando voz aos nossos amigos de 4 patas que a não têem para mais uma edição na RDS.

No programa da semana passada, recapitulando, falámos de estarmos às portas do Natal e das consequências do mesmo para com os nossos amiguinhos de 4 patas. Agora que o Natal passou, vamos desde logo iniciar um género de um primeiro balanço. Tal como prevíamos, infelizmente, não temos boas notícias.

__________________________________________

PÓS NATAL UM 1º BALANÇO

Começámos a semana que antecedeu o Natal com muitas dificuldaddes com animais que já tinham sido adoptados nas nossas campanhas e que nos foram devolvidos com as mais variadas desculpas das alergias, etc., sempre as mesmas, e, pior ainda, por se tratarem, como já referimos na edição anterior, de animais que já se tinham habituado aos donos e donos que mostraram serem pessoas capazes de tomar conta dos animais aquando das campanhas de adopção.

A verdade é que nesta época muitas pessoas vão para fora e estavam com dificuldade em colocar os animais em hoteis e o mais fácil mesmo é devolver os animais às associações de animais porque não lhes dava jeito levá-los para férias, fim de semana prolongado, etc.

Isto é muito mau sinal porque se já de si é mau sinal abandonarem animais que encontram, compram, etc., ainda é pior, como já temos referido, abandonar ou devolver animais que nos foram adoptados, porque são animais que já passaram por situações traumáticas, pessoas que tiveram que fazer uma entrevista, que tiveram contacto com todo este drama e que depois facilmente participam nele e se tornam eles também causa do mesmo.

Somos muitas vezes colocados em situações extremas ao colocarem-nos contra a parede "porque tem de ser hoje" porque amanhã entregamo-lo no canil, que agora é uma das formas muito usadas pelas pessoas menos sensíveis, sujeitando-nos a autênticas ameaças e o nosso pânico é enorme tentando ir buscar o animal, que nem sempre nos é possível. Portanto esta semana aconteceu que essas pessoas nos devolveram os animais e, ainda pior, o facto de termos encontrado animais abandonados por todo o lado.

Pessoalmente apanhei 4 cachorros em Alcântara, perto do rio, ou por outra 5 mas um deles já estava morto, cheios de frio, estavam ali abandonados há dois dias segundo os pescadores, animais com 2 meses e meio, 3 meses, gordinhos, via-se que estavam habituados a pessoas, portanto, alguém simplesmente colocou ali a caixa com os 5 canitos dentro, bébés absolutamente lindos, completamente em pânico, nem sei se não terá caído algum ao rio porque estavam demasiado perto para além do que encontrei já morto perto duma poça de água, portanto como é que alguém consegue fazer isto? que raio de Natal é este? no Natal não é suposto termos compaixão, acreditarmos na esperança, acreditarmos que afinal Deus se sacrificou para que nós pudessemos ter uma oportunidade de vivermos, de aprendermos, de evoluirmos e depois vamos fazer mal a criaturas que são tão indefesas como bébés, como cães?... que raio de mundo e este? em plena Lisboa, em plena cidade moderna, supostamente, com associações, com números de telefone, com tantas coisas... que é isto?

Do Porto também recebemos aqui na rádio a notícia de que foi deixado um animal amarrado a um poste na noite de Natal, na noite de 24. Com certeza o dono foi para algum lugar em que o animal não podia entrar e então deixaram-no amarrado, abandonado, a um poste, ao frio, a chover como todos sabemos que chovia, e o animal ali ficou indefeso, amarrado a um poste a chorar.

Estas situações multiplicaram-se pelo País fora, de norte a sul.

No Algarve também alguém teve a bela ideia de abandonar 8 cacorrinhos na praia. Claro está que com o frio e não tendo onde se abrigar, quando lá chegou uma equipa de voluntários que tomou conhecimento da situação, já foi tarde demais. Os animais estavam todos extremamente afectados, cheios de esgana por estarem expostos ao frio e estes voluntários passaram a noite de Natal no veterinário a receber a notícia de que os cachorrinhos tinham de ser todos abatidos.

E situações destas multiplicaram-se pelo país fora e perguntamo-nos que raio de Natal é este? para onde vai a nossa sociedade? gostava muito que vocês pensassem comigo e me ajudassem a encontrar respostas para isto... porquê? porquê isto? Esterelizem os vossos animais, por favor! Se não querem animais, não os adoptem, não os comprem, não os vão buscar, não ignorem o sofrimento alheio, não deixem os animais...

...como aqui em Setúbal, no dia 24, um animal foi atropelado e permaneceu na estrada cerca de 20 horas até alguém o poder ir buscar. Toda a gente passou de carro porque foram fazer as suas compras de última hora, porque foram a correr para casa dos familiares, etc., e ninguém parou para ajudar este bicho, e estamos a falar de Setúbal onde existem mais de 10 clínicas veterinárias, nem sequer estamos a falar do deserto nem dum sítio de difícil acesso para se levar um animal quanto mais não seja para se lhe dar descanço, tranquilidade, o abate nestes casos é mais humano do que o desprezo e deixar um animal à beira da estrada.

Por isso o Natal cada vez mais tem um sabor estranho exactamente por isto, porque não vejo a humanidade e a esperança que deveria existir em nós para com os animais e uns com os outros.

Sei que este meu apelo é um bocadinho forte mas é a realidade.

__________________________________________

CAMPANHAS DE ADOPÇÃO

Canil/Gatil Municipal do Seixal

Dia 29 de Dezembro de 2007

Grupo Voluntário do Seixal e do Gabinete Médico-Veterinário da CMS

Estrada da Arrentela, Torre da Marinha

Horário: 10h-17h

O grupo voluntário estará no local a recolher donativos, mantas, trelas, coleiras, etc! Contamos com a sua ajuda e adopção responsável!! Venha visitar os nossos amigos de 4 patas!

Este grupo de voluntários tem um trabalho muito meritório, por isso agradecemos aqui todo o trabalho que têem feito pelos nossos amigos de 4 patas. São pessoas, muitas delas casadas, com filhos, com obrigações, que dedicam os seus fins de semana, os seus fins de tarde, de noite, a ajudar os animais.

Merecem todo o nosso respeito e o nosso apoio. Por isso, se tiver alguma manta, cobertor que não lhe faça falta, ração, se tiver disponibilidade para comprar uma saca e ninguém tem de fazer donativos em massa! Nós sabemos que normalmente são os pobres que ajudam os pobres. Portanto, vamos continuar essa cadeia e é por aí que a esperança nasce. Se cada um der 1 kg de ração com certeza que nenhum bichinho morrerá de fome nem irá passar necessidades.

Por isso se puder ajudar, dirija-se então ao Canil Municipal do Seixal, fica na Estrada da Arrentela, Torre da Marinha, dia 29 de Dezembro

__________________________________________

KELLY

E falando agora do nosso bichinho para adopção desta semana, temos a Kelly, uma menina de porte pequeno, já está esterilizada.

Foi deixada num canil municipal para abate mas a João, uma das nossas voluntárias, cuidou dela, recuperou-a e ela agora é um miminho, só quer miminhos, é pequenina e ideal para quem queira ter um animal num apartamento pois porta-se muitissimo bem e não faz nada dentro de casa.

Contacto para adopção:

Maria João: 91 602 89 00 palmela4patas@gmail.com

__________________________________________

SÓCIOS SOSANIMAL
E não podemos terminar sem falar na sua possível inscrição no SOSAnimal

Poderá fazê-lo no site do SOSAnimal, preenchendo a sua ficha de inscrição que, se não quizer enviar on-line, lembramos que poderá ser enviada por correio normal, preenchendo a ficha que pode descarregar clicando aqui. Terá apenas de pagar 20 Euros por ano, inscrever-se como sócio e é esta a sua enorme contribuição para ajudar o Grupo SOSAnimal na ajuda aos animais abandonados e maltratados.

Voltamos para o ano e Votos de um Feliz Ano Novo para todos!

Sem comentários: