sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

PROGRAMA EMITIDO DIA 13 – 12 – 07

Começamos por falar desta quadra Natalícia em que nos encontramos, de muita felicidade mas também de muita preocupação e tristeza para quem, no dia a dia, se encontra nesta luta pela defesa da causa animal.

___________________________________________

VALERÁ A PENA?

Esta é uma quadra cheia de antagonismo, que deveria ser supostamente muito humana, quando as pessoas ficam mais solidárias e mais preocupadas com os seus semelhantes, porque festejamos o nascimento de Cristo, que foi, supostamente, o Salvador e deu a Sua vida pelas pessoas e pela humanidade mas o que os humanos mais fazem no Natal em relação aos animais é “despachá-los”, abandoná-los ou entregá-los nos canis municipais. Como poderemos, então, comemorar uma data, falarmos de sentimentos como o da solidariedade enquanto isto é uma prática absolutamente comum entre os portugueses? No fundo o que acontece, é que as pessoas adquirem um cachorrinho no verão e que nesta altura já estará a ficar adulto, e depois devolvem-no. Está, efectivamente a passar-se muito isto, o que é uma outra vertente ainda mais grave, pois são as pessoas que têm consciência do que é o abandono, que é visível na nossa sociedade, que vêm até nós para adoptar um animal, que são confrontados com dezenas de animais na mesma situação, com as histórias que lhes contamos, com a nossa dificuldade em garantir segurança e bem-estar a esses animais, que levam um animal ainda pequeno para casa garantindo-nos que efectivamente são bons donos e estão prontos para dar aquilo que o animal precisa que depois, ou porque é Natal ou porque o animal cresceu, devolvem os animais. Portanto, encontramo-nos aqui perante dois factos, dois fenómenos que são no mínimo horrorosos. As pessoas continuam a adoptar animais, mesmo a nós que somos os “guerreiros” desta guerra e depois devolvem-nos os animais quando já estão adultos, quando é mais difícil de lhes arranjar outro dono, quando eles próprios já estão habituados aos donos, devolvem-nos com justificativas do género “que vão mudar de casa”, as alergias, exactamente as mesmas justificativas que nos foram dadas quando foram abandonados por outras pessoas. Confesso que, entre nós, pensamos muitas vezes se valerá a pena continuar a dá-los para adopção, valerá a pena continuar a fazer campanhas, não serve de nada tudo o que dizemos, nesta rádio, neste bloggue, no nosso site, nos eventos que realizamos, nos nossos e-mails... valerá a pena abdicarmos de tanto tempo para tentar solucionar e informar as pessoas sobre esta problemática... fica assim no ar, valerá a pena?...

___________________________________________

E hoje neste programa, temos um caso em particular. A situação com os chamados “gatos dos Olivais” e em relação aos canitos temos ainda o caso da Maria e da Joaninha.

Maria e Joaninha

A Maria e a Joaninha ainda não foram adoptadas, continuam amigas e felizes à espera dum dono responsável que fique com elas para o resto da vida delas, porque é assim que se deve adoptar um animal, para toda a vida, tal como quando temos um filho. É igual com os animais, é para o resto da nossa vida ou para o resto da vida deles. Como já tem sido amplamente divulgado, a Maria e a Joaninha estão para adopção conjunta pois não conseguem viver uma sem a outra.

Gatos dos Olivais

O caso dos animais da Dona Zélia que tinha mais de 40 gatos num apartamento e que já tentámos estabilizar e encaminhar para adopção, mas ainda restam 17 gatos, machos e fêmeas, de todas as cores que estão ainda para adopção. Por isso quem quiser adoptar um gato estes são todos extremamente dóceis, habituadíssimos a pessoas e a viver em apartamento, já estão castrados ou esterilizados e, como referimos, há-os de todas as cores. Quem quiser adoptar um deles que se dirija então, à nossa próxima campanha este Domingo no Parque do Alvito em Lisboa, onde vão lá estar alguns deles.

___________________________________________

CAMPANHAS DE ADOPÇÃO

Passamos de imediato para a campanha deste Domingo, 16 de Dezembro, no Parque do Alvito em Monsanto - Lisboa, para mais uma campanha de adopção e recolha de donativos. Estamos sempre a precisar, infelizmente, de cobertores e tudo o mais que possa servir para aquecer os nossos animais, agora que o Inverno já se faz sentir: alimentos, rações, areias, desparasitantes, medicamentos, artigos de higiene, etc.

Estamos com muita falta de comida!

Por favor, aqueles que nos lêem e ouvem, precisamos de ajuda urgente no que se refere a comida de cão e gato, adultos e juniores, temos muitos animais em FATs, em hotéis, e em abrigos e precisamos, então, de muita comida urgentemente.

Apelamos à solidariedade do Natal, se todos comprássemos 1 kg que comida para animal, nenhum animal iria passar fome este mês.

Estaremos, portanto, este Domingo no Parque do Alvito em Monsanto - Lisboa, como sempre das 11:30 às 17 horas e esperamos por você e, se puder levar pelo menos 1 kg de ração para cão ou gato, adulto ou júnior, essa ajuda será preciosa.

___________________________________________

FAÇA-SE SÓCIO

Relembramos que podem tornar-se sócios da SOSAnimal. Para tal basta dirigir-se ao site da SOSAnimal e preencher a sua ficha de sócio e com uma quota de 20 Euros por ano a sua ajuda fará a diferença.

Agradecem os animais e agradecemos todos nós a sua ajuda através da sua inscrição como sócio da SOSAnimal mas também em pessoa no parque do Alvito, este domingo com pelo menos 1 kg de ração para animal.

___________________________________________

Lembramos ainda que têm liberdade total para comentar qualquer artigo publicado neste bloggue. A sua sugestão, a sua crítica é também extremamente importante.

Ajude, aproveite que estamos no Natal e em que o sentimento de entre ajuda vem mais ao de cima e obrigada por toda a atenção que tem dado a este espaço.

Quanto ao programa da SOSAnimal na RDS uma nova emissão irá para o ar um pouquinho já mais alargada do que as duas últimas, para a semana.

1 comentário:

Joana Santos disse...

A minha Piggy é uma das gatinhas dos Olivais. Já vai para 3 anos que estamos juntas. Entretanto já tem mais 1 irmã gata e um irmão cão. É a gata mais meiga que já vi. E podem acreditar, ela dá abraços às pessoas:)

Sempre tolerante, com algumas mudanças pelo meio do nosso tempo em conjunto e nunca esta menina alterou o seu comportamento.


Depois de esterilizada ganhou uns kilinhos a mais no entanto é algo que lhe dá um enorme charme felino o facto de estar badochinha:)

Bem hajam a todos e o meu muito obrigada.

Joana Santos