sexta-feira, 9 de maio de 2008

PROGRAMA EMITIDO EM 08-05-08 Edição 62

SOS ANIMAL RADIO há 62 semanas consecutivas, e diferente todas as semanas, a RDS Rádio apresenta este espaço de programação que serve de voz aos animais, apelando à sua protecção e bem-estar, fazendo frente a quem os maltrata e abandona.

NOTÍCIAS

Há uma semana atrás fizemos nova referencia à acção de protesto da ANIMAL, relativa à garraiada organizada pela semana académica de Lisboa, salientando o facto de que, graças à voz da ANIMAL, e de todos quantos se juntaram a esse protesto, essa iniciativa de maus tratos aos animais prevista para a praça de toiros do campo pequeno ficou sem os seus dois principais patrocinadores que, ao serem alertados para o facto de não estarem a patrocinar uma festa de estudantes, mas sim um acto de total desrespeito e tortura aos animais, quase que automaticamente se desvincularam e retiraram o seu patrocínio a essa iniciativa. Mesmo assim, a ANIMAL convocou para o dia e hora marcados para o início dessa garraiada uma manifestação de protesto à sua realização, mesmo sem patrocinadores. Ora claro está que houve logo quem se tivesse incomodado com a ideia e por isso, aficionados daquela coisa, convocaram uma manifestação contra quem apenas quer salvaguardar o bem-estar animal.

Conversando ao telefone com Miguel Moutinho, responsável da associação ANIMAL, que nos disse que as coisas não correram como previsto aos defensores das touradas:

MM - Os aficionados das touradas, os organizadores da garraiada académica e várias associações de tauromáticos tinham convocado uma contra-manifestação, conta a manifestação promovida pela ANIMAL em protesto contra a garraiada académica e essa contra-manifestação não aconteceu. Não aconteceu, não apareceu ninguém, na verdade era muito perto das 10 da noite, hora em que supostamente a garraiada começaria, quando as pessoas começaram a entrar para a praça de touros e às 11 horas quando acabou a nossa manifestação ainda não tinha entrado toda a gente, o que significa que os trabalhos, digamos assim, ficaram perturbados, não decorreu como era suposto correr além de não ter havido manifestação e além disso os aficionados tinham apelado aos seus para que a praça do campo pequeno ficasse cheia em resposta ao nosso protesto e a verdade é que ficou apenas pela metade. De maneira que não houve verdadeiramente uma reação forte e no que diz respeito à contra-manifestação nem sequer chegou a acontecer.

ACS - Quando faltam os argumentos procuram-se, por vezes, razões absurdas e por isso há que salientar o facto de que ninguém quis, em momento algum, manifestar-se ou impedir a festa de estudantes

MM - Exactamente, a ANIMAL é uma organização de defesa dos direitos dos animais de modo que além da garraiada académica por ser um acto estúpido de violência gratuita contra animais nada mais tem a opor em relação às outras actividades académicas, opõe-se seguramente à garraiada mas não se opõe de modo algum a todo o resto que aconteça desde que não afecte os animais. Na verdade não são sequer questões que nós tenhamos sequer alguma espécie de relação. De modo que não tem rigorosamente nada a ver, são questões completamente separadas, apesar de os promotores da garraiada terem tentado confundir as questões para tentarem chamar mais pessoas para as suas iniciativas e nem assim conseguiram.

ACS - Entramos pois na fase do ano em que mais iniciativas do mesmo nível se organizam e enquanto houver um espectáculo que seja que sirva de tortura aos animais, a ANIMAL não vai parar de alertar para esse facto, apelando a uma cada vez maior participação da sociedade

MM - Hoje, quinta-feira, a partir das 19:30 vamos estar novamente a manifestarmo-nos contra a tourada que vai decorrer na praça de touros do campo pequeno. É uma tourada que é apoiada por diversos órgãos de comunicação social.

No Domingo estaremos frente à praça de touros da Póvoa do Varzim a partir das 14:30 em protesto contra a garraiada académica do Porto e na próxima semana estaremos a fazer mais um protesto em frente ao campo pequeno, 5ª feira, dia 15 a partir das 19:30 e na 6ª feira, dia 16, em frente à praça de touros nas Caldas da Rainha em protesto contra as primeiras jornadas tauromáticas desta cidade.

ACS - Para se juntar automaticamente a estas e outras quaisquer iniciativas de protecção animal e quiser dizer-nos que também podemos contar consigo então tome nota:

MM - Qualquer pessoa pode visitar o nosso site em http://www.animal.org.pt/ e agarrar estas informações e através do site pode entrar em contacto connosco via telefone ou e-mail para obter mais informações e obviamente todas as pessoas são mais do que bem-vindas a todos estes protestos.

ACS - Pode começar já hoje, Quinta-feira 8 de Maio por apoiar a ANIMAL a alertar para o ridículo espectáculo que o ser humano organiza esta noite na praça de toiros do campo pequeno em Lisboa, a partir das 19.30.

______________________________

POR UM CIRCO LIVRE DE EXPLORAÇÃO ANIMAL

Este Sábado, dia 10, nova recolha de assinaturas para a petição "Por um circo livre de exploração Animal" junto ao café "A Brasileira" perto da saída do metro da Baixa Chiado, pelas 14h30.

Quem estiver interessado em colaborar nesta acção de recolha de assinaturas, por favor confirme a sua intenção com o Sérgio Guimarães e deixe contacto telefónico para o número 91 797 1262

______________________________

Saiba que pode ajudar a angariar fundos que reverterão a favor de animais abandonados, se clicar nos anúncios "Google" no blog Comida Saudável em http://comida-saudavel.blogspot.com/.
As pesquisas feitas através do Comida Saudável também geram alguns cêntimos sempre que clicar num resultado da sua pesquisa. Pode pesquisar a web ou apenas os conteúdos do Comida Saudável.

______________________________

MINHA FEIRA DA LADRA

Outra forma de ajudar os animais, a Irina criou o blog em

É um blog que vende de tudo a preços muito simpáticos, e os fundos revertem totalmente para estas causas.

É capaz de ter algo que interesse!
Visite e veja os artigos que lá se encontram para venda, ajudando desta forma, os animais.

______________________________

A Bianca Associação de protecção Animal, em Sesimbra, tem uma casinha de jardim em madeira para ser montada. Está completa com todas as peças e manual de instruções.

Têm a casinha mas precisam de alguém que a monte.

É grande, cerca de 2,5m x 2m. E faz-lhes muita falta para arrumações dos materiais utilizados no trato dos animais a cargo desta Associação.

Se houver alguma "alma caridosa" com jeitinho para estes trabalhos, faça-lhes esse favor.

Contactos:

Ana Duarte 96 442 3018

Rosa Zegre 96 917 4268

Françoise 96 813 2815

______________________________

Graças aos voluntários e amigos, e órgãos de comunicação social, a Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita está quase a terminar o Canil/Gatil novinho em folha!!!

No entanto, faltam ainda algumas coisitas, nomeadamente:

Para o CANIL:

Muita Mão de obra: SOLDADOR e MUITOS AJUDANTES para construir fossa séptica e terminar as obras.

CALEIRAS DE PVC – para escoamento de águas de telhado – 132 m.

MEIAS CANAS DE CIMENTO – (Mínimo 20cm de largura) para o escoamento de águas das boxes-142m.

SACAS DE CIMENTO – A estimativa é de 100 sacas

REDE PLASTIFICADA VERDE DE 2,00m de largo para vedação periférica do canil – 170 m

Para o GATIL:

CIMENTO COLA – para aplicação do chão.

Ajuda e rede para vedar área exterior dos gatis.

OUTROS: LAVATÓRIO EM INOX COM 2 CUBAS.

Continuem a ajudar por favor, falta muito pouco...

Contactos:

Email - animaisdamoita@sapo.pt

Isabel Lopes 934 854 724

Carla 962 614 710

Susana 968 909 213 por sms

Alda 916 746 119

______________________________

Mas, como uma desgraça nunca vem só, os animais da AAAAMoita estão a ficar infestados com carraças, o que além de perigoso é muito incómodo para eles.
Já surgiram animais que tiveram de ir para o hospital veterinário para levarem transfusões de sangue por causa da febre da carraça.

Como tal, está no ar mais uma campanha para os ajudar:

"Eu Ofereço uma Coleira Scalibor"

Para isso mais uma vez necessitam de verbas financeiras, verbas essas que não existem como sabem.

A AAAAMoita está a tentar junto da Intervet um preço reduzido da Coleira Scalibor pois por enquanto o mais barato que se conseguiu foi de 10,10€ cada uma de 68cm mas precisam de 200!!! Trata-se de uma verba de 2020€ que precisariam de angariar!!!

Para quem quiser ajudar pode fazê-lo através da conta da conta da CGD

NIB: 0035 0579 00699924300 45

e obviamente consultar mais informação no site da AAAMoita.

______________________________

APELOS PARA ADOPÇÃO ESTA SEMANA

E-mail enviado pela ouvinte Margarida de Lisboa que diz o seguinte:

No Jardim do Campo Grande, Lisboa, encontram-se 2 cães, exaustos e famintos.

São 2 cães adultos, com as seguintes características:

  • tamanho médio, pelo grande, de cor branca, com manchas pretas no corpo, cabeça com preto, branco e castanho, sobrancelhas castanhas. Poderá ser uma cadela, ainda não deu para ver.
  • tamanho grande, preto, pelo curto, com pequena mancha branca no peito, as pontas das 4 patas são brancas. Está muito magro.

A Margarida está a alimentá-los e tentar aguentá-los no jardim alguns dias e ganhar a sua confiança.

Pergunta a Margarida: há alguma hipótese de alojamento numa Associação ou FAT?

Se algum de vós mora para esta zona a Margarida agradece toda a ajuda.

Margarida 96 666 8728

______________________________

Uma situação mais dramática que também chegou pelo e-mail alexandre@rds.pt

Trata-se de um cãozinho que a Bobby foi buscar, após telefonema da senhora que presenciou o atropelamento.

Levaram-no ao veterinário, que lhe prestou os primeiros socorros mas o estado dele era miserável: levou tantos pontos e sofria tanto com as dores, cheio de escoriações, ferimentos em ambas as patas, que se revelaram partidas.

Entretanto, com pena de o ver numa jaula da veterinária e não sabendo a quem pertencia, a Sara levou-o para casa para ele recuperar, mas ele não urinava e tinha de ser algaliado. Esse problema, sabe-se agora, é devido a uma fractura que tem no ossinho do pénis. Também tem de ser operado às 2 patas e custa 800 euros no Hospital Veterinário do Porto.

Fica aqui o pedido para aqueles que quizerem contribuir para ajudar este pobre, que está em sofrimento desde 24 de Abril, senão não pode ser operado por falta de dinheiro e vai ficar deficiente.

Por favor não ignore este pedido.

O cão não pertence à Bobby mas trabalhamos todos para a mesma finalidade, daí fazermos este pedido, para este pobre bichinho que sabemos o que passou e continua a passar.

Informação veiculada pela Sara Vasconcelos

______________________________

42º EVENTO SOSANIMAL - CASA DA GUIA, CASCAIS

O SOSAnimal, em conjunto com a Casa da Guia de Cascais, vai realizar no próximo dia 10 de Maio de 2008 (Sábado), o 42º evento “SOSAnimal – Guia”, na Casa da Guia em Cascais.

A tenda do SOSAnimal vai estar junto ao Parque de Estacionamento interno da Casa da Guia.

Horário: das 11:00 às 17:00

Teremos, como sempre, animais para adopção do Canil Municipal de Lisboa e de diversas FATs.

Pedimos aos colaboradores que puderem comparecer para ajudar, que apareçam!

Estaremos também a recolher donativos. Eis a lista dos materiais que necessitamos:

  • Medicamentos diversos para animais;
  • Desparasitantes em pasta, comprimidos, sprays, etc.
  • Cobertores, mantas, toalhas, etc.
  • Cestos, alcofas, comedouros, coleiras e trelas;
Utensílios e produtos de limpeza, tais como:
  • Vassouras, esfregonas, baldes e pás;
  • Sacos do Lixo,
  • Lixívias, detergentes, trigene e outros;
  • Rolos de papel de cozinha, Toalhetes húmidos para bebé, pó de talco;
  • Álcool, betadine e outros desinfectantes;
Sacas de ração para Cão e Gato em qualquer quantidade e de qualquer marca.

SE PREFERIR PODE FAZER ENTREGA DE ALGUM DESTE MATERIAL AQUI MESMO, NAS INSTALAÇÕES DA RDS RADIO:

Avenida 1º de Maio, Edifício Leonense, Torre A, 3º B, Paivas

2845-583 Amora

Telefone: 707 30 15 25

Correio Electrónico: geral@rds.pt

Como chegar à Casa da Guia em cascais:

Morada: Quinta de S. José da Guia, Estrada Nacional 247 2750-374 Cascais

(É a estrada que vai do Guincho para Cascais - sempre junto à costa, quase a chegar a Cascais)

______________________________

Lembramos às Associações, grupos ou indivíduos que organizam e participam em Campanhas de adopção animal e que queiram ver divulgadas essas acções neste blogue e no programa da RDS devem enviar todos os detalhes para o endereço alexandre@rds.pt

______________________________

Conteúdos a cargo de um conjunto de ouvintes e amigos dos animais que diariamente nos informa.

O programa desta semana teve edição e apresentação de Alexandre Campos Silva.

Despedimo-nos até para a semana, obrigado por ser amigo e proteger os animais!

Esta semana, deixamos uma frase de Milan Kundera à sua consideração:

"Os cães são a nossa ligação ao paraíso. Não conhecem o mal, a inveja ou a insatisfação"

Sem comentários: