quarta-feira, 28 de maio de 2008

PROGRAMA EMITIDO EM 29-05-08 Edição 65

Declaração Universal dos Direitos do Animal
proclamada pela UNESCO
em 15 de Outubro de 1978

PREÂMBULO

  • Considerando que todo o animal possui direitos;
  • Considerando que o desconhecimento e o desprezo destes direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;
  • Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;
  • Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;
  • Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;
  • Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais
PROCLAMA-SE O SEGUINTE:

Artigo 1º

Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Artigo 2º

  1. Todo o animal tem o direito a ser respeitado.
  2. O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais.
  3. Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à protecção do homem.

Artigo 3º

  1. Nenhum animal será submetido nem a maus-tratos nem a actos cruéis.
  2. Se for necessário matar um animal, ele deve ser morto instantaneamente, dor e de modo a não provocar-lhe angústia.

Artigo 4º

  1. Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.
  2. Toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito.

Artigo 5º

  1. Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.
  2. Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito.

Artigo 6º

  1. Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.
  2. O abandono de um animal é um acto cruel e degradante.

Artigo 7º

  1. Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8º

  1. A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.
  2. As técnicas de substituição devem ser utilizadas e desenvolvidas.

Artigo 9º

  1. Quando o animal é criado para alimentação, ele deve ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.

Artigo 10º

  1. Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem.
  2. As exibições de animais e os espectáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11º

  1. Todo o acto que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.

Artigo 12º

  1. Todo o acto que implique a morte de grande um número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.
  2. A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Artigo 13º

  1. O animal morto deve ser tratado com respeito.
  2. As cenas de violência de que os animais são vítimas devem ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal.

Artigo 14º

  1. Os organismos de protecção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental.
  2. Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem

Ouvimos em revisão a Delaração Universal dos Direitos do Animal proclamada pela UNESCO em 15 de Outubro de 1978.

Existe e é para ser respeitada!

______________________________

Antes de passarmos às notícias da semana, temos um apelo que recebemos de uma ouvinte assídua do SOSAnimal rádio chegado por carta, em correio tradicional. Esta Senhora dá-nos conhecimento de que o seu grande amigo e companheiro dos últimos anos, assim como do seu marido também, um pequeno Caniche, terá morrido e que agora sente muito a falta que só um animal de companhia sabe dar ao ser humano. Assim, pede-nos que lhe encontremos um pequeno Caniche.

Até aqui está tudo bem. A questão é que a Senhora não dos forneceu o seu número de telefone para a contactarmos.

Assim, amiga ouvinte, residente na zona da Ajuda em Lisboa, e que sabe bem que nos escreveu duas cartas, por favor entre em contacto com a RDS através do número 21 226 8940 e peça para falar com o Alexandre Campos Silva.

Porque imaginamos que estamos a falar de um casal de ouvintes com uma certa idade, fica aqui a promessa de que antes do final do programa de hoje, ainda volto a dizer qual o nosso número de telefone para o qual deve ligar a fim de tratarmos deste assunto, o novo amigo desta família.

______________________________

NOTÍCIAS

Abrimos então a página de notícias do programa de hoje para falar da campanha de recolha de rolhas utilizadas. A partir de agora, sempre que for às compras nos hipermercados Continente, leve as suas rolhas usadas lá de casa, coloque-as no “rolhinhas” e em contrapartida com as rolhas que forem recolhidas, a Quercus compromete-se a

O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Todos os detalhes podem ser encontrados no site da Quercus.

______________________________

Há cerca de um mês atrás, a ANIMAL lançou um alerta internacional cujo objectivo era levar a KODAK a dissociar-se de qualquer relação com a tauromaquia, particularmente em Portugal. Na altura, a ANIMAL identificou a KODAK como marca “Apoiante” do desgraçado programa tauromáquico “Arte & Emoção”, exibido semanalmente no canal 2 da RTP, no qual a tortura de touros, vacas e cavalos na tauromaquia é promovida como algo de bonito e louvável e ao qual valores positivos são indecentemente associados.

Muitas pessoas de todo o mundo corresponderam ao apelo da ANIMAL e, entretanto, a League Against Cruel Sports, uma organização britânica com a qual a ANIMAL colabora desde há alguns anos, correspondeu também ao alerta da ANIMAL dirigido à KODAK. A 21 de Maio, o Presidente da KODAK Reino Unido, Julian Baust, escreveu, numa carta dirigida à League, “A KODAK não aceita de modo algum a crueldade contra animais". Logo após ter sido informada desta situação, a KODAK pediu que a associação da marca KODAK ao dito programa fosse terminada”, assim informando a League de que a KODAK já tinha dado instruções ao seu distribuidor de Portugal para terminar aquela associação indevida e prejudicial para a imagem da empresa antes ainda de ter recebido a carta da League – e logo que começou a receber as primeiras mensagens no seguimento do alerta da ANIMAL.

Mais uma vez – e pela quinta vez no espaço de um mês – o poder de cidadãs/ãos consumidoras/es preocupadas/os e activas/os como você pode levar grandes empresas a virarem as costas à violência contra animais e a condená-la, deixando barbaridades como as touradas progressivamente sem base de apoio económico, a acrescer à perda de apoio social que têm tido na sociedade portuguesa e noutras sociedades onde a tauromaquia ainda existe.

Por isto, mais uma vez, a ANIMAL agradece-lhe por cada mensagem enviada, por cada palavra escrita, por cada segundo que investiu quando você decidiu tomar posição, fazer ouvir a sua voz e a sua decisão, e dizer que a exploração e a violentação de animais não mais serão aceites.

Agora, a ANIMAL convida-a/o a deixar uma mensagem rápida e positiva (em Inglês) de agradecimento à KODAK Reino Unido – através do formulário on-line de contacto disponível em

http://wwwuk.kodak.com/cgi-bin/global/mul/service/feedback/feedback.pl?locale=en_UK

pela decisão tomada e por ter feito uma declaração tão importante contra a crueldade contra animais.

______________________________

Agora uma chamada de atenção para todos aqueles que entregam os seus animais nos canis:

Escreve a Cristina, outra amiga dos animais que pelo conhecimento que tem do funcionamento dos canis há pessoas que entregam os animais no canil e que desconhecem o facto de que os animais são abatidos pensando que os vão dar para adopção.

Alguns são mesmo esclarecidos aquando da entrega do animal de que os canis cobram a chamada taxa de abate.

Algumas, muito poucas, desistem e as outras fecham os olhos com a desculpa de que pode aparecer alguém para os adoptar.

Acontece que é precisamente neste facto que fazemos esta chamada de atenção: é que esses são os animais com menor probabilidade de serem adoptados pois a maioria é abatida no próprio dia da entrega porque a lei não exige nestes casos o prazo de espera dos oito dias dado aos animais recolhidos na via pública.

Diz a Cristina que só tem pena de não se poder publicar uma lista com o nome destas pessoas como se faz com quem deve ao fisco e a lei não estabeleça que quem entrega um cão para abate sem motivo de força maior seja impedida de ter animais no futuro.

______________________________

Porque todos os cães merecem um lar. Leais e dedicados, os cães merecem bem o título de melhores amigos do homem. A Pedigree acredita que existe uma casa certa para cada cão abandonado. Tudo o que é preciso é que os dois se encontrem. E, infelizmente, o que não falta são cães, bonitos, amorosos e leais, que procuram um lar.

* Quando vê um cão sente uma vontade irresistível de lhe fazer festas na cabeça?

* Quando encontra um pau procura de imediato um cão com quem brincar?

* Fala com cães sem perguntar a si mesmo porque é que está a falar com um cão?

* Fixa o nome dos cães que conhece mas esquece o dos donos?

Se respondeu afirmativamente a qualquer destas perguntas, já sabe que falta um cão na sua vida. Se tem uma boa ideia do tamanho, raça e temperamento que procura, está pronto para dar o grande passo. Não desista à primeira visita: para encontrar o cão certo, pode ter de procurar muito.

Adoptar um cão abandonado é um grande passo!

Um cão não é um brinquedo, não pode levar um para casa sem primeiro reflectir um pouco:

  • Que cão deve adoptar?
  • Quais são as vantagens e riscos de um cão abandonado?
  • O que é preciso fazer?

Encontre para estas perguntas a sua resposta, no seu íntimo, e vai ver que facilmente estará em condições de adoptar um animal.

Para que nada se meta entre si e o seu novo melhor amigo, procure saber o máximo sobre ele. Antes de decidir, deve ter a certeza que está a adoptar o cão certo para si, para a sua família e para o seu estilo de vida. Estas são algumas das perguntas que deve fazer:

  • Porque é que está ele disponível para adopção?
  • Sabe alguma coisa sobre a sua história?
  • Como é o temperamento desse animal?
  • Como é ele com crianças, gatos e outros cães?
  • Tem ou teve alguma doença?

Estas palavras estão disponíveis no site http://www.missaoadopcao.com/

da Pedigree Pal.

______________________________

Nos apelos desta semana, primeira referência,

APADRINHAMENTO

Gostava de ajudar um cãozinho mas não pode, ou não tem condições para o adoptar?

Pode apadrinhá-lo! Por apenas 5€ por mês comparticipa nas despesas de alimentação e higiene do animal.

A Aanifeira pretende envolver cada vez mais o padrinho/madrinha, para que este divulgue o animal ajudando-o a encontrar um bom lar, o leve a passear, cuide da sua higiene e, principalmente, dê o carinho que necessita e merece. Poderá também ajudar com eventuais despesas médicas, tais como medicação, vacinação, esterilização, etc.

Passe a mensagem aos seus amigos e ajude um animal a ser feliz!

O NIB da AANIFEIRA é -

0010.00003732042000124 do BPI

Contactos:

e-mail: aanifeira@aanifeira.pt

visite o novo site em http://www.aanifeira.pt/

e o blogue http://aanifeiranoticias.blogspot.com/

______________________________

Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita está perto do final das obras de construção do novo canil e gatil que vai albergar em melhores condições de vida e bem-estar animal as várias centenas destes nossos pequenos amiguitos.

Mas ainda lhes falta:

Para o CANIL:

Muita mão-de-obra: SOLDADOR e MUITOS AJUDANTES para construir fossa séptica e terminar as obras

CALEIRAS DE PVC – Para o escoamento de águas de telhado

SACAS DE CIMENTO – A Estimativa é de 100 sacas

REDE PLASTIFICADA VERDE DE 2 m de largo para vedação periférica do canil.

Para o GATIL:

Rede para vedar área exterior dos gatis e Ajuda para a colocar.

Também se pede Material Eléctrico.

Continuem a ajudar por favor, falta muito pouco!

Esta Associação de amigos dos animais abandonados da Moita já não dispõe de verbas para mais nada porque tem gasto muito dinheiro a comprar ração por falta de donativos, e por tudo isso, pede que não paremos agora tão perto do FIM das obras do novo canil/gatil.

Mas como uma desgraça nunca vem só, os animais da Associação estão infestados com carraças, o que além de perigoso é muito incómodo para eles, já tiveram animais a irem parar ao hospital veterinário para levarem transfusões de sangue por causa da febre da carraça.

Como tal, estão a lançar mais uma campanha para os ajudar:

"Eu Ofereço uma Coleira Scalibor"

Mas para isso mais uma vez necessitam de verbas financeiras, verbas essas que não têm, pois foram todas canalizadas para as obras.

Estão a tentar um preço reduzido da Coleira Scalibor pois por enquanto o mais barato que conseguiram foi de 10.10 € cada uma de 68cm mas precisam de 200 unidades, ou seja, precisam de 2020 Euros que precisam de angariar!!!

Quem quiser ajudar pode fazê-lo através da conta da CGD conta: 0579 6999 24300

NIB: 0035.057900699924300.45

e enviar e-mail para silviavanessaalmeida@gmail.com

Para assuntos relacionados com donativos de materiais é favor enviar e-mail para aaaamoita@sapo.pt

ou ligar para os telefones: 91 674 6119 ou 96 520 3558

______________________________

ADOPÇÕES DESTA SEMANA

Lembram-se da Idosa de Matosinhos que tinha os 10 gatos que foram resgatados?

A Senhora está retida nas urgências do Hospital Pedro Hispano em Matosinhos desde Domingo dia 25/05 e os 2 cães que vivem com ela estão fechados em casa sem comer e beber!!!

O enfermeiro do hospital diz que não a deixam regressar a casa, que vai ficar internada no hospital até a Segurança Social lhe conseguir um local para a colocar, e "que os animais são secundários"!!!

Estes 2 cãezinhos precisam de uma Família de Acolhimento Temporário com urgência ou ainda se vão atacar com a fome!!!

O contacto, se quiser ou puder ajudar é

Marisa Santos 91 668 9952

______________________________

CORREDOR DA MORTE!!!

Esta menina tem os dias contados... Foi deixada no Canil pelos familiares da dona que adoeceu...

Gostariamos muito de conseguir salvar esta cadela, é meiga, dá-se bem com outros animais, inclusive gatos e já teve uma vidinha com a sua dona... foi largada no Canil, está triste e no CORREDOR DA MORTE!!!

Alguém pode ajudar????

Contacto: maria.jesus.catarino@iol.pt

Telf 91 766 7482

______________________________

SIRIMBU

A vossa atenção agora para este gatinho.

O apelo vem de quem o salvou da morte certa, mas por motivos profissionais não o pode ter.

Tem tentado encontrar-lhe um lar, sem sucesso...

Vamos então ver se alguém tem espaço para esta bola de pêlo asseada. Não incomoda ninguém, mas requer atenção especial.

Sirimbu, Gato com menos de um ano de idade, tipo bosque norueguês.v Foi atropelado a 12 de Março. Sofreu um traumatismo craniano e partiu o maxilar inferior. Sem a operação cirúrgica a que foi sujeito não poderia sobreviver, uma vez que não podia alimentar-se.

Após uma recuperação de três semanas, foi detectada a perda da sensibilidade do maxilar inferior.

Pouco a pouco que tem vindo a recuperar a capacidade de comer. Neste momento, já engole sozinho a comida granulada e continua a comer papas. O queixo ainda permanece ligeiramente descaído.

Embora após a cirurgia tenha sido detectada a perda total da visão, consegue ter uma visão parcial do que o rodeia.

Mesmo assim nunca deixou de ser muito asseado e cumpridor no local onde fazer o que a natureza obriga.

Teve uma recuperação razoável após ter estado três dias com uma gatinha o que leva a crer que poderia melhorar mais rapidamente se convivesse com um outro gato.

Mais informações em http://www.bianca.pt/

Ana Duarte 964423018

______________________________

CAMPANHAS DE ADOPÇÃO

Depois de algum tempo sem campanhas, a AAAAMOITA retorna com uma Campanha no Fórum Almada nos próximos dias 31/05 e 01/06, e precisam que seja uma campanha muito bem sucedida pois ultimamente têm comprado ração o que atrasa imenso a finalização das obras do novo Canil / Gatil.

Assim precisam, como sempre, de voluntários para assegurarem a Campanha que terá lugar à entrada do Jumbo de Almada das 09h00 às 23h00 de sábado e das 09h00 às 13h00 de Domingo.

Por favor, se puder ajudar com a sua presença, mande-lhes um e-mail com as horas em que poderá estar presente.

Vão precisar ainda de ajuda no transporte de donativos para a Associação.

Toda e qualquer ajuda será bem-vinda.

Apareçam e divulguem este apelo.

http://aaaamoita.com.sapo.pt/

http://lojinha-animaisdamoita.blogspot.com/

______________________________

No dia 1 de Junho de 2008 (Domingo), o Terreiro do Paço vai estar encerrado ao trânsito automóvel O SOSAnimal vai estar mais uma vez presente com animais para adopção, a recolher donativos e sensibilizando a população.

Horário: Das 11:30 às 17:00 horas

Estaremos como sempre a recolher donativos, tais como:

  • Medicamentos diversos para animais;
  • Desparasitantes em pasta, comprimidos, sprays, etc.
  • Cestos, alcofas, comedouros, coleiras e trelas

Utensílios e produtos de limpeza, tais como:

  • Vassouras, esfregonas, baldes e pás;
  • Sacos do Lixo,
  • Lixívias, detergentes, trigene e outros;
  • Rolos de papel de cozinha, Toalhetes húmidos para bebé, pó de talco;
  • Álcool, betadine e outros desinfectantes;

E as sempre tão desejadas rações para Cão e Gato em qualquer quantidade e de qualquer marca.

Estaremos com sempre à sua espera, e, mesmo que não possa adoptar um animal, poderá sempre aparecer com donativos que, mesmo que sejam pequenos, são sempre bem-vindos.
Tudo, mas tudo mesmo, é sempre bem-vindo. Seja 1 kg de ração, seja um cobertor usado, seja 1 euro, tudo é bem-vindo!

E não esqueça, o SOSAnimal necessita sempre da sua ajuda para poder continuar a prestar esta ajuda tão preciosa aos nossos amiguinhos por isso, se puder, faça-se sócio e por 20 Euros anuais fará a diferença entre a vida e a morte de um animal.

Poderá ainda apadrinhar um animal, como já foi anteriormente referido, ajudando quer nos seus tratamentos, alimentação ou despesas em geral, se não puder adoptar um animal mas, mesmo assim quizer ajudar aqueles que temos à nossa guarda, esperando a sua vez de uma oportunidade de ser feliz para sempre. Mais detalhe no site do SOSAnimal.

______________________________

No próximo dia 31 de Maio a Bianca Associação Protecção aos Animais sem Lar do Concelho de Sesimbra realiza mais uma Feira de Adopção Animal, na Carrasqueira-Sesimbra, entre as 11h e as 17h.

Porque o número de animais abandonados é assustador, porque foram adoptados no dia 24 de Maio 3 cachorros, mas entraram 6 cachorros, porque é necessário encontrar lar para os quase 30 cachorros que a Associação tem, iremos realizar uma Feira de Adopção suplementar, em frente ao SuperSol e ao lado do PLUS.

Todos os animais para adopção estão chipados e vacinados. Todas as fêmeas adultas estão esterilizadas.

Quem não puder adoptar, pode ajudar-nos com medicamentos (antibióticos, legalon, lasix, fortekor (ou outro), urispás, entre outros, cobertores, desparasitantes internos e externos, ração para cão e gato e voluntariado.

______________________________

Tal como prometido volto a pedir à ouvinte que nos escreveu duas cartas esta semana a pedir um caniche para companhia de si própria e do seu marido, uma Senhora que reside para os lados da Ajuda em Lisboa, por favor contacte o SOSAnimal através do 21 226 8940 aqui para a RDS e peça para falar com o Alexandre Campos Silva.

______________________________

E, neste final do programa, lembramos às Associações, grupos ou indivíduos que organizam e participam em Campanhas de adopção animal e que queiram ter divulgadas essas acções no programa, que devem enviar todos os detalhes para o endereço alexandre@rds.pt

A leitura da Declaração Universal dos Direitos do Animal proclamada pela UNESCO em 15 de Outubro de 1978 foi lida pelo jornalista Nuno Andrade Ferreira.

O programa desta semana teve edição e apresentação de Alexandre Campos Silva na RDS.

Conteúdos a cargo de um conjunto de ouvintes e amigos dos animais que diariamente nos informa, o programa desta semana teve a apresentação de Alexandre Campos Silva, o blog conta com a gestão de Ana Reis, despedimo-nos até para a semana, obrigado por ser amigo e proteger os animais!

______________________________

1 comentário:

Joana disse...

Será que para a semana, vou-vos ouvir dizer que sempre houve alguem a querer a menina que estava no CORREDOR da MORTE?! E que alguem conseguiu ir à casa da senhora que está no hospital? Qualquer dia, vão mas é buscar os corpos dos animais que morreram á fome e sede ... como é que é possível... :(