segunda-feira, 26 de maio de 2008

PROGRAMA EMITIDO EM 22-05-08 Edição 64 (FINALMENTE!)

NOTÍCIAS

Embora tenhamos domesticado muitos animais, só o cão nos domesticou. O cão escolhe-nos, não por estar confuso em relação à nossa identidade, nem por pensar que constituímos a maravilha da criação - apenas porque nos ama.”

Esta é uma das conclusões a que Jeffrey Moussaieff Masson chegou ao estudar a vida emocional daqueles que são unanimemente considerados os melhores amigos do Homem. Baseando-se em obras literárias, estudos científicos, opiniões de treinadores caninos e de outros amantes de animais, e ainda na observação do comportamento dos seus próprios cães - Sasha, Sima e Rani - o autor explorou o surpreendente universo dos sentimentos destes animais. Da gratidão à compaixão, passando pela dignidade, pelo heroísmo e pela desilusão, o autor não deixa também de analisar os sonhos dos cães e a natureza da sua relação com outros animais e com os seres humanos.

Trata-se de uma oportunidade imperdível para abandonar alguns preconceitos sobre o reino animal e lançar um novo olhar sobre a complexidade das emoções dos cães. Tal como os cães que o autor adora, também este livro irá apaixonar todos os amantes de animais pelo seu lado divertido, misterioso e profundo. Até que o leitor acabará por compreender uma realidade incontestável: para o cão, o sentimento mais importante é o amor incondicional, pois no seu coração não há lugar para a mentira.

Resta-nos a nós, SOSAnimal, deixar um grande agradecimento à editora Sinais de Fogo, e em especial à Margarida Filipe por acreditar e ter tornado este passatempo uma realidade.

Nós divulgámo-lo em edições anteriores do SOSAnimal rádio na RDS, o passatempo da Editora Sinais de Fogo, já está na rua o livro que tem a tradução para português com a assinatura da Sinais de Fogo e que serviu de Concurso / Passatempo através deste programa e através do site do SOSAnimal, que consistia em que as pessoas enviassem para a Editora fotografias dos seus animais que concorreriam à capa do livro. Foram escolhidos os 3 premiados e o primeiro é uma fotografia no mínimo fantástica, uma expressão que de facto só os animais, só os cães conseguem ter, e poderá ver mais pormenores se visitar o site do SOSAnimal, onde poderá não só ver o livro, como todas as fotografias enviadas a concurso.

«Os cães nunca mentem sobre o amor» é o título do livro, são reflexões acerca do mundo emocional dos cães, a não perder!

Por um preço bastante acessível, podemos dizer-lhe que custa entre 15 e 17 euros, não dizemos o preço exacto, mas é este o custo do livro e que vale a pena de facto ler.

ACRESCENTAMOS AINDA QUE 30 % DO CUSTO DO LIVRO REVERTE A FAVOR DO SOSANIMAL (e que o Alexandre não referiu) SE FOR ADQUIRIDO ATRAVÉS DO SITE DO SOSANIMAL OU NA CAMPANHA DE DIA 7 DE JUNHO NA CASA DA GUIA EM CASCAIS.

Faça já a sua reserva!

_______________________________

CANIL PRESTES A FECHAR EM MONTE PENEDO, MILHEIRÓS – MAIA

Para falar sobre este mundo dos animais neste espaço de protecção animal que a RDS tem semanalmente para divulgar uma notícia que tem a ver com a intenção de fecho de um abrigo de animais privado, pessoal, de Rosalina Santos que não esconde o desgosto dos cães que trata há anos, resgatados ao abandono nas ruas que podem ter os dias contados. Isto porque o canil improvisado há cerca de dois anos num terreno privado em Monte Penedo em Milheirós, Maia, e que abriga cerca de 20 animais tem ordem de encerramento até ao final do mês. É mais uma das situações que não acontece porque haja em causa o perigo de saúde pública porque este canil pessoal é preservado com o máximo cuidado pela própria Rosalina Santos e sua filha, mas é mais um caso de frieza humana de não querer saber, de achar que o ladrar de uns cães durante a noite incomoda, estamos a falar não de uma zona habitada, estamos a falar de um descampado em que ao longe se ouve os animais a ladrar durante a noite, como é obvio, e isso incomoda muita gente que aproveita aqui estes momentos para praticar um pouco da sua malvadez natural.

No entanto, há uma campanha que surge de apoio a Rosalina para que isto não aconteça consistindo em escrever para a Câmara da Maia apelando a que o Canil não seja encerrado e, consequentemente, os animais levados para abate no canil municipal, demonstrando que não só estes animais não incomodam ninguém como são retirados das ruas pela D. Rosalina ao invés de serem levados para o canil a expensas do Município.

Eis um exemplo de carta a enviar para:

Presidente da Câmara Municipal da Maia

Praça do Doutor José Vieira de Carvalho

Maia 4474-006 Porto

Assunto: Ordem de encerramento do Canil privado da D. Rosalina Santos em Monte Penedo em Milheirós

Exmo. Senhor Presidente da C.M. da Maia,

Em relação ao assunto em anexo venho por este meio demonstrar o mais profundo sentimento de revolta em relação ao comportamento que a Câmara Municipal a que V. Ex.ª preside está a ter. Proponho que em vez de encerrarem as instalações do canil desta senhora, em que os animais são tratados com o maior amor e condições possíveis, atribua um subsídio para ajudar a melhorar as instalações e as condições em que eles são mantidos. Atitudes como a desta senhora são de louvar pois diminuem o flagelo dos animais abandonados, ajudando a resolver um problema que sensibiliza cada vez mais pessoas. Em vez de se optar por um solução extrema e cruel – que implica o abate de todos estes animais – devia-se optar por uma solução de consenso, visando a melhoria das condições de vida deles. Os seus munícipes agradecem e a imagem da Câmara Municipal a que V. Ex.ª preside sairia beneficiada. Esperando que opte pela atitude conciliatória e de bom senso, atentamente,

Poderá ainda enviar e-mail directo através da página:

http://www.cm-maia.pt/index.php?option=com_contact&task=view&contact_id=1&Itemid=89

_______________________________

ACÇÃO DE PROTESTO ASSOCIAÇÃO ANIMAL DE 15 a 25 de MAIO

Começaram no dia 15 e prolongar-se-ão até ao dia 25 de Maio, as vergonhosas "Primeiras Jornadas Taurinas das Caldas da Rainha", uma iniciativa promovida por um empresário tauromáquico no âmbito da qual o derramamento de sangue de animais indefesos em actividades lúdicas de violência contra estes está a ser fomentado e glorificado em espaços e ruas da cidade – em associação e com o apoio de várias instituições importantes das Caldas da Rainha e dos arredores. A Câmara Municipal das Caldas da Rainha, os Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, o Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor, a Escola Profissional de Rio Maior, a Escola Técnica Empresarial do Oeste, a Santa Casada Misericórdia das Caldas da Rainha, o Rotary Club das Caldas da Rainha e a Escola de Sargentos do Exército formam o conjunto de instituições envolvidas nesta vergonha. Por favor, envie a sua mensagem de protesto para os contactos electrónicos disponíveis de algumas das entidades envolvidas nestas "Jornadas Sanguinárias", durante as quais vários animais estão a ser traumatizados, aterrorizados e mutilados em nome de uma forma de entretenimento que deve urgentemente ser social, política e legislativamente banida para sempre de Portugal e do mundo. Envie a sua mensagem também com conhecimento aos principais jornais locais e regionais, para que se sintam os ecos dos protestos além das entidades que os receberão directamente.

A ANIMAL pede que envie a mensagem sugerida no site da ANIMAL, ou outra que ache adequada, para os endereços e emails que lá poderá encontrar.

_______________________________

CONCURSO “AQUI HÁ SELO”

O concurso “AQUI HÁ SELO” é uma iniciativa que leva a efeito a escolha de um tema para edição de selos que pode contar com a vossa ajuda também, para o tema ser obviamente os animais e a protecção dos animais.

É um concurso que pode ser acedido através do site dos CTT e conhecer todos os selos que estão para votação e, preferivelmente, votar até dia 30 de Maio, no selo da “nossa” eleição AQUI

_______________________________

ESTATÍSTICAS DO BLOGUE - UAU O ALEXANDRE VISITOU-NOS!

Queremos ainda salientar que tem havido de facto bastante participação dos ouvintes da RDS neste blogue, tendo o Alexandre constatado (finalmente) que, no momento em que o programa estava no ar, se encontravam já 6 ouvintes on-line naquele preciso momento, ouvindo o programa através do blogue uma vez que (não me batam mais) o blogue desta semana não estava ainda no ar e, como vêem apenas hoje, Domingo de madrugada, me foi possível transcrever e colocar na Net, facto que eu, Ana Reis, já pedi as minhas sinceras desculpas. De qualquer modo, é sempre gratificante constatar que em cerca de 4 meses, o blogue já teve mais de 2 mil visitas e UMA foi a do Alexandre! É realmente gratificante para todos os que nele trabalham, para o SOSAnimal e para a RDS.

_______________________________

CARTAS A LOU REED, JAMES BLUNT e Coro NEW LONDON CHILDREN'S CHOIR

Outra acção que precisa da sua participação.

A Associação Animal pede-lhe que, em conjunto, todos possamos pedir aos cantores James Blunt e Lou Reed e ao coro New London Children´s Choir para não actuarem na praça de touros do Campo Pequeno, no próximo mês de Julho, e para escolherem qualquer outra sala de espectáculos de Lisboa para os seus concertos.

Por cada concerto ou evento que tem lugar nesta praça de touros, mais dinheiro a Sociedade Campo Pequeno tem para continuar a ter touradas nesta praça – mesmo quando estas dão prejuízo.

Estão marcados e estão a ser anunciados para Julho concertos de James Blunt e de Lou Reed, com actuação do coro New London Children´s Choir, na Praça de Touros do Campo Pequeno. A 4 de Julho, James Blunt pisarão o palco do Campo Pequeno e, a 19 de Julho, será a vez de Lou Reed, acompanhado do coro New London Children's Choir

Por favor, escreva aos agentes destes dois músicos e a este coro inglês e peça-lhes para não actuarem no Campo Pequeno – escolhendo, em vez disso, qualquer outra sala de espectáculos em Lisboa cujos rendimentos por utilização não sejam usados para fazer touradas. Lisboa é uma cidade belíssima e com várias salas e espaços excelentes para espectáculos – cujos lucros não servem para financiar a violência contra animais. Por cada concerto ou evento que tenha lugar no Campo Pequeno, a Sociedade Campo Pequeno tem mais dinheiro para manter as vergonhosas touradas nesta praça. Por favor, escreva a estes artistas e diga-lhes para não actuarem no Campo Pequeno – e para dizerem à administração do Campo Pequeno que terão muito gosto em actuar lá, mas só quando as touradas deixarem de ter lugar nesta arena onde semanalmente vários animais são barbaramente torturados.

1 – Por favor, escreva a James Blunt, através da sua empresa de agenciamento, a Twenty-First Artists Ltd., e peça a este artista que não tenha o seu concerto na Praça de Touros do Campo Pequeno. Por favor, envie a mensagem sugerida no site da ANIMAL – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – para info@wabbie.com , Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt.

2 – Por favor, escreva a Tom Sarig, o agente de Lou Reed, e peça a este músico para escolher qualquer outra sala de espectáculos de Lisboa que não seja o Campo Pequeno. Por favor, envie a mensagem sugerida no site da ANIMAL – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – para tom@ecgnyc.com , Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt.

3 – Por favor, escreva também ao New London Children's Choir e peça a este coro que não actue no Campo Pequeno. Por favor, envie a mensagem sugerida no site da ANIMAL – ou escreva a sua própria mensagem, se preferir – para nlcc@nlo.co.uk e julian.knight@nlo.co.uk , Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt .

Para mais informações, por favor contacte a ANIMAL através do e-mail info@animal.org.pt ou visite o site http://www.animal.org.pt/

_______________________________

PEDIDOS DE AJUDA E APOIO

Terminamos com dois pedidos de apoio.

CHEGOU A VEZ DO SOSANIMAL PEDIR AJUDA URGENTE

O primeiro pedido, assinado pela Lígia Santos, colaboradora do SOSAnimal, porque nesta altura surgem muitos gatos, a precisar de adopção. As crias felinas nascem praticamente todas sincronizadas e por isso a Associação está cheia de gatos para adopção, pequenos e mamãs. Muitos ainda são bebés e certamente arranjarão dono mas, quando começarem a crescer e já não tiver aquele tamanho e aspecto de “porta-chaves” são pura e simplesmente abandonados o que tornará ainda mais difícil a situação dentro de alguns meses.

A Lígia tem neste momento 6 gatas mães e respectivas crias ainda não desmamadas que estão em FATs, pelas casas da Lígia e outras colaboradoras, etc, existem ainda outros 15 gatos adultos e jovens resgatados de canis ou da rua, portanto já podem ver a situação actual, com tendência a piorar, que a Lígia e o SOSAnimal atravessam neste momento, e que as chuvas vieram piorar pois como os gatos de rua não secam, a coriza rapidamente se instala e transformaria em algo pior e estes gatos estavam em risco de vida.

Na semana passada surgiu mais um gatinho atropelado no meio da rua que estava completamente ensopado e em estado de choque que esteve internado, já teve alta e neste momento está a recuperar numa FAT. Temos várias colónias de gatos em risco que são atacados pelos cães que os descobriram e tornaram a perseguição aos gatos um divertimento, já tendo matado alguns. Temos duas colónias de gatos presas em obras de construção e que têm de ser retiradas com urgência do local onde se encontram. Uma com 6 gatos ainda por resgatar, já resgatámos de lá uma mãe e os seus bebés e um gato macho adulto, faltam ainda os restantes 6 adultos. Uma das ninhadas quando lá fomos ver a situação já estava toda morta. Na outra obra não sabemos ao certo o número de gatos mas vai de 3 a 6 a resgatar…

Temos 15 gatos adultos, e vários jovens, quase todos em recuperação resgatados do canil ou da rua. Acolhemos uma cadelinha jovem que nos foi dito que andava desde Janeiro abandonada numa mata, cheia de carraças, muito magra e carente. Outra cadelinha de tamanho muito pequeno foi acolhida em Monserrate aquando da deslocação de uma nossa colaboradora em trabalho. A semana passada acolhemos também 11 cachorrinhos bebés de duas ninhadas que foram abandonados numa caixa de papelão no meio do temporal que entretanto se desfez com a chuva…Estavam todos molhados e cheios de lama.

Estes são apenas alguns dos casos que tivemos de resolver estas últimas semanas que tem sido aflitivas e não temos parado de correr com eles para o veterinário. Nunca o mês de Abril foi tão aflitivo em situações tão urgentes e de risco.

Pedimos desculpas pelo facto de, por vezes, não termos conseguido ajudar mais e dado mais respostas em tempo útil, ou actualizada alguma situação mas por aqui, podem ver o que nos tem acontecido nos últimos tempos. Pedimos mais alguma paciência e garantimos que nada está esquecido e podem voltar a insistir e voltar a reencaminhar algum e-mail que tenha ficado por responder.

Precisamos muito de ajudas, tanto monetária, como em comida para gatos, gatinhos, cães e cachorrinhos. Papel de cozinha também estamos a gastar aos montes.

E precisamos também de ajuda na divulgação dos animais que vão recuperando e precisam e encontrar donos para podermos receber mais, pois são muitos os animais que se encontram ainda em risco de vida, cães e gatos que precisam muito da nossa ajuda e estão à espera por ela!

www.sosanimal.com ajude-nos a ajudar!

_______________________________

O segundo pedido é também aflitivo e vem assinado pela Ana Castro que se encontra desempregada desde Janeiro e já está quase sem dinheiro. Fez duas formações, andou a ter explicações de línguas, e o pouco que ela tinha foi-se indo. Apostou na formação sem que conseguisse arranjar emprego.

Vem pedir ajuda porque a sua gata, que já tem 18 anos, está horrivelmente doente. Por causa de um veterinário incompetente que a sedou para lhe dar um banho, embora estivesse consciente dos problemas de saúde dela (hipertiroidismo, hipertensão, coriza crónica e bronquite crónica), a única menina da Ana nunca mais foi a mesma. Praticamente não come, não reage a nada.

Já foi a um Hospital Veterinário, gastou mais de 150€ em exames e medicamentos, e a única coisa que detectaram foi as tensões demasiado baixas. Comprou leite para gatos, latinhas de comida para convalescentes, e está a tentar obrigá-la a comer e a beber em casa... Não está a resultar. A Ana não queria interná-la porque não tem dinheiro, e porque pode ser um trauma ainda maior para ela. No entanto, se a situação se mantiver, vai ter de a internar mesmo. Por isso, envergonhadamente, vem pedir ajuda e perguntar: se precisar de a internar, algum de vocês pode contribuir para a ajudar?

Alguém conhece um veterinário na zona do Grande Porto, que possa fazer algum desconto ou permitir o pagamento em prestações?

Se puderem ajudar ou souberem de alguém contactem a Ana Castro para:

acgc_1983@hotmail.com (PF coloquem 'Internamento' no assunto)

Telemóvel: 934622089

_______________________________

E como certamente repararam, o som do programa desta semana deixa muito a desejar, com cortes e alguns latidos dos canitos do Alexandre à mistura, no iníco, isto porque ele se encontrava no exterior a fazer o programa por telemóvel enquanto se dirigia para uma Campanha de Adopção do SOSAnimal a fim de entregar donativos que ouvintes da RDS foram levar aos estúdios, comida e material de sustento aos gatos e o Alexandre, em dia feriado para alguns, lá ia a caminho de entregar esses donativos ao SOSAnimal. Em nome do SOSAnimal e de todos quantos com ele colaboram, agradecemos a esses ouvintes da RDS que continuam a aparecer pelos estúdios a fim de deixarem os seus donativos e visitar os estúdios da rádio.

É fantástica esta atitude dos nossos ouvintes, obrigado por ser amigo dos animais, obrigado por nos ajudar a ajudar e o SOSAnimal rádio na RDS e no blogue, voltaremos para a semana... prometo!

Sem comentários: