quinta-feira, 15 de maio de 2008

PROGRAMA EMITIDO EM 15-05-08 Edição 63

Bem-vindo ao SOSANIMAL Radio - EDIÇÃO 63 na RDS

Mais uma semana de acções de protesto organizadas pela Associação ANIMAL.

Ao telefone, mais uma vez, com MIGUEL MOUTINHO Presidente da Associação ANIMAL que nos contou o que se passou e está agendado para esta Quinta-feira 15 de Maio:

MM – temos conduzido várias acções de protesto e de apelo dirigidas a varias entidades que até aqui tiveram algum tipo de relacionamento ou foram anunciadas como tendo algum tipo de relacionamento especial enquanto patrocinadoras de espectáculos ou iniciativas tauromáquicas, pedindo a essas entidades que deixassem de ter esse relacionamento ou que clarificassem a sua posição acerca dos mesmos, e várias entidades deixaram de o fazer nas últimas semanas no seguimento desses mesmos apelos nomeadamente a Ben & Jerry e a Caixa Geral de Depósitos relativamente à garraiada académica de Lisboa e a Unicer que é a empresa que detém a marca Superbock relativamente a uma tourada em Moura, supostamente feita em homenagem à mulher alentejana. Entretanto temos estado também a promover diversas acções de protesto frente a praças de touros do país, nomeadamente duas frente ao campo pequeno e uma frente à praça de touros da Póvoa do Varzim e hoje voltaremos a estar a protestar em frente à praça de touros do campo pequeno a partir das 19:30 em protesto contra a corrida “Vidas – Correio da Manhã” uma tourada promovida por empresas de comunicação social e onde infelizmente participarão diversas figuras públicas convidadas o que constituirá uma grande vergonha e por isso estaremos a protestar a partir das 19:30 em frente ao campo pequeno.

ACS – Miguel, em que é que consistem essas acções de protesto para quem quiser e estiver interessado em participar?

MM – ora bem, é simples. O conceito é o de uma manifestação-caçarolada ou seja, nós apelamos às pessoas para que participem e para que tragam as suas caçarolas, panelas, tachos, buzinas, justamente para protestar ruidosamente nestas manifestações contra a vergonha que se passa dentro duma praça de touros, ou seja, contra a tortura de touros e contra aterrorizarem os cavalos em nome dum entretenimento que já não pode existir e ter lugar numa sociedade civilizada como aquela que a portuguesa pretende ser. As pessoas devem comparecer, caso queiram, serão muito bem-vindas e devem trazer qualquer coisa que faça barulho dentro deste género, ou seja, panelas, tachos, tampas de panelas, buzinas, apitos, o que for.

ACS – de alguma forma estas acções de protesto têm tido “feedback” junto das empresas, ou seja, dos patrocinadores, ou seja, sentes que estas acções de protesto têm sido suficientemente fortes para que sejam a razão principal da desistência dos patrocinadores destas iniciativas?

MM – Sem dúvida! Claro que a razão principal tem a ver com o facto destas empresas não quererem perder consumidores e oportunidades de comercialização e de popularização dos seus produtos e serviços ao associarem as suas marcas à tauromaquia e como evidentemente há muito mais pessoas que gostam de animais e se preocupam com eles do que há pessoas que gostam da tortura de animais e de a apreciarem quanto espectáculo, estas empresas têm um cálculo a fazer e obviamente que na balança a desistência de apoio da tauromaquia pesa muito mais do que a manutenção desses apoios. E claro que as manifestações à porta das praças de touros são muito úteis não só por este ponto de vista mas também para fazer com que as pessoas que ainda vão a estes espectáculos se sintam envergonhadas por o fazerem e oiçam ali, ruidosamente, as palavras de ordem e todo aquele protesto que ali se faz sentir contra essa vergonha, e isso faz muita diferença e faz também muita diferença para a própria indústria tauromáquica que, evidentemente, não tem qualquer interesse em ter em qualquer sector do país, manifestações à porta. E aquilo que acontece é que é isso que nós estamos a tentar organizar justamente, na medida da possibilidade, não podemos estar em todo o lado, evidentemente, e em todas as ocasiões mas tentamos estar nas mais importantes, nas mais simbólicas, não só na zona de Lisboa, uma vez que também estivemos na Póvoa do Varzim, e estaremos noutras localidades, mas seguramente que Lisboa tem aqui um papel importante e foi de resto em 2007 mais uma vez o distrito que mais actividade tauromáquica teve, portanto teve importância a esse nível, em muitos sentidos.

Não deixe então de estar presente já esta 5ª feira – HOJE – a partir das 19:30 em frente à praça de toiros do campo pequeno, em Lisboa.

___________________________________

NOTÍCIAS

A Associação Dos Amigos Dos Animais De Santo Tirso tem necessidade de construir mais boxes e um parque, onde será possível os "inquilinos" de quatro patas poderem correr livremente, esticarem as patinhas e poderem gastar energia.

O que precisam?

- Material para construir as boxes e o parque. Essencialmente precisam de tijolos, cimento e rede para vedar as boxes.

Se os quiser ajudar financeiramente, então pode fazê-lo para o

NIB 0035 073200042694900 27 da C.G.D. em nome da ASAAST

Obviamente que esta ajuda servirá para comprar os materiais necessários para a contrução destas boxes e do melhoramento do espaço destes animais.

Todos os pormenores podem ser encontrados no site da ASAAST em

Só com a sua ajuda será possível proporcionar a estes pequenos animais momentos únicos de alegria e divertimento.

Ajude-os a ajudar e obrigado em nome de todos.

___________________________________

A BIANCA precisa de construir algo para guardar, longe do alcance dos ratos, a comida dos animais e a roupa.

Em zonas rurais, como o local onde está o abrigo da BIANCA, os ratinhos de campo conseguem ser devastadores.

Os sacos de ração são abertos por eles e isso torna-se um perigo. Também se torna um perigo nos cobertores, pois urinam neles e fazem lá os seus próprios ninhos. Os contentores de plástico não resistem a estes ratinhos.

Assim a única solução é construir algo blindado, à prova de rato, com uma porta e uma janela.

Vêm por isso por esta forma, pedir a todos que tenham conhecimento de alguém que possa oferecer os materiais que necessitam: cimento, tijolos, telhas, vigas, uma porta e uma ou duas janelas.

Também precisam de mosaicos antiderrapantes para forrar os canis, pois os ratos conseguem roer o chão de cimento e comem dos comedores dos cães "descaradamente".

Agradece a Bianca que aguarda a sua ajuda pelos números 964423018 ou 969174268 ou ainda o Alexandre para o número 212268940 da RDS.

___________________________________

Se você está desesperado porque quer muito ajudar cães e gatos abandonados ou feridos mas não sabe como, então tome nota:

Não pode ajudar porque não tem jardim nem espaço para adoptar um animal, nem tempo para fazer voluntariado, nem dinheiro que chegue para oferecer…

Então, inscreva-se e faça-se membro do Clube SOS Patinhas e consiga fazer isso tudo com uma doação minúscula de 2€ por mês. Não precisa de perder tempo, e ajuda de forma simples e rápida, porque o Clube tratará tudo por si! As quotas de todos os membros revertem a 100% para os animais que precisam de ajuda urgente. Receberá informações actualizadas dos casos que ajudou e de tudo que dá vida a este Clube.

Visite o blog Ajudar Animais no endereço http://ajudar-animais.blogspot.com/ e clique no projecto Clube SOS Patinhas para conhecer melhor o Clube e saber todas as informações.

___________________________________

Não se conheciam, mas tinham em comum o amor pelos animais...

Um dia decidiram fazer um site, e aos poucos tentaram ajudar os animais abandonados, mal tratados, esquecidos, ostracisados...

O grupo cresceu, e a vontade de fazer mais, também cresceu porque todos os dias mais olhos desesperados encontram os nossos, mais focinhos desencantados cruzam o nosso caminho, e mais ganidos de dor e sofrimento entram nos nossos ouvidos...

Somos apenas e só um grupo de humanos... falta-nos quase tudo, mas temos uma coisa: vontade de mudar o que está errado com produtividade e empenho, e um amor incondicional por eles... os animais... que, como nós, amam, têm família, fome, sede, frio, dores, choram e sofrem...

Hoje somos o SOSANIMAL – Grupo de Socorro Animal de Portugal – e sonhamos que juntos, nós, vocês, e eles, vamos conseguir alcançar o que hoje ainda é um sonho...

Mas um dia alguém disse que: " Tive um sonho onde todos os homens eram livres e caminhavam lado a lado em igualdade"...

Nós temos um sonho, "um dia todos os animais vão ter direitos, vão ter voz e vão deixar de ser tratados como objectos ou lixo..."

Para tudo na vida é preciso vontade, coragem, trabalho e união!

Precisamos de todos para passar de sonho a facto!

Eles contam connosco, convosco, com todos!

Junte-se a nós para sermos um Grupo maior e mais forte, porque quando um homem sonha, e muitos acreditam, a historia acontece!

Faça-se, por isso, sócio SOSANIMAL – Grupo Socorro Animal de Portugal

Junte-se a nós e ajude-nos a continuar a ajudar!

Por apenas 20 euros por ano, faça parte do SOSAnimal!

(É menos de € 1,70 por mês... o equivalente a 3 cafés... menos do que 1 sobremesa num almoço...)

O que precisa fazer para ser sócio do SOSAnimal:

Basta descarregar a ficha de sócio AQUI ou no site do SOSANIMAL e imprimir. Depois, preencha com os seu dados e junte a sua contribuição (mínimo de 20 euros anuais) + uma foto para colocar no seu novo cartão de sócio, e depois envie-nos para:

SOSAnimal – ao cuidado de Lígia Santos

Apartado 8105

1802-001 Lisboa

Juntos teremos mais força!

___________________________________

ESTA É TAMBÉM A OPORTUNIDADE PARA LHE DIZER QUE APÓS TORNAR-SE SÓCIO DO SOSANIMAL, PODE TAMBÉM BENFICIAR DE SERVIÇOS DE TOSQUIA AO DOMICÍLIO A PREÇOS ACESSÍVEIS E COM O DESCONTO QUE SÓ OS SÓCIOS DO SOS ANIMAL PODEM TER:

Preçário:

  • Cães pequenos..........20 euros
  • Cães médios.............25 euros
  • Cães grandes............30 euros
  • Cães gigantes............35 euros

NOTA: Desconto de 10% para sócios da SOSANIMAL

Para deslocações a casa dos clientes em Lisboa acresce de 4 euros. Fora de Lisboa, cascais, Sintra, Loures, 6 euros.

Contacto para marcações: 91 280 4175 - Angela André

___________________________________

CAMPANHAS

6ª CAMPANHA de Adopção Animal

MARINHA GRANDE

17 e 18 de Maio de 2008

Campanha de Adopção onde se pede toda a sua, desde rações, adopções, donativos, acessórios para animais, etc…

Apareça para conhecer este grupo!

Estarão no Parque “Mártires do Colonialismo” (Junto à rotunda do Vidreiro), Marinha Grande.

Para mais informações contacte:

Telefones 91 973 7733 / 96 942 8463 / 91 268 8505 / 96 232 7765 ou no nosso site em

___________________________________

GOLEGÃ

17 de Maio

Vão estar presentes no próximo dia 17 de Maio, Sábado, na Praça do Café Central na Golegã para apresentar os cães do Canil da Golegã, para adopção e RECOLHA DE DONATIVOS:

- Cães, de porte pequeno, médio e grande

- Cachorros

- Jovens Cadelas pequenas e calmas, óptimas companhias para pessoas de idade. JÁ ESTERILIZADAS,

- TODOS ESTÃO VACINADOS E DESPARASITADOS

- Precisamos: Ração, Camas, Comedouros, Trelas, etc.

- Remédios: Antibióticos, Maxilase, Betadine, Cicatrin e Desinfectantes

Mais pormenores em http://www.osbonsamigos.blogspot.com/

Apareça na Praça do Café Central na Golegã!

___________________________________

35ª EDIÇÃO SOSANIMAL - ALVITO, LISBOA

18 de Maio, Domingo

Vai decorrer no próximo dia 18 de Maio de 2008 (Domingo) a 35ª edição SOSAnimal – Alvito, promovida pela equipa do SOSAnimal, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. Este evento vai-se realizar no Parque do Alvito, em Monsanto – Lisboa.

Horário: das 11:00 até cerca das 17:00 horas

Estrada do Alvito, na zona sul do Parque Florestal de Monsanto – melhor acesso por Alcântara, junto ao Centro de Ténis de Monsanto ou através da A5 – sentido Cascais –> Lisboa, Saída para Alvito.

Para quem vem pela A5 direcção Cascais –> Lisboa, Saída que diz “Monsanto”, segue em frente na Rotunda e o Parque do Alvito é cerca de 500m mais à frente.

Autocarros (Carris): nº 24

Estaremos como sempre com animais do Canil Municipal de Lisboa e a receber donativos de todos os géneros, como já tem vindo sendo amplamente divulgado.

Apareça!

Contamos consigo!

___________________________________

Lembramos novamente às Associações, grupos ou indivíduos que organizam e participam em Campanhas de adopção animal e que queiram ter divulgadas essas acções neste programa devem enviar todos os detalhes para o endereço alexandre@rds.pt (se possível com o logotipo da Associação a fim de o publicar no blogue)

___________________________________

Conteúdos a cargo de um conjunto de ouvintes e amigos dos animais que diariamente nos informa.

O blog que conta com a gestão de Ana Reis.

O programa de hoje teve edição e apresentação de Alexandre Campos Silva, com entrevista a Miguel Moutinho da ANIMAL, despedimo-nos até para a semana, obrigado por ser amigo e proteger os animais.

Esta semana, deixamo-vos com uma frase de Leonardo Da Vinci:

“Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Nesse dia um crime contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade.”

Sem comentários: